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Vai longe

            Um caminhão extrapesado Volvo FH elétrico percorreu a distância de 1.099 quilômetros com uma única carga de bateria e bateu o recorde mundial para a mais longa distância feita por um caminhão rígido elétrico com uma única carga de baterias. O resultado foi oficializado no Guinness. O teste foi feito na pista oval de 2,8 quilômetros de extensão do campo de provas da fabricante de pneus Continental, na Alemanha. O caminhão rodou por quase vinte e três horas, em uma velocidade média de 50 km/h, com dois motoristas se revezando a cada quatro horas e meia. No total, o Volvo FH elétrico completou trezentas e noventa e duas voltas. Para fazer a prova, o FH elétrico do teste ganhou atualizações que incluíram novas baterias com 680 kWh de capacidade. Com a modificação, os quatro motores elétricos instalados nos dois eixos passaram a gerar cerca de 680 cavalos. O caminhão recebeu pneus Continental EfficientPro, que de acordo com a fabricante são produzidos com compostos com baixa resistência à rolagem, contribuindo para a redução do consumo de energia. O Volvo FH elétrico tem peso bruto total (PBT) de 19 toneladas, mas o caminhão do teste estava sem carga. 

Na medida

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        O Volksbus 22.280, que em breve poderá ser visto rodando no Brasil, conta com a maior capacidade técnica do segmento. O superônibus pode levar 22 toneladas, aproximadamente cento e quinze passageiros, e seu encarroçamento pode alcançar 15 metros. O veículo é resultado da análise da Volkswagen Caminhões e Ônibus em relação às demandas do mercado, que constatou ser cada vez mais necessária a implementação de chassis para atender às necessidades atuais das cidades. De olho na demanda, o Volksbus 22.280 visa atender ao aumento de cerca de 30% na capacidade de transporte em relação aos ônibus urbanos tradicionais, reduzindo o custo operacional quando comparado com veículos maiores, como articulados. Essa redução se deve ao fato de que o veículo consume menos combustível e tem custos reduzidos de manutenção. O superônibus é equipado com suspensão pneumática e motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF de 6 marchas. O posicionamento do terceiro eixo na dianteira permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilita maior flexibilidade de configurações, de acordo com a necessidade da operação.

Nos fretamentos de Minas

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        A demanda do segmento de fretamento para o transporte de trabalhadores das empresas segue em alta e mantém a produção das linhas de montagem da indústria brasileira de ônibus. A Marcopolo fez a entrega de trinta e nove novos ônibus para a Rouxinol Viagens e Turismo, operadora de Minas Gerais, com atuação em Belo Horizonte e nas regiões metropolitanas do Estado. São vinte e nove unidades do modelo Viaggio 900 (quarenta e oito lugares) e dez do micro-ônibus Senior, na versão Fretamento (trinta lugares) para renovação e aumento de frota. Os dois modelos têm poltronas Executiva e contam com DPM, tomadas USB e cinto de segurança de três pontos, entre outros itens de segurança e conforto.

Chassi elétrico na Europa

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        Com o lançamento do chassi elétrico BZL Electric, a Volvo Buses planeja fornecer uma plataforma sólida para transporte público sustentável e eficiente para cidades de várias partes do mundo, além de operações confiáveis e rentáveis para os operadores. A demanda global por soluções em eletromobilidade no transporte público está crescendo e a Volvo Buses espera um aumento ainda mais rápido nos próximos anos. O novo Volvo BZL Electric foi projetado para aplicações de um ou dois andares, com múltiplas opções para encarroçadores, com comprimentos de 11,81 metros (piso único) e 10,58 metros (dois andares). O motor elétrico de 200 kW é acoplado a uma transmissão automatizada de duas marchas. Isso aumenta o torque nas rodas a baixas velocidades e atenua os picos de corrente, reduzindo o consumo de energia e sustentando a saúde do motor e das baterias. O trem de força pode ser configurado com uma ou duas unidades motoras, gerando potências de 543,8 cavalos com as duas unidades. “Estamos comprometidos em liderar a transformação de nossa indústria em direção a um futuro mais sustentável. Com o lançamento do novo Volvo BZL Electric, nossa ambição é oferecer o sistema de ônibus elétrico mais responsável do planeta, com foco em sustentabilidade, segurança e confiabilidade”, afirma Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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