Dinâmica elétrica
A fabricante italiana de caminhões, ônibus e comerciais leves Iveco e a empresa norte-americana de veículos com emissão zero Nikola Corporation inauguraram em Ulm, na Alemanha, as instalações da fábrica dedicada à produção de caminhões elétricos pesados Nikola Tre. A produção terá início até o final deste ano, e os primeiros modelos serão entregues para clientes selecionados nos Estados Unidos, em 2022. Além do modelo de produção de veículos elétricos a bateria, a próxima evolução dessa plataforma modular para serviços pesados foi apresentada ao público na forma do protótipo do Nikola Ter movido a célula de combustível – que converte a energia potencial de um combustível (no caso, o hidrogênio) em eletricidade por meio de uma reação eletroquímica. Esse modelo entrará em produção até o final de 2023. Com 50 mil metros quadrados, dos quais 25 mil metros quadrados cobertos, a fábrica de Ulm está prevista para ter uma capacidade de aproximadamente mil unidades por ano e deverá passar por um aumento progressivo nos próximos anos. Planejado e projetado como uma solução de transporte segura, confiável e de alto desempenho, o Nikola Tre é baseado na plataforma de caminhões Iveco S-Way com um eixo elétrico, desenhado em conjunto com a FPT Industrial. A partir dos principais componentes, fornecidos pela alemã Bosch, as equipes projetaram uma plataforma modular capaz de gerar tecnologia de célula de combustível, bem como de propulsão por bateria. O lançamento da tecnologia de bateria impulsionará a maturidade da plataforma do Tre para que, posteriormente, seja adicionada a célula de combustível como uma tecnologia de extensão de autonomia.
Reforço urbano
A Volkswagen Caminhões e Ônibus reforçou seu portfólio para o transporte de passageiros com o lançamento do micro-ônibus Volksbus 10.160 OD. Segundo a fabricante, o novo integrante da família Volksbus vem para atender aos desafios do transporte de passageiros e às necessidades dos operadores em meio à pandemia. A nova configuração foi desenvolvida em parceria com os encarroçadores e tem capacidade de transportar até trinta e seis passageiros. Ele conta com motor de 162 cavalos de potência, que entrega 61,2 kgfm de torque, uma transmissão ZF S5 420 com 5 velocidades e um PBT de 10 toneladas, o que possibilitou o aumento da capacidade de passageiros. Novas configurações de carrocerias estão em desenvolvimento e, em breve, também estarão disponíveis.
Ferocidade máxima
A empresa de personalização automotiva italiana Militem se propõe a redefinir alguns icônicos modelos off-road norte-americanos das marcas Jeep e Ram com um acabamento requintado e classe e gosto italiano, criando modelos exclusivos para o mercado de luxo premium. A última novidade da Militem é a Ferox-T, baseado na picape Jeep Gladiator Rubicon. A proposta da Ferox-T é ser um novo modelo 4WD que incorpora todas as qualidades dos utilitários esportivos de luxo e das picapes, criando um novo conceito. A marca chama de SUT – sigla para a expressão em inglês “Sport Utility Truck”, que significa “caminhão utilitário esportivo”. De acordo com a fabricante italiana, o veículo é adequado para o uso diário e também para passeios off-road. O poderoso motor Pentastar 3.6L V6 de 285 cavalos a gasolina, o mesmo adotado no Jeep Wrangler, produz 36 kgfm de torque e trabalha com uma transmissão automática de 8 velocidades. A Militem garante que a Ferox-T é capaz de chegar onde os 4×4 comuns não conseguem. Parte do mérito está na nova suspensão desenvolvida especialmente para o modelo. Ela pode ser ajustada para enfrentar qualquer terreno devido à maior distância em relação ao solo fornecida. Os pneus são 35×12,50 R20 Cooper All-Terrain. A cabine é confortável e luxuosa, com bancos de couro italiano instalados a mão, com a opção de selecionar inserções de Alcantara. Os clientes podem personalizar a picape com uma ampla variedade de couro, tecido (incluindo denim) e fibras sintéticas. O console central abriga um botão que ativa a iluminação ambiente multicolorida. O preço da Militem Ferox-T começa na Itália em 97.490 euros mais o IVA, o equivalente a R$ 608 mil, mais os impostos.
Transportando quem transporta
Especializada no transporte de veículos, a BRLogis nasceu durante a pandemia e já celebra a evolução do negócio em seu primeiro ano de existência. Com uma frota atual de vinte e dois veículos, 95% deles são da Volkswagen, divididos entre modelos do Delivery 11.180 e dos Constellation 19.360 e 25.360, além de um Meteor 28.460 em testes. O maior volume é do caminhão Delivery, com dezesseis unidades, que operam como guincho e plataforma em curtas e médias distâncias. Os veículos circulam na Grande São Paulo e também entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já os cavalos operam como carreta-cegonha e prancha rodando em todo o Brasil. “Assim como a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a BRLogis enxerga, na crise, a oportunidade. Tanto que foi fundada em meio à pandemia para ajudar a movimentar a economia do país. Histórias de sucesso como essa mostram que estamos cumprindo nossa missão de encantar o cliente e satisfazê-lo sob medida em sua necessidade”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: