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Depois daquele vírus 

O confinamento geral decretado na Malásia, importante produtora de componentes para veículos, devido ao aumento do número de casos de Covid-19, prejudicará mais uma montadora no Brasil. Por causa das dificuldades na produção causada pela falta de semicondutores, a Volkswagen pretende dar mais dez dias de férias coletivas a cerca de 2 mil trabalhadores da fábrica de Taubaté (SP) a partir do dia 30. Na semana passada, cerca de oitocentos empregados que estavam em casa há vinte dias voltaram ao trabalho. A Toyota já havia anunciado a parada das fábricas de automóveis de Sorocaba e na de motores em Porto Feliz, ambas em São Paulo, por causa da falta de componentes para freios importados da Malásia. Na Fiat, um grupo de trabalhadores de Betim (MG), dispensado por dez dias, também já retornou à linha de produção.

Sabor de aventura 

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A configuração mais aguardada pelos amantes da S10 vem aí. É a versão Z71, conhecida globalmente por agregar um visual mais aventureiro a picapes. Inédita no Brasil, a S10 Z71 é um dos quatro produtos que a Chevrolet lançará no país ainda este ano. Até então, a marca norte-americana havia confirmado os novos Bolt EV e Equinox. A S10 tem vinte e cinco anos de tradição e é a única picape da categoria com mais de um milhão de unidades produzidas. E a S10 está precisando mesmo de uma injeção de ânimo. Há muito tempo, a picape média da Chevrolet deixou de brigar pela liderança contra a Toyota Hilux. Neste ano, até julho, a Hilux teve 23.812 unidades vendidas, ante as 16.924 da S10. “Com a adição da versão High Country, trouxemos um público que busca o máximo em sofisticação, conectividade e segurança. Já a Z71 chegará em outubro para atrair um perfil de consumidor inédito à picape”, explica Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing da GM América do Sul.

Antes da estreia 

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A Jeep apresentou uma imagem do Commander por inteiro, dias antes da estreia do novo modelo da marca norte-americana. O novo Jeep para até sete pessoas foi desenvolvido desde o início no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, em parceria com o de Goiana, em Pernambuco, além de trazer um conceito global. O Commander é o único SUV do segmento D, ou seja, o de utilitários esportivos grandes, projetado no Brasil. A Stellantis (união da FCA com a PSA) promete que o Commander elevará o patamar de luxo da marca na América do Sul. Ele terá produção em Pernambuco e será exportado para outros países latino-americanos. Na quinta-feira desta semana, se inicia a pré-venda do primeiro lote de quinhentas unidades do Commander, com condições especiais para quem optar por adquirir o veículo antecipadamente. Para fazer a compra, os clientes devem acessar o hotsite https://commander.jeep.com.br/ a partir das 10h e fazer o pagamento de R$ 5 mil como sinal. A reserva também pode ser feita em uma das mais de duzentas concessionárias da Jeep no Brasil. De janeiro a julho deste ano, a Jeep teve as duas primeiras posições entre os SUVs no Brasil, com o compacto Renegade, com 47.462 unidades emplacadas, e o médio Compass (39.220).

Ofertas para PcD 

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A Caoa Chery anuncia ofertas especiais para o público PcD. Os modelos Tiggo 2 e Tiggo 3X Turbo estão sendo oferecidos com desconto adicional de fábrica de 5%, somado à isenção de IPI, prevista em lei. A promoção é válida para o Tiggo 2 1.5 ACT automático, comercializado a partir de R$ 77.946, e para o Tiggo 3X 1.0 Turbo Plus, com preços partindo de R$ 83.923. As ofertas são válidas para toda a rede de concessionárias da marca sino-brasileira, com pronta entrega. Além dos descontos de fábrica, os modelos contam com opções diferenciadas de financiamento. Os clientes interessados em fazer um test-drive e conhecer todas condições de pagamento podem procurar a loja mais próxima em https://caoachery.com.br/concessionarias . A Caoa Chery vem ganhando fatia de mercado ao longo do último ano, com aumento de 115% nas vendas em relação a 2020. Só nos sete primeiros meses deste ano, foram 19.093 veículos emplacados, que renderam 1,63% de “market share”, deixando a empresa em décimo lugar no ranking das fabricantes de veículos nacionais.

O último da espécie 

Se a Ford fechou as portas para a produção do Brasil, ela não está dormindo nos Estados Unidos. Recentemente, a marca lançou a nova edição do GT, a 64 Prototype Heritage Edition 2022, que marca o último ano de fabricação do supercarro. O Ford GT 64 Prototype Heritage é uma homenagem aos protótipos de 1964 que venceram as 24 Horas de Le Mans de 1966 a 1969 e em 2016. O novo carro é atração do Monterrey Car Week, na Califórnia, ao lado do único “bólido” remanescente de 1964 com a pintura original, o GT/105. O motor do 64 Prototype Heritage é o mesmo dos outros atuais GT: 3.5 V6 Ecoboost com 660 cavalos de potência. A produção se inicia em janeiro, mas as reservas já foram abertas nos Estados Unidos. O GT 64 Prototype Heritage tem a cor Branco Wimbledon, grafismos azuis e faixa tripla no teto. Tem ainda fibra de carbono exposta nas rodas de 20 polegadas e difusores dianteiro e traseiro.

Sem medo de cara feia 

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A Dunlop apresenta seu mais novo lançamento no Brasil para os segmentos de picapes e SUVs que se aventuram em todos os terrenos, sejam no asfalto ou na terra mais difícil: o Grandtrek AT5. O novo modelo é produzido na fábrica de Fazenda Rio Grande (PR). O desenho e a rigidez da banda de rodagem, a adoção de ejetores de pedras e o perfil da carcaça aprimorado buscam garantir performance nos pisos mais complicados. Com a proposta “All Terrain”, ou seja, pronto para enfrentar qualquer condição de terreno, o lançamento do Grandtrek AT5 é uma atualização da linha de pneus da marca e promete uma durabilidade 50% maior, além de estabilidade 25% melhor e aderência 10% superior no piso molhado. Com dezesseis medidas disponíveis, o AT5 conta com opções para atender do aro 14 ao 18. “Este lançamento vem reforçar a imagem da Dunlop neste importante segmento de pneus de uso misto”, orgulha-se Rodrigo Alonso, diretor de Vendas e Marketing da Dunlop.

Mobilidade racional

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Com os preços da gasolina aumentando em ritmo alucinante no Brasil, é sempre importante se saber como conduzir o automóvel da forma mais econômica possível. Para isso, a Carupi, startup de tecnologia que ajuda a agilizar o trâmite de compra e venda de carros, preparou alguns “pulos do gato” para os motoristas:

– Quanto mais peso, maior o consumo. Por isso, é bom evitar de levar peso extra no veículo.
– Usar o ar-condicionado com moderação. O uso frequente desse recurso aumenta o consumo de combustível em 20%.
– Não se arriscar na “banguela”. Além de não ser seguro, o hábito de dirigir com o câmbio em ponto-morto nas descidas não ajuda a economizar e ainda contribui para um desgaste dos freios.
– Manter o veículo o mais aerodinâmico possível, como deixar as janelas e o teto solar fechados.
– Calibrar os pneus com frequência.
– Manter as trocas de óleo e do filtro de ar em dia.
– Não deixar os dispositivos elétricos ligados sem necessidade.
– Usar os aplicativos de trânsito para escapar dos congestionamentos urbanos.
– Utilizar os aplicativos de consumo. A maioria deles é gratuito.
– Abastecer com o combustível indicado no manual do veículo. Em certos casos, os combustíveis “premium” podem não exercer nenhuma influência no desempenho do carro, tornando-se um gasto desnecessário.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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