De olho na demanda
De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, o setor de duas rodas cresceu 47,7% no primeiro semestre de 2021, em relação ao ano passado. Atenta ao mercado potencial, a Allianz acaba de disponibilizar um seguro de motocicletas mais abrangente em aceitação e coberturas. O novo seguro protege motocicletas de baixa e alta cilindradas, com até dez anos de uso, particular e comercial – essa última com condutores indeterminados. Além das coberturas básicas – lanternas, faróis e retrovisores – há as adicionais, que contemplam acessórios – capacetes, jaquetas e luvas. Para ter acesso a uma cotação, basta ir ao canal de vendas e preencher cinco perguntas, com informações do segurado e de sua motocicleta. O prêmio pode ser parcelado em até quatro vezes sem juros, no boleto, e em até dez parcelas, sem juros, no débito em conta ou cartão de crédito. “Na Allianz, acompanhamos de perto o aquecimento desse mercado. Para manter a nossa participação no segmento e continuar alavancando negócios, fizemos diversos movimentos. Entre os principais estão a liberação de mais de 200 modelos para compor a nossa carteira e a indenização com até 110% da tabela FIPE para determinados tipos de seguro”, explica David Beatham, diretor de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros.
Roadster esportiva
A BMW Motorrad lança a nova G 310 R no mercado brasileiro com estilo renovado e tecnologias inéditas. Projetado em conjunto com o Brasil, o modelo está à venda por R$ 32.900. A nova BMW G 310 R tem três opções de pintura: Preto Cosmic, Sport com grafismos vermelhos e Branco Polar. O visual guarda semelhanças com o de outras motos esportivas da marca, especialmente a S 1000 R. Independentemente das três opções de cores, a moto vem sempre com as coberturas do motor, alternador, embreagem, bomba d’água, descanso de pés e alças traseiras pintadas na cor cinza titânio metálico. Na frente, o destaque é o farol full-led com luz de circulação diurna, que garante uma iluminação homogênea da via. Os piscas também passam a ser de leds. O motor continua a ser o monocilíndrico de 313 cc, refrigerado a água com duplo comando de válvulas e injeção eletrônica, com 34 cavalos de potência a 9.250 rpm e torque máximo de 2,85 kgfm a 7.500 rpm. “O Brasil está entre os principais países para a BMW Motorrad e foi o principal foco no desenvolvimento para motocicletas como a G 310 R, a primeira BMW que oferece tecnologia, qualidade, ciclística e experiências premium com uma oferta especial de lançamento. Ter uma fábrica e desenvolvimento global com foco em nosso país nos ajudou a ter um produto ideal para os clientes”, comemora Julian Mallea, diretor-geral da BMW Motorrad Brasil.
Navegar é preciso
Alguns meses após o lançamento no mercado indiano, a Royal Enfield anuncia as novas cores e grafismos da Enfield Himalayan 2022 para o mercado brasileiro. A moto ganha três cores, junto com uma série de atualizações, principalmente o Tripper, navegador exclusivo da marca já presente na Meteor 350cc lançada há algumas semanas. “O Tripper passa a ser item de fábrica também na Himalayan 2022 e ajuda com a previsão da rota e na dirigibilidade da motocicleta, aumentando ainda mais a segurança para pilotos de todos os níveis de experiência”, detalha Claudio Giusti, diretor-geral da Royal Enfield no Brasil. A nova motocicleta recebe atualizações no assento, no bagageiro traseiro – com capacidade de carga de sete quilos e um novo para-brisa escurecido. São três propostas: New Granite Black, que é um mescla de partes pretas brilhantes e foscas, disponível no valor de R$ 20.390, Mirage Silver, tonalidade de cinza e também a R$ 20.390, e Pine Green, uma inspiração nas camuflagens em tons de verde, incluso os acessórios protetor de motor, de carter e de mãos e malas traseiras, por R$ 25.389. As cores já conhecidas seguem disponíveis: Rock Red (vermelha e preta), Lake Blue (azul e branco) e Gravel Grey (dois tons de cinza, um mais escuro e outro mais claro e com brilho).
Em estado bruto
MV Agusta apresenta a inédita Brutale 1000 RS, versão mais acessível da 1000 RR. A nova roadster com motor de quatro cilindros de 998 cm³ utiliza muita coisa da RR, mas foi projetada para ser mais confortável. As suspensões são ajustadas manualmente, os assentos têm acolchoamento aprimorado e os pedais foram redesenhados para aumentar a ergonomia. Partes em fibra de carbono da RR deram lugar a componentes termoplásticos na RS. O motor é o mesmo de 210 cavalos da RR, com transmissão de 6 velocidades e capacidade de atingir 300 km/h. Também foram herdados sistemas eletrônicos como a IMU, o controle de tração, o painel de TFT de 5,5 polegadas, o mapeamento do motor e a conexão Bluetooth. A Brutale 1000 RS custa quase 25% menos que a RR – sai por 25,5 mil euros, cerca de R$ 158 mil.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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