A Ford apresentou a Transit versão de passageiros, que chega ao mercado brasileiro em outubro para se tornar o primeiro produto da sua recém-criada Divisão de Veículos Comerciais da marca norte-americana. Produzido na nova fábrica construída no Uruguai em parceria com a Nordex, o modelo traz tecnologias e equipamentos exclusivos e vem acompanhado de uma estrutura completa de venda e pós-venda. A Transit, que já foi vendida no Brasil de 2008 a 2014, quando era importada da Turquia, terá a sua atual geração oferecida inicialmente na versão de passageiros, ou mini bus, com dois comprimentos e duas alturas que somam cinco versões: com quinze, dezesseis, dezoito ou dezenove lugares. Haverá também a chamada versão vidrada – sem bancos traseiros, muito procurada para produção de “food trucks”. Há duas opções de cores: branco e prata, que são as mais usadas e fáceis de adaptar, também para adesivagem e envelopamento.
Equipada com motor 2.0 EcoBlue turbodiesel, além de ter o maior torque e potência da categoria – 41,3 kgfm de 1.750 a 2.500 rpm e 170 cavalos a 3.500 rpm –, a Transit promete baixo consumo: é o primeiro modelo homologado no programa de emissões Proconve 7 (Euro 6), com Arla-32. A transmissão é manual de 6 velocidades e a tração é traseira. O veículo passou por um programa de desenvolvimento feito pela engenharia brasileira, que incluiu mais de um milhão de quilômetros de testes. De acordo com a Ford, o “powertrain” se destaca pelo bom desempenho tanto em alta quanto em baixa rotações, com soluções voltadas para a eficiência, durabilidade e o baixo custo de manutenção. Seus avanços incluem turbo de geometria variável com comando eletrônico, intercooler, correia de sincronismo banhada em óleo, virabrequim com geometria para redução de ruído e atrito, injetores individuais e comando de válvulas integrado. O uso de óleo SAE 5W30 semissintético, com troca a cada 20 mil quilômetros, é outro fator de economia. “A tração traseira, o assistente de troca de marchas no painel, os pneus com baixa resistência ao rolamento e a direção elétrica, com diâmetro de giro até 12% menor que o da concorrência, são itens que contribuem para reduzir o desgaste de componentes e favorecem a dirigibilidade”, explica Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. A Transit é a única da categoria com sistema auto start-stop, que aumenta a economia de combustível na cidade. Os três modos de direção – “Normal”, “Econômico” e “Escorregadio” –, que variam a calibração do módulo do motor, da curva do pedal do acelerador e do desempenho do ar-condicionado, são outra exclusividade. A van tem ainda um sistema inteligente de carregamento da bateria, com alternador de ciclo otimizado que aproveita as desacelerações para poupar energia. Direção elétrica, freio a disco nas quatro rodas, computador de bordo completo e luzes diurnas também são itens de série.
Entre outros equipamentos inéditos no segmento, a van uruguaia trará piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, auto start-stop, três modos de condução, volante multifuncional, estribo elétrico automático, cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros e conexão USB nas fileiras. Com o objetivo de aumentar a produtividade, a Ford promete para a Transit uma estrutura completa de serviços pós-venda para atender ao cliente em toda a sua jornada com o menor custo de posse. Isso inclui desde uma rede com mais de cem concessionárias e cobertura nacional, novos depósitos de peças e serviço de atendimento ao cliente, até condições especiais de financiamento e parceiros modificadores certificados.
Em termos de segurança, a Ford afirma que a Transit tem o conjunto mais completo e avançado da categoria, com carroceria feita em aço de alta resistência reforçado com liga de boro e tecnologias semiautônomas que ajudam a evitar acidentes e aumentar a produtividade. Ela é a única do segmento trazer estribo elétrico de série, com acionamento automático e controlado também pelo painel de instrumentos. Cintos de segurança de três pontos em todas as posições, barras de apoio nos dois lados da entrada, encostos de braço ajustáveis e bancos reclináveis de série na versão de dezoito lugares são outros itens que diferenciam a Transit das concorrentes, assim como o corredor central com fácil acesso para os passageiros. A Transit traz um pacote de tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista, apoiadas por câmera e radar com foco na produtividade e segurança: piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres. Também vem de série com controles de estabilidade e tração, anticapotamento, de torque em curvas e adaptativo de carga, estabilização de vento lateral e assistência de partida em rampas – ajuda a reduzir o desgaste da embreagem -, câmera de ré elevada, sensor traseiro de estacionamento e retrovisores elétricos com indicador de direção. A van da Ford já vem com central multimídia de série, o Sync Move, desenvolvido pela engenharia local, com tela sensível ao toque de 8 polegadas com comandos de voz. Ela dá acesso a Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e permite baixar aplicativos, como o Waze. Quando pareada com o celular, exibe um botão 0800 para falar direto com a Ford, por um simples toque na tela. A central dispõe ainda de uma tecla de acesso rápido à câmera traseira, para o motorista poder conferir o que acontece atrás do veículo a qualquer momento. A atualização de software é feita “over the air”, na nuvem. Ainda de acordo com a fabricante, a cabine da Transit é 20% mais silenciosa que a da concorrência – no caso, a Mercedes-Benz Sprinter. O volante multifuncional tem regulagem de altura e profundidade e o banco dispõe de ajuste em quatro posições, com apoio de braço ajustável. O painel conta com uma tela multifuncional de 4 polegadas. A praticidade na cabine é destacada pelo amplo console de teto, nichos para copos, garrafas e documentos e um compartimento sob o banco do passageiro com espaço para acomodar uma mochila ou ferramentas. Outro recurso é o encosto rebatível do banco do passageiro, que se transforma em uma mesinha de apoio para laptop ou documentos. A Transit é a primeira do segmento a vir com um modem embarcado de série, integrado à arquitetura elétrica do veículo para facilitar o seu controle e manutenção. Com o aplicativo FordPass, o cliente tem o veículo na palma da mão, acessando comandos e informações pelo celular.
por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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