Serviço completo
A Volkswagen Caminhões e Ônibus preparou dois planos de manutenção exclusivos para o caminhão elétrico eDelivery: os VolksTotal e-Prev e e-Prime. O primeiro está voltado para as manutenções preventivas básicas de acordo com um cronograma, definido por intervalos apontados pela Engenharia da montadora. A manutenção feita em concessionárias autorizadas engloba troca de fluidos, filtros, correia do compressor do ar-condicionado e lubrificação de alguns componentes mecânicos, cobrindo peças e a mão de obra envolvida. Os intervalos são definidos de acordo com a condição de operação do veículo, podendo ser misto ou severo. Já o VolksTotal e-Prime tem todas as coberturas do plano e-Prev mais as manutenções corretivas em peças e componentes que se desgastam de acordo com o tempo de uso do veículo, como rolamentos do motor elétrico de tração e do compressor do ar-condicionado, componentes eletroeletrônicos, palhetas do limpador de para-brisa, tambor e lonas do sistema de freio, e todas as operações de inspeção e eventual troca de demais componentes indicados pela montadora. As manutenções são feitas por quilômetro rodado, de acordo com a operação do cliente. Todos os componentes são substituídos de acordo com a necessidade e com as informações colhidas pela telemetria Rio. As informações coletadas pela Rio ajudarão também a equipe de consultoria de TCO da Volkswagen a calcular o custo total de operação do veículo – um serviço prestado de forma gratuita para o cliente.
Minas 0800
Maior plataforma de intermediação rodoviária do Brasil, a Buser lança uma promoção inédita em Minas Gerais: todas as viagens dentro do Estado feitas de 8 a 22 de setembro serão gratuitas. Ao todo, são mais de setenta e cinco destinos, somando duzentos e cinquenta e seis trechos. A promoção, que já aparece disponível para reservas no site e aplicativo da Buser, vale para todos os usuários cadastrados na plataforma. Não há limite de viagens por CPF, e o volume de trechos agendados depende da disponibilidade dos parceiros. Mesmo enfrentando pressão política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na qual um Projeto de Lei pode inviabilizar as operações de fretadores, a startup fundada em 2017 segue operando e apostando no Estado, com mais de um milhão de usuários cadastrados. Recentemente, a Buser anunciou um plano de expansão em Minas Gerais, lançando vinte novas cidades e mais de setenta e cinco novas rotas intermunicipais e interestaduais. É possível saber os destinos disponíveis no site www.buser.com.br. A Buser, que conta com mais de quatrocentos parceiros (entre fretadores e viações maiores), utiliza cerca de 1.200 ônibus e tem mais de 4 milhões de pessoas cadastradas na sua plataforma digital.
No “rush” paulistano
Em seis meses, de março a agosto de 2021, a Caio comercializou cento e dez ônibus urbanos para a Allibus Transportes, sendo setenta unidades do modelo Apache VIP e quarenta do F2400. Tradicional cliente Caio, a empresa paulista está recebendo as primeiras trinta unidades do Apache VIP quarta geração, que serão destinadas à operação no Sistema de Transporte da Zona Leste da cidade de São Paulo. Os veículos de motor dianteiro foram produzidos na versão midiônibus e têm 9,8 metros de comprimento, com três portas de entrada. São acessíveis, com espaço para cadeirantes, elevadores automáticos e assentos para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos. O conforto térmico é garantido pelo ar-condicionado com filtro antipólen, que impede a entrada de impurezas prejudiciais à saúde, e janelas com barreiras aos efeitos solares. Tomadas USB, destinadas à recarga de dispositivos móveis, estão localizadas próximas às poltronas. Todas as unidades são equipadas com sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica do veículo e contam com preparação para microcâmera, GPS, catraca, Wi-Fi e validador eletrônico.
Elétrico intermunicipal
Em parceria com as empresas BYD, Marcopolo e Expresso Princesa dos Campos, a Embarca se torna a primeira plataforma a adotar ônibus rodoviário intermunicipal 100% elétrico no Brasil. A cidade escolhida para circulação dos testes com duração de noventa dias, foi Curitiba, no Paraná. Com capacidade para quarenta e quatro passageiros sentados, o ônibus rodoviário elétrico fará o trecho entre a capital paranaense e Ponta Grossa. O modelo BYD D9F com carroceria Marcopolo Viaggio 1050 tem até trezentos quilômetros de autonomia. A recarga total se dá em um período de até quatro horas. O chassis D9F da marca chinesa, que tem fábrica na cidade paulista de Campinas, é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. O motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 kW, está integrado às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking da América Latina com mais ônibus elétricos, segundo o monitor E-bus Radar, elaborado pelo Labmob e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A tendência é que o número de ônibus elétricos cresça ainda mais até 2030, aponta o relatório da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal