Em uma “avant-première” para um seleto grupo de concessionários, a Triumph do Brasil apresentou oficialmente algumas novidades. A principal delas é a chegada da Trident 660, moto que marca a estreia da fabricante inglesa no segmento roadster de média cilindrada. A montadora também contará no seu portfólio com duas versões limitadas: a Rocket 3 R Black Edition e a Tiger 900 Rally Pro All Black Edition. Os três modelos devem ser apresentados em breve à imprensa especializada, e o início das vendas se iniciará, provavelmente, entre o final de setembro e o início de outubro. Os preços ainda não foram definidos.
A roadster Trident 660 traz design minimalista, combinado com um novo motor de três cilindros, de 660cc, com três opções de cores: preto, cinza e vermelho. A marca inglesa promete uma moto ágil e versátil para uso urbano. Desenvolvido especificamente para a Trident, o propulsor oferece um equilíbrio entre torque e potência. O motor tem 80 cavalos (a 10.250 rpm) e mais de 90% da força já está disponível na maior parte da faixa de rotação, chegando a 6 kgfm (a 6.250 rpm) de torque. A moto conta com câmbio de 6 velocidades.
A parte ciclística da Trident está ancorada em um chassi tubular de aço. A geometria deixou a roadster inglesa bastante agressiva na “tocada”. Conta com garfos invertidos com 120 milímetros de curso na dianteira e, na traseira, monoamortecedor com pré-carga ajustável, ambos da marca Showa. Para completar, o sistema de freios da Nissin oferece boa potência de frenagem com pinças dianteiras deslizantes de dois pistões, com discos duplos leves de 310 milímetros na frente e pinça traseira de pistão único. A moto tem rodas de liga leve de 17 polegadas e pesa 189 quilos (a seco).
A nova Trident virá equipada com três recursos de tecnológicos que estão na medida certa: dois modos de pilotagem, controle de tração ajustável e sistema de aceleração ride-by-wire (sem cabo). Os modos de pilotagem são “Road” (estrada) e “Rain” (chuva), que aumentam o controle e a segurança por meio do ajuste eletrônico do mapa de aceleração e do controle de tração. A iluminação é em leds.
A Rocket 3 R Black Edition e a Tiger 900 Rally Pro All Black Edition virão vestidas de preto. A muscle bike é equipada com o maior propulsor do mundo para uma moto produzida em série, com 2.500 cc. Apenas quarenta unidades serão importadas para o Brasil. A versão ‘bandida’ da Tiger 900 ganha malas laterais e baú, em uma parceria com a Givi.
Por Aldo Tizzani, do “Minuto Motor”, especial para Automotrix– Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!