O início de 2020 já não andava muito animador para o mercado brasileiro de transporte coletivo rodoviário, mas ninguém esperava o que aconteceu em março daquele ano. De lá para cá, enquanto a pandemia da Covid-19 matou quase 600 mil brasileiros e afetou profundamente a economia nacional, fabricantes de chassis de ônibus e encarroçadoras enfrentaram indústrias fechadas, demanda de transporte coletivo reduzida pelo isolamento social, elevação dos custos de insumos e desabastecimento de componentes. O principal “efeito colateral” no setor ainda persiste – o sistema de transporte coletivo por ônibus opera atualmente com 60% da capacidade instalada, o que ocasionou a queda na produção e nas vendas de chassis e na atividade dos encarroçadores. Mas, com a evolução da vacinação no Brasil, as empresas do setor acreditam que o final de 2021 marcará o início de uma forte recuperação. É essa expectativa positiva que dá o tom da Lat.Bus/Transpúblico, maior feira da mobilidade urbana do Brasil e da América Latina.
Os impactos negativos da pandemia da Covid-19 postergaram as renovações e ampliações de frotas, porém, as empresas estão voltando a comprar e negociar lotes para o próximo ano. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), haverá alta de 13% nas vendas da indústria em 2021 na comparação com o período anterior. Realizado de 21 a 23 de setembro, pela primeira vez em formato 100% virtual – ainda por conta da pandemia –, a Lat.Bus/Transpúblico teve como principal objetivo facilitar a geração de negócios e a interatividade. Paralelamente, aconteceu o Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que teve como tema central “O Novo Transporte Público Coletivo”. “Em 2022, há uma chance de recuperação, com o avanço da segunda dose da vacinação. As pessoas estão voltando a viajar, o que estimulará o segmento. E as pessoas voltando às ruas precisarão de transporte coletivo de qualidade”, avalia Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.
Destaques da Lat.Bus/Transpúblico 2021
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz do Brasil completará sessenta e cinco anos de atividades no Brasil no próximo dia 28 de setembro, e seis em cada dez ônibus em circulação pelas cidades e estradas do país levam a estrela de três pontas. Se a Lat.Bus/Transpúblico funcionou como uma prévia das comemorações, o “convidado especial” foi o eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico da Mercedes-Benz no país. Além do primeiro veículo comercial elétrico 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira, a Mercedes-Benz apresentou outras soluções de mobilidade. Em seu estande virtual, foram colocados em evidência o chassi OF 1621 para fretamento, o modelo O 500 R Super Padron – para transporte urbano de até cem passageiros – e o O 500 RSD para aplicações rodoviárias. Foi revelado ainda o conceito de um novo Serviço 4.0 de telemetria e conectividade para clientes do segmento de ônibus.
O mais novo membro da linha de chassis O 500, o eO500U é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carrocerias de até 13,2 metros. Como grandes diferenciais, terá autonomia de 250 quilômetros, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil, e a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento. O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. “Mais do que lançar um novo produto no Brasil, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da companhia na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. Nessa entrada na era da eletromobilidade, daremos todo o suporte para que os clientes trabalhem com total segurança em sua operação e em seus negócios”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este primeiro veículo comercial elétrico da Empresa foi criado, está sendo desenvolvido e será produzido em nosso país, tanto para o mercado brasileiro quanto para países da América Latina e Oceania”, reforça Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Mas nem só de ônibus se fez a participação da marca alemã na Lat.Bus/Transpúblico 2021. A Mercedes-Benz Vans exibiu com destaque a Sprinter 19+1, que tem como diferencial a entrada dos ocupantes pela porta dianteira, facilitando a acomodação e permitindo entrada e o desembarque sejam comandados pelo próprio motorista. A partir dos modelos 416 e 516 CDI, a marca oferece mais de quarenta configurações possíveis de vans com opções de assentos para nove, quinze, dezessete, dezenove e vinte passageiros. A Mercedes-Benz disponibilizou também o Furgão Vidrado, que tem o mesmo acabamento das Vans de Passageiros, porém, sem bancos. O MBUX, sistema de multimídia exclusivo da Mercedes-Benz, foi outro destaque da marca. O dispositivo possibilita o espelhamento de aplicativos de navegação do celular no monitor de 7 polegadas. O equipamento está disponível nos pacotes Hi-Tech, incluindo ainda o piloto automático e o volante multifuncional, que permite o controle de funcionalidades de som, atendimento de ligações e configurações de segurança do veículo. A Sprinter mantém a liderança no segmento de Large Vans (3,5 a 5 toneladas) no Brasil desde 2017.
Iveco
Depois da chegada do novo Iveco Daily Minibus, 2021 revela mais uma grande novidade da Iveco Bus: o lançamento do chassi para micro-ônibus 10-190. O modelo se destaca entre os concorrentes por seu PBT de 10,5 toneladas, o maior entre todos os chassis de micro-ônibus que, aliado à maior potência e ao maior torque da categoria (190 cavalos e 62,2 kgfm), dão ao modelo uma grande versatilidade, permitindo uma série de implementações para micro-ônibus em aplicações urbanas, fretamento e turismo. Com capacidade para trinta e seis passageiros, o modelo de 10 toneladas foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). “Trabalhamos para antecipar tendências que atendam às necessidades do setor. O resultado é o nascimento do 10-190”, comemora Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus, destacando que a equipe da marca está atenta para as novas demandas nesse segmento. Um dos requisitos mais observados pelos operadores de transporte de passageiros para a escolha de um veículo é a economia de combustível. Pensando nisso, o 10-190 vem equipado com transmissão de 6 velocidades – único no segmento com a sexta marcha –, com melhor escalonamento e, por consequência, economia de combustível. “Nosso objetivo é proporcionar um chassi que tenha um ótimo custo total de propriedade (TCO) e que ofereça segurança e conforto para motoristas e passageiros”, afirma Roberto Pavan, gerente de Marketing da Iveco Bus. Os 190 cavalos de potência do motor permitem operar com um equipamento de ar-condicionado ligado sem comprometer a performance do veículo. E seu torque máximo disponível, na faixa de 1.350 a 2.100 rpm, oferece ao motorista adequar a velocidade do veículo aumentando ou reduzindo a aceleração, sem a necessidade de trocas de marchas, reduzindo o consumo de combustível.
Volvo
Além dos novos chassis B420R+ e B450R+, recentemente lançados, a Volvo apresentou na LatBus/Transpúblico 2021 uma nova modalidade financeira para os operadores de ônibus rodoviários, que podem colocar os veículos na estrada sem qualquer investimento inicial, pagando apenas uma parcela mensal. Essa opção permite que o transportador utilize o ônibus por um período pré-determinado entre trinta e seis e sessenta meses, podendo devolvê-lo ao final do contrato. “Trata-se de um modelo de leasing operacional, que é muito parecido com uma oferta de locação/assinatura de veículos, que existe no mercado de automóveis”, declara Paulo Arabian, diretor Comercial de Ônibus da Volvo no Brasil. “É uma modalidade com diferenciais bastante competitivos e que incorpora um pacote de serviços, como despachante e manutenção, por exemplo, que a Volvo já disponibiliza para caminhões, mas que é inédita para o segmento de ônibus rodoviários de passageiros, turismo e fretamento”, complementa Valter Viapiana, diretor Comercial da Volvo Financial Services no Brasil.
A Volvo fará inicialmente uma oferta limitada de veículos na modalidade. No modelo, o transportador não precisará fazer o desembolso de capital para investimento inicial na compra do veículo. O transportador receberá um ônibus completo de imediato, pronto para rodar, e passa a pagar um valor mensal pelo período do contrato acordado entre as partes. Os serviços agregados, como a manutenção, o tacógrafo, o despachante e até a gestão de frota são definidos de acordo com a operação de cada transportador, sob medida. O transportador tem ainda o benefício de poder escolher o que fazer ao término do contato: devolver o bem ao Banco Volvo ou fazer uma oferta de compra e permanecer com o veículo definitivamente. O serviço é exclusivo para ônibus rodoviários pesados, como os novos chassis B420R+ e B450R+. Os novos ônibus são destinados para rotas longas, que usam versões double decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420 e 450 cavalos.
Scania
Quem visitou o estande virtual da Scania na Lat.Bus/Transpúblico 2021 pode conhecer em detalhes sobre a gama de ônibus para o mercado brasileiro, formada por quase trinta modelos de chassis indicados ao transporte urbano, intermunicipal, fretamento, rodoviário e de turismo. A marca também dispõe da linha mais sustentável a gás (natural e/ou biometano) tanto nos urbanos quanto nos rodoviários. O segmento rodoviário da Scania contempla modelos das Séries K (com motor traseiro) e F (dianteiro). Os chassis com motor traseiro podem ser usados em aplicações de curtas, médias e longas distâncias. Já a Série F é voltada para rotas curtas e médias. As soluções da Scania disponibilizam chassis de configurações de eixos 4×2, 6×2 e 8×2, e nas motorizações de 9 e 13 litros, de cinco e seis cilindros, com opções de 250, 310, 360, 400 e 440 cavalos de potência. Há ainda as opções de 280 e 320 cavalos nas pioneiras versões a gás. Os rodoviários que atendem à legislação para 15 metros de comprimento são oferecidos com a tração 8×2, para opções DD (double decker). A Scania é a líder no segmento de chassis para carrocerias rodoviárias de 15 metros. Já para a mobilidade urbana eficiente, a marca sueca tem modelos a partir de 12,5 até 28 metros de comprimento, com capacidade para transporte de oitenta e seis a duzentos e setenta passageiros. As configurações são com piso baixo, normal, padrão, articulados, biarticulados para corredores exclusivos de sistemas BRT. Também estão no portfólio chassis de 15 e 18,6 metros para atender a operações mais flexíveis. “A Scania analisa, em parceria com sua rede de concessionárias, a melhor solução para a operação do cliente. São levados em conta vários fatores que influenciam diretamente em aumentar a rentabilidade e a disponibilidade da frota. A nossa linha oferece o menor custo total de operação do mercado no ciclo de vida do veículo, além de conforto, segurança e comodidade para garantir uma boa experiência ao motorista e aos passageiros. Para isso, nossa rede está sempre atualizada e preparada para entender com profundidade às necessidades do operador”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil.
Volkswagen
Ao mesmo tempo em que celebra quatro décadas de sua existência e os vinte e cinco anos da inauguração de sua fábrica de Resende (RJ), a Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora um feito – acaba de vencer mais uma licitação o “Programa Caminho da Escola”, podendo fornecer 2.500 Volksbus 15.190 ODR – ORE3, com capacidade de transportar até cinquenta e nove estudantes. A linha de ônibus com motor dianteiro e suspensão pneumática composta pelos já conhecidos 17.230 ODS e 17.260 ODS incorpora agora os novos integrantes da família 15.190 ODS e 22.280 ODS. “A Volkswagen Caminhões e Ônibus está muito feliz em anunciar estas grandes novidades. Todas elas são fruto de muito empenho da nossa companhia, que está sempre em contato direto com os nossos clientes, ouvindo suas demandas e necessidades para entregar ônibus de excelência. E nossa intenção é não parar com as inovações para o segmento, que é de extrema importância para a nossa empresa”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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