A Ram anuncia uma série limitada da 2500 denominada Quarto de Milha, criada especialmente para comemorar os cinquenta e dois anos da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha. Com base na versão Laramie, que custa R$ 427.990, a 2500 Quarto de Milha deverá chegar a R$ 450 mil. A nova configuração será oferecida com a carroceria nas cores Branco Pérola ou Preto Diamond, com opção de interior preto ou bege com marrom. Picape mais potente do mercado brasileiro, a Ram 2500 utiliza motor turbodiesel da Cummins de 6,7 litros com 365 cavalos e 110,7 kgfm de torque. Com alavanca na coluna de direção, o câmbio automático de 6 marchas é calibrado para oferecer trocas mais suaves e baixos níveis de ruído, vibração e aspereza. Um dos responsáveis por isso é o novo solenoide de força variável do conversor de torque, que também reduz o tranco quando ao passar da ré ou Drive para a posição “P” (Park). A tração é selecionada eletronicamente no painel, pelas posições 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, com diferencial traseiro antideslizante.
A Ram 2500 Quarto de Milha aposta muito além do nome e do emblema colocado nas laterais em termos de exclusividade. Entre os diferenciais, a novidade virá com estribos elétricos, que ficam retraídos com as portas fechadas e descem automaticamente quando elas se abrem. O pacote tecnológico será reforçado com itens inéditos para a 2500 no país e que estrearam na Ram 1500 Rebel, como o alerta de colisão frontal com frenagem automática, o assistente de permanência na faixa de rodagem e o controle adaptativo de velocidade com Stop&Go (ACC+) – atua de forma específica com trailer engatado, selecionando automaticamente a maior distância possível do veículo à frente.
Entre as exclusividades da configuração especial estão o sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência, com dezenove alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos. Conta ainda com o head-up display, que projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa à escolha do motorista, mantendo-o com os olhos no caminho por mais tempo, e o retrovisor interno digital com uma tela de LCD – ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás. Esses itens fazem parte do único pacote opcional Level II, com a tampa da caçamba multifuncional.
Na conectividade, destacam-se a central multimídia Uconnect 4C 12 Nav. Colocada verticalmente no painel, a tela é a maior da categoria, com 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis, como navegação por GPS embutida, câmera 360 graus, comandos do ar-condicionado digital dual zone, música em execução e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. A partir das imagens de quatro câmeras espalhadas pelo veículo – uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba –, o Uconnect 4C 12 NAV oferece ao motorista uma boa noção espacial, algo fundamental para um veículo com 6,06 metros de comprimento e 2,12 metros de largura. A lista de itens tecnológicos acrescenta conjuntos ópticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e lanternas de leds, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico, comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota e tela colorida e configurável de TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal