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Elétrico em linha

Após a estreia mundial no final de junho, o primeiro eActros de produção em série foi fabricado na linha do Future Truck Center instalado na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, na Alemanha. Os caminhões totalmente elétricos são montados de forma flexível ao lado de outros com propulsão convencional antes de serem eletrificados no Future Truck Center. Já há clientes testando o eActros desde o outono de 2018 e, desde 1º de outubro, já é possível encomendar o veículo. No futuro, a eletrificação de mais caminhões Mercedes-Benz livres de emissões de CO2 também ocorrerá no mesmo local. A produção em série do eEconic, desenvolvido para uso municipal, está programada para se iniciar no segundo semestre de 2022. Já o eActros LongHaul, para transporte em longas distâncias, está programado para ficar pronto para a produção em série em 2024.  Em uma primeira etapa, o eActros estará disponível para comercialização na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. E outros mercados virão – mas ainda não há previsão sobre o lançamento no mercado brasileiro.

Hora H

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Criada em junho deste ano, a Hyvia é uma joint venture cujo capital é distribuído em partes iguais entre a Renault e a Plug Power, líder mundial em soluções integradas e completas de célula de combustível e hidrogênio. Com sede na França, a Hyvia oferece um ecossistema que inclui veículos comerciais leves com célula de combustível, postos de recarga de hidrogênio, fornecimento de hidrogênio descarbonizado, serviços de financiamento e manutenção de frotas. Agora, a Hyvia revelou o protótipo Renault Master Van H2-Tech, um furgão grande com 12 metros cúbicos de volume de carga e autonomia de até quinhentos quilômetros, criado para o transporte de passageiros, que estará disponível em 2022. O protótipo é equipado com célula de combustível de 30 kW, com bateria de 33 kWh e tanques com capacidade para seis quilos de hidrogênio (quatro tanques de 1,5 quilo). Ele permitirá ilustrar, pela primeira vez de forma concreta, o ecossistema único e completo da Hyvia, incluindo a produção e distribuição de hidrogênio “verde”, com uma gama de veículos comerciais leves movidos a célula de combustível.

Marketing ecológico

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A Magalu, maior plataforma de compras do varejo brasileiro, começou a eletrificar sua frota de caminhões. Os 23 primeiros veículos urbanos de carga (VUC) elétricos são do modelo JAC Motors iEV1200T, importados da China, e já começaram a circular este mês nos Estados de São Paulo, Paraíba e Bahia. O iEV1200T tem PBT de 7,5 toneladas e capacidade de carga líquida de quatro toneladas. Até dezembro, a frota chegará a 51 veículos com emissão zero de gases do efeito estufa. A iniciativa faz parte de uma série de ações da companhia, com objetivo de diminuir o impacto de sua operação sobre o (sem este ‘meio’) ambiente. O projeto da frota elétrica é uma parceria das áreas de Logística e de Sustentabilidade da Magalu com transportadores parceiros que adquiriram os VUCs da montadora JAC Motors. Os veículos ficarão a serviço exclusivo da Magalu por três anos e serão usados para abastecer lojas e para entregas de produtos de maior porte, como móveis e eletrodomésticos. Atualmente, a estrutura de logística da Magalu conta com vinte e três centros de distribuição espalhados pelo Brasil e cerca de 8 mil veículos de vários portes. 

Para levar os soteropolitanos

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A Mercedes-Benz do Brasil fornecerá 169 ônibus urbanos para renovação de frota em Salvador, capital da Bahia. Os veículos foram adquiridos pelas empresas Ótima Transportes e Plataforma Transportes e têm previsão de entrarem em operação ainda neste mês. Os chassis são do modelo OF 1721, o campeão de vendas do Brasil e destaque nas capitais brasileiras. Com suspensão metálica, todos os veículos têm preparação para ar-condicionado, atendendo à legislação desse processo de renovação de frota, sendo 92 unidades para a Ótima Transportes e 77 para a Plataforma Transportes. Desenvolvido para receber carrocerias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor com gerenciamento eletrônico OM-924 LA de quatro cilindros, que oferece potência de 208 cavalos a 2.200 rpm e torque de 79,5 kgfm de 1.200 a 1.600 rpm. Considerando todas as categorias de urbanos e rodoviários, o OF 1721 é o ônibus mais vendido no país. São mais de 100 mil unidades vendidas desde 1998, quando sua primeira versão chegou ao mercado.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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