A Volkswagen apresentou a linha 2022 do Nivus. Uma das novidades é a retirada da central Composition Touch da versão Comfortline, que teve alta de preço de R$ 101.090 para R$ 104.060. A supressão da multimídia de série na configuração de entrada permitirá à marca alemã continuar produzindo a versão mais em conta, mesmo com o problema da falta de semicondutores e outros componentes que afeta todos os fabricantes automotivos brasileiros. Lançado em junho do ano passado, o Nivus ocupa atualmente a sexta posição no geral de vendas dos utilitários esportivos no Brasil, com 23.440 unidades emplacadas de janeiro a julho e média de 3.348 carros por mês. O SUV da Volkswagen deve fechar agosto com cerca de 3 mil unidades comercializadas. No acumulado do ano, o Nivus ficou atrás dos Jeep Renegade (47.462 unidades) e Compass (39.220), do Hyundai Creta (37.761), do Volkswagen T-Cross (32.571) e do Chevrolet Tracker (27.369). No ano de sua estreia, o Nivus teve 16.278 emplacamentos, com média de 2.325 unidades nos seus sete meses de vendas e a décima posição no segmento.
O VW Play, a central de infoentretenimento desenvolvida 100% no Brasil e que foi apresentada juntamente no SUV com estilo cupê, continua como opcional na versão de entrada do Nivus, que agora não tem mais multimídia de série. Com tela de 10,1 polegadas de alta definição, configurável e com recursos exclusivos, como uma loja de aplicativos nativos e agendamento de serviços nas concessionárias, o VW Play tem usabilidade semelhante à de um smartphone. O Nivus Comfortline tenta compensar a perda da multimídia Composition Touch na linha 2022 com a incorporação do painel de instrumentos digital de 8 polegadas que estreou no Taos. Como opcional, oferece o carregamento de smartphone por indução (sem fio) e a cor Azul Biscaia, pintura tipo metálica apresentada nos esportivos Polo e Virtus GTS. Já a versão “top” Highline sai de fábrica com carregamento de celular como parte do pacote VW Play & Tech, juntamente com a central de infoentretenimento VW Play, a Frenagem Autônoma de Emergência, o Controle Adaptativo de Cruzeiro, o volante multifuncional revestido em couro e os “paddles shifts” para trocas de marchas sequenciais. A topo de linha também teve seu preço reajustado, de R$ 115.790 para R$ 120.690.
Com 4,26 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,49 metro de altura, 2,56 metros de distância de entre-eixos, 1.199 quilos de peso e 415 litros de capacidade no porta-malas, o Nivus, tanto na Comfortline quanto na Highline, é equipado com o motor 200 TSI (turbo) flex de até 128 cavalos de potência a 5.500 rotações por minuto e 20,4 kgfm (ou 200 Nm, que batiza o propulsor) de torque de 2 mil a 3.500 giros abastecido com etanol, associado à transmissão automática de 6 marchas. As duas versões têm direção com assistência elétrica, seis airbags, auxiliar de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis com leds e DRL, lanternas também com leds, câmera de ré, Isofix para fixação de cadeirinha de criança, sensor de estacionamento traseiro, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, retrovisores externos com ajustes elétricos, saídas traseiras do ar-condicionado e porta USB para os passageiros do banco de trás.
PorDaniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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