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A BMW reforça sua oferta de modelos eletrificados no mercado brasileiro com o lançamento do novo híbrido plug-in X3 xDrive 30e. O utilitário esportivo, que o marketing da BMW prevere denominar de SAV (Sport Activity Vehicle), chega em três versões: X-Line, com preço de R$ 399.950, e as inéditas M Sport, oferecida a R$ 439.950, e M Sport Launch Edition, a R$ 449.950. Produzidas em Spartanburg, Estados Unidos, as três configurações se diferenciam no estilo e nos equipamentos. Em todas, a grade de “duplo rim”, além de ser maior, está ligada por uma moldura única. Para combinar, os faróis foram estreitados em um centímetro e, assim, ficaram mais afilados e esportivos. As lanternas de leds adotaram design tridimensional e têm filetes que remetem a um formato de pinça.

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Há mudanças de estilo que diferenciam as três opções. O X3 xDrive30e X-Line tem visual aventureiro e traz detalhes de alumínio nos para-choques e soleiras, para proteções off-road. O para-choque dianteiro tem entradas de ar verticais nas pontas, enquanto o traseiro exibe uma moldura que envolve as saídas de escapamento. Os faróis full-led são de série nessa versão. As rodas de liga leve Y Spoke são de 20 polegadas e calçam pneus de medida diferentes na dianteira (245/45) e na traseira (275/40). O xDrive30e M Sport aposta no estilo esportivo, com detalhes em preto High Gloss na grade, nos para-choques e na moldura dos vidros (cromadas no X-Line). As saídas de ar nos para-lamas frontais são diferentes das do X-Line e ficam logo abaixo da tampa da tomada de recarga. O para-choque traseiro traz saídas de ar laterais e molduras duplas de escape. Outra diferença do M Sport é o uso de faróis Laserlight. As rodas aro 20 são Double-spoke e usam pneus com a mesma medida da outra versão. Já o X3 xDrive30e M Sport Launch Edition traz a grade frontal preta e volume limitado de unidades. O X3 X-Line tem cinco opções de cores: a sólida Branco Alpino e as metálicas Preto Safira, Cinza Sophisto, Branco Mineral e Azul Phytonic. Os revestimentos de couro podem vir nos tons preto ou mocha. O X3 M Sport soma duas opções extras de cores metálicas: Carbon Black e o novo Cinza Brooklyn. Os revestimentos podem vir em preto, mocha misturado a preto, preto com costuras azuis ou Oyster.

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O que unifica as três versões é a tecnologia híbrida. São duas unidades de propulsão que podem ser utilizadas simultanea ou separadamente. O X3 xDrive30e conta com a combinação de dois motores para gerar força e oferecer economia de combustível. O propulsor a combustão é o 2.0 TwinPower Turbo de 184 cavalos e 35,5 kgfm de torque, que recebe a força do elétrico para gerar a potência combinada de 292 cavalos e chegar a 42,5 kgfm de torque total. O motor a combustão é associado ao câmbio automático de 8 marchas e repassa a força para as quatro rodas graças ao sistema de tração integral xDrive. De acordo com a BMW, o carro acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos, com a velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, como em todos os modelos da BMW atualmente.

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De acordo com a situação exigida, o motor elétrico do X3 xDrive30e pode movimentar o modelo até a autonomia estimada de 46 quilômetros (ciclo WLTP), com velocidade de até 135 km/h. Para maior segurança dos pedestres, o SAV híbrido plug-in gera um ruído artificial para alertar as pessoas em volta a até 30 km/h. O tempo aproximado de recarga no Wallbox é de três horas. No carregador portátil de 120 volts, são cerca de nove horas, tempo que baixa para cinco horas e meia com 220 volts. O modo Battery Control recarrega o veículo por meio do motor a combustão e mantém a carga desejada para as baterias de 30 a 100%. O SUV é movido pelo motor a combustão até atingir o nível desejado das baterias. Os modos “Sport” e “Sport Plus” permitem que os motores trabalhem em conjunto para oferecer a melhor performance, além de ajustar os amortecedores e respostas do motor e do câmbio para entregarem uma experiência mais esportiva. É possível personalizar o comportamento de cada um desses componentes no modo “Individual”.

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Todas as informações de condução são exibidas no BMW Live Cockpit Professional, com duas telas de 12,3 polegadas do quadro de instrumentos e da central iDrive. É possível se comunicar diretamente com a assistente Alexa (Amazon) e com o Android Auto e o Apple CarPlay. O BMW Intelligent Personal Assistant pode ser ativado pela frase “olá, BMW” ou qualquer outra que esteja programada. A tecnologia é capaz ainda de aprender os hábitos do motorista e adaptar suas funções, como por exemplo, ajustar automaticamente o aquecimento dos bancos para certa temperatura. O sistema se soma ao BMW Connected Drive, um pacote de tecnologia que atualiza remotamente o carro, acessa o serviço de concierge e as informações do trânsito em tempo real. O BMW Teleservices envia mensagens automáticas sobre o estado do veículo com base no uso, possibilitando agendar serviços na concessionária mais próxima. Também é possível acionar o “SOS” em uma emergência ou acidente. 

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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