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Em 1981, para brigar com a Ford Série F, a fabricante norte-americana de automóveis Dodge resolveu renomear os modelos sucessores das picapes séries D e B como Ram e Power Ram, respectivamente para tração 4×2 e 4×4. O termo “Ram” significa carneiro, um símbolo usado pela Dodge há quase noventa anos, desde 1933. Mais tarde, a linha de picapes deixou a marca Dodge e foi criada a Ram Truck, uma divisão de veículos comerciais leves a médios do grupo Chrysler, que já controlava a Dodge e, em 2010, tornou-se uma subsidiária do grupo ítalo-americano Fiat Chrysler Automóveis (FCA). No início de 2021, a FCA fundiu-se à aliança PSA Peugeot Citroën para criar o conglomerado Stellantis. Atualmente, o mercado brasileiro é um dos maiores para a Ram. Com apenas dois produtos nas concessionárias locais, a recém-lançada Ram 1500 e a Ram 2500, que é vendida oficialmente no país desde 2005, a marca está a caminho de dobrar o total de emplacamentos pelo segundo ano seguido. De janeiro a julho, foram 2.026 unidades – 1.646 da 2500 e trezentas e oitenta da 1500, cujas entregas começaram no final de abril. A previsão é de encerrar o ano com cerca de três mil picapes comercializadas. Em 2020, foram 1.475 exemplares.

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            Um dos pilares que sustentam o crescimento da Ram no Brasil é a rede de concessionárias. Já são cinquenta e dois pontos espalhados por todo o território nacional e, até o final deste ano, serão cinquenta e seis. Segundo a Ram, o nível de satisfação do consumidor da marca vem crescendo seguidamente e, em junho, atingiu o melhor patamar histórico. E a proposta é que o atendimento continue sendo aprimorado com a novo padrão de arquitetura interior das lojas. A nova decoração começou a ser aplicada nos últimos meses e estará na maioria das concessionárias até dezembro. A proposta dessa renovação é de tratar o cliente da melhor forma possível desde a entrada na loja. Seja para passar rapidamente ou permanecer um tempo maior, todos os espaços foram repensados para receber bem e destacar a marca Ram, com uma sala de estar especial e área exclusiva para os produtos da Ram Store. Ainda em relação às vendas, em breve, os clientes da marca terão à disposição o programa de recompra garantida Next Ram e um novo formato de reserva, em parceria com a rede de concessionárias. Será um processo 100% online.

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            Para aprimorar o relacionamento com o público-alvo da marca e ultrapassar as “fronteiras” das concessionárias, a Ram está criando novos laços com universos esportivos e empresariais que se relacionam com seus produtos. É o caso da equipe Prata Polo, da Associação Nacional dos Três Tambores, da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha e do Doda Training Center. Para esse público, formado pela parcela mais abonada do agronegócio brasileiro, a Ram anuncia um modelo inédito no Brasil. Embora não tenha sido confirmado qual será, conforme o revelado em um “teaser” apresentado pela marca, é possível concluir que se trata da 3500 Dually, a maior picape da Ram. O modelo é equipado com o mesmo motor seis cilindros 6.7 turbodiesel da Ram 2500, mas em uma configuração de 405 cavalos e robustos 138,2 kgfm de torque, gerenciada por uma transmissão automática de 8 marchas. A nova picape tem tração integral, rodado duplo na traseira e pode tracionar até 15,9 toneladas. O comprimento pode chegar a 6,60 metros, dependendo da configuração da caçamba. A novidade deve chegar às concessionárias nacionais no último bimestre de 2021. “Como grandiosidade está no nosso sangue, posso garantir que essa nova picape trará maior capacidade de carga e reboque, mais torque e potência e dará show também em acabamento e tecnologia”, comemora Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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