Do outro lado do Atlântico
A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de ampliar seu portfólio de caminhões em Angola. Agora, os clientes do país localizado na África Central podem contar com a linha Delivery de caminhões leves da Volkswagen, que já são comercializados em outros quinze destinos, fora do Brasil. O primeiro modelo de caminhão leve “made in Brazil” a desembarcar no novo mercado é o Delivery 9.170, que já chega com unidades encaroçadas em vários segmentos, como carga seca, baú carga geral, grua e baú frigorifico, além de opções de encomendas sob medida para o cliente. Os caminhões produzidos na fábrica fluminense de Resende conquistaram toda a América, desde o México, ao norte, passando por Aruba, no Caribe, Costa Rica e Guatemala, na América Central, até quase toda a América do Sul. O Delivery 9.170 Euro 3, o primeiro da família a desembarcar em Angola, é movido por um motor Cummins ISF de 3,8 litros, com torque máximo de 61,2 kgfm e 165 cavalos de potência.
Rotas paulistanas
Tradicional cliente da Caio, a Sambaíba Transportes Urbanos, que opera na Zona Norte da capital paulista, adquiriu cinquenta e quatro unidades do ônibus urbano Millennium, de quarta geração. Os veículos já em operação são identificados pelas cores prata e azul, seguindo o padrão visual determinado pela SPTrans para a região. Todas as unidades foram produzidas na versão piso-baixo, sendo cinquenta no modelo articulado e quatro no padrão. Para garantir acessibilidade, os ônibus contam com rampa, para a entrada segura de portadores de necessidades especiais, assentos para usuários com mobilidade reduzida e idosos, além de espaço para cadeira de rodas, cão-guia e sinais de parada em alto relevo. Ar-condicionado, poltronas ergonômicas e estofadas, tomadas USB em vários pontos do salão interno, destinadas ao carregamento de celulares e dispositivos móveis, também estão em todos os cinquenta e quatro modelos. Para economia e maior durabilidade, a iluminação interna e itinerários eletrônicos, localizados em pontos específicos da carroceria, são em leds.
Na subida do morro
A Hyundai promete entregar 1.600 unidades do caminhão a célula de combustível Xcient Fuel Cell até 2025 na Suíça. Com 9,75 metros de comprimento, 2,51 metros de largura, 3,73 metros de altura e 5,13 metros de distância de entre-eixos, os caminhões sul-coreanos vêm sendo avaliado no país europeu. No teste feito em situações reais por vinte e cinco operadores logísticos locais, os veículos, que têm peso bruto total (PBT) de 36 toneladas, já percorreram mais de um milhão de quilômetros. De acordo com a Hyundai, 631 toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera. Segundo a marca, o cálculo foi feito comparando o Xcient Fuel Cell com um caminhão equivalente equipado com motor a diesel. O modelo é movido por motor 100% elétrico abastecido por energia gerada por meio de uma reação química na célula de combustível abastecida com hidrogênio. Não há emissões de poluentes. Diferentemente do que ocorre com os veículos elétricos, um caminhão a célula de combustível não precisa ficar muito tempo parado em postos de recarga – o Xcient Fuel Cell tem sete tanques com 32,09 quilos de hidrogênio e, de acordo com a Hyundai, encher os tanques leva de oito minutos a vinte minutos, o que permite ao caminhão com carroceria rígida, tração 4×2 e rebocando 18 toneladas poder rodar cerca de 400 quilômetros. Conforme a Hyundai, o Xcient Fuel Cell entrou em produção em série em 2019 e agora recebeu as primeiras atualizações, incluindo a potência ampliada para cerca de 476 cavalos. A transmissão é automática de 6 velocidades e a velocidade máxima é de 85 km/h. Depois da Suíça, a ideia da Hyundai é oferecer seu modelo na Alemanha e Holanda.
Em nome do marketing
Quem comprar caminhão Mercedes até o dia 2 de setembro poderá gravar seu sobrenome na parte frontal do veículo. A Mercedes-Benz acaba de lançar a promoção “Caminhão com nome e sobrenome”. Os primeiros cinquenta clientes que comprarem caminhões da marca até o dia 2 de setembro poderão colocar seu nome gravado junto com a assinatura do veículo. Para participar da promoção, é preciso iniciar a compra de um zero-quilômetro pelo site www.showroommercedes-benz.com.br . Quando finalizar a negociação em até trinta dias, o cliente recebe seu caminhão com seu sobrenome gravado. Apenas um sobrenome poderá ser escolhido e ele deverá ter de quatro a doze caracteres. Cada cliente poderá comprar até cinco caminhões dentro da promoção, que é válida para qualquer modelo novo da Mercedes-Benz, sem custo extra para gravação do nome. Além do caminhão personalizado, o participante da promoção poderá acompanhar a fabricação de seu veículo por meio de imagens reais, direto da linha de montagem, em São Bernardo do Campo/SP. O caminhão chegará ao cliente com um documento que simula uma “certidão de nascimento”, como um ritual simbolizando a chegada de um novo membro à família.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal