Transportar é preciso
A Transportadora Garbuio acaba de receber um lote de quarenta e três caminhões da nova família de extrapesados da Volkswagen. Os modelos escolhidos foram o Meteor 29.520 6×4 e o Constellation 33.460, que já estão rodando pelas regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste do Brasil. Os Meteor 29.520 serão usados no transporte de combustível – a Garbuio é uma das principais prestadoras de serviço para a Petrobras. Já as unidades do Constellation 33.460 serão utilizadas para transporte de madeira no Projeto Star, iniciativa da empresa Bracell, uma das maiores produtoras de celulose do mundo. A linha de extrapesados da Volkswagen inclui caminhões de PBTC de 3,5 toneladas a 125 toneladas. Os modelos adquiridos pela Garbuio adotam a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, na faixa de 460 e 520 cavalos de potência, desenvolvido e produzido no Brasil, primeiro país fora da Europa a fabricá-lo.
Urbanos no Paraná
A Francovig Transportes Coletivos, operadora paranaense com sede em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, acaba de adquirir os seus primeiros ônibus urbanos da Neobus. São trinta e uma unidades do modelo New Mega, que fazem parte de um dos lotes da TRIAR – Transporte Integrado de Araucária, e atenderão às linhas urbanas da cidade de Araucária, localizada também na Grande Curitiba. Para essa operação, a Francovig operará com o nome fantasia de “On Bus”. Os novos veículos entrarão em operação até o final deste mês e contam com o novo padrão visual do transporte urbano de Araucária, com iluminação interna e externa 100% em leds. Os veículos têm chassis Volkswagen 17.230 (dezesseis unidades) e Mercedes-Benz OF-1721 (quinze), com 12,56 metros de comprimento total, oferecendo acessibilidade e inclusão para portadores de necessidades especiais, além de itinerários eletrônicos e sistema de áudio com rádio.
Novato embalado
Apresentada ao mercado no último mês de julho, a quinta geração do Apache Vip já está “mostrando serviço”. Em São Paulo, algumas empresas confirmaram a aquisição do modelo da encarroçadora paulista Caio com as novas atualizações. Ao todo, são quarenta e oito unidades destinadas às concessionárias Tietê, Divena, Dibracam e Adivel, podendo ser utilizadas pelas empresas que atendem ao sistema municipal de São Paulo. Os ônibus vêm com portas com acionamento pneumático e bloqueadores, a fim de evitar acidentes com os passageiros. Além disso, as unidades adquiridas têm o sistema Multiplex, que auxilia na identificação de falhas operacionais e elétricas do veículo.
Nos pontos de Vitória
A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de entregar cento e três Volksbus 17.230 OD e quarenta e três Volksbus 17.260 OD para empresas que atuam no Transcol, o sistema metropolitano de transporte coletivo de Vitória (ES). Os veículos são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, câmeras a bordo e bilhetagem eletrônica. Entre as empresas capixabas que adquiriram os ônibus da VWCO está o Grupo Scandia, que recebeu o maior lote, com oitenta e seis chassis produzidos na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, no sul do Rio de Janeiro. Os Volksbus 17.230 OD e 17.260 OD têm motorização MAN D08 com sistema EGR de tratamento de emissões, dispensando assim o uso de Arla 32.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal