Tecnologia em campo
A Volvo apresentou o caminhão-conceito Efficiency Concept Truck, dirigido para o transporte de grãos e com uma série de novas tecnologias. O veículo, baseado em um Volvo FH 6×4 rodotrem, é um exemplar único, desenvolvido pela engenharia brasileira e mundial da marca, junto com parceiros estratégicos – Randon, Hyva e Continental. O caminhão será testado em operação real, em viagens na “Rota dos Grãos”, partindo do Centro-Oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra. A Volvo escolheu essa aplicação pois o Brasil tem um dos mais competitivos agribusiness do mundo, quebrando anualmente recordes de produção de grãos, a maior parte transportada por caminhões. O Efficiency Concept Truck é repleto de tecnologias inovadoras. As novidades visuais são grandes, resultado das várias mudanças na arquitetura do caminhão para melhorar a aerodinâmica. A cabine ficou mais baixa e 25 centímetros mais longa e é dotada de grandes defletores, com o dobro do tamanho dos encontrados no modelo convencional do FH. A frente do veículo é mais aerodinâmica, projetada 17,5 centímetros para a frente. Outra alteração importante é no entre-eixos, que baixou para apenas três metros, trazendo o trailer mais próximo da cabine, proporcionando a diminuição da resistência ao ar. Ao invés de retrovisores externos, foram instaladas câmeras nas laterais da cabine. Elas exibem as imagens em telas internas, com um alcance maior em comparação ao dos espelhos comuns. O motor do FH conceito graneleiro é uma evolução dos modelos atuais a diesel. Ele usa a tecnologia I-Save, que a Volvo disponibiliza na Europa. O sistema inclui um novo desenho dos pistões, fazendo com que a queima de combustível se concentre no centro dos cilindros, contribuindo para reduzir o consumo. O I-Save traz ainda um sofisticado sistema de turbocompressor, que gera torque extra, possibilitando menor rotação do motor em velocidade de cruzeiro em longas distâncias, uma condição ideal em graneleiros. O caminhão do futuro da Volvo vem com um painel fotovoltaico para captação de energia solar, e supercapacitores foram instalados para abastecer os componentes eletrônicos e garantir aumento da vida das baterias.
Trabalhado no nióbio
A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio, fizeram uma nova parceria para incentivar a mobilidade elétrica. O acordo tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de baterias de recarga ultrarrápida para utilização em veículos elétricos concebidos pela montadora. O uso do nióbio com essa finalidade é inédito na indústria automotiva mundial. O acordo com a CBMM é estratégico, pois a empresa está consolidada como uma referência mundial no desenvolvimento de novas tecnologias com nióbio para baterias de íons de lítio, com potencial para provocar profundas transformações na indústria nos próximos anos. Já a Volkswagen Caminhões e Ônibus entrará com sua expertise para estabelecer o comportamento dessas baterias no veículo, com todos os parâmetros de segurança e qualidade para concretizar o desempenho esperado. “Há três anos, acumulamos experiência na eletrificação e agora aplicaremos essa expertise para viabilizar uma nova tecnologia em baterias. Nosso centro de desenvolvimento de e-Mobility em Resende usará nossa patenteada arquitetura modular para veículos elétricos para expandir a plataforma, que iniciou no e-Delivery e avança para novos modelos. Essa aliança com a CBMM será mais um importante elo rumo à mobilidade do futuro. Nosso objetivo é criar uma solução de recarga ultrarrápida, pioneira na América Latina”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Novo vôo
Com foco no desenvolvimento de soluções para as necessidades dos operadores de transportes e clientes, a Volare acaba de apresentar uma versão do modelo Fly 10 especialmente para as aplicações de fretamento. O veículo, que já era o de maior capacidade do mercado, pode transportar até trinta e oito passageiros. “O novo micro-ônibus Fly 10 nasce para proporcionar ainda mais conforto e espaço para o passageiros e eficiência, rentabilidade e melhor TCO (Custo Total de Propriedade) em seu segmento”, destaca Sidnei Vargas, gerente Comercial da Volare. Segundo o executivo, o modelo tem como diferencial para o cliente a redução dos custos de aquisição e operacional, com grande economia de combustível, cerca de 35% em relação a um ônibus convencional, e menor custo de aquisição, pois o Fly 10 chega a ser 20% mais barato. “A liderança e crescente participação de mercado da Volare tem como um de seus pilares a capacidade e rapidez de diversificação do portfólio de produtos para antecipar-se às transformações de mercado”, complementa Vargas. O Volare Fly 10 tem poltronas tipo Executiva, com amplo espaço interno e melhor circulação no corredor. Assim como todos os modelos das marcas Marcopolo, Neobus e Volare, o Fly 10 conta com a utilização de material antimicrobiano nos polímeros para corrimãos, pega-mãos e demais acabamentos internos. Equipado com motorização Cummins ISF 3.8, de 162 cavalos de potência, sistema de freio eletropneumático, o mais novo Volare tem comprimento total de 10,14 metros.
Na casa dos 75
A Busscar, encarroçadora de ônibus rodoviários, fretamento e turismo, completa neste mês setenta e cinco anos. A empresa joinvillense, pertencente ao Grupo Caio, conta atualmente com mais de 1,2 mil empregados. No início deste ano, a Busscar ultrapassou a marca de mais de mil carrocerias produzidas para os mercados interno e externo. “O investimento na marca Busscar foi muito certeiro, fortalecendo o Grupo, ampliando seu portfólio e leque de produtos e serviços ao nosso cliente, seja no segmento urbano ou rodoviário. Por isso, tenho muito orgulho por tudo que conquistamos nos últimos anos. Além disso, é impossível falar de Busscar sem lembrar de nossos clientes, que depositaram confiança em nosso trabalho, do esforço e dedicação dos empregados e do reconhecimento da comunidade”, pondera Paulo Ruas, diretor Comercial do Grupo Caio. Em junho de 2017, após cinco anos de inatividade, a marca e os ativos produtivos da Busscar foram adquiridos por novos investidores, passando a integrar o Grupo Caio Induscar. Em maio de 2018, após atualização da estrutura, do portfólio e dos processos produtivos, surgiu uma nova Busscar, gerida pela Carbuss – Indústria Catarinense de Carrocerias Ltda. Os produtos da marca, que atendem ao mercado de rodoviários, fretamento e turismo, são produzidos no parque fabril de Joinville.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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