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Poder das scooters

            A crescente demanda por mobilidade nas grandes cidades é um dos fatores que explicam a procura pelas scooters como solução de transporte. Tanto em grandes centros urbanos quanto nas pequenas cidades do interior, jovens, recém-habilitados, motociclistas experientes e o público feminino optam pelas scooters. A facilidade de pilotagem das scooters e a evolução tecnológica dos modelos abriram as portas do mundo das duas rodas para novos adeptos. No mês de julho, o segmento de scooters registrou um recorde histórico no volume de emplacamentos: foram 10.195 unidades. No ranking de marcas, a Honda Motos lidera as vendas, com a comercialização de 6.589 unidades, melhor resultado da série histórica, com participação de mercado de 64,6%. A scooter líder absoluta em vendas no país é a PCX 150, que entrega um pacote de praticidade e funcionalidade de equipamentos, proporcionando uma pilotagem confortável e segura. “As scooters vêm trazendo para as ruas novos usuários e usuárias, que praticam a conveniência sobre duas rodas em um veículo que ocupa pouco espaço, é amistoso, seguro, tem baixo consumo de combustível e impacto em termos ambientais e é democraticamente acessível”, comemora Alexandre Cury, diretor Comercial da Honda Motos.

Novata nas vitrines

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        Em julho, a BMW anunciou o início da produção da nova G 310 GS em sua fábrica na Zona Franca de Manaus, sua primeira unidade fora da Alemanha destinada às motocicletas. Lançada em 2016, a G 310 GS teve sua primeira reestilização apresentada na Alemanha no final do ano passado, agregando leves mudanças em seu visual, com novas proteções laterais, iluminação em leds, embreagem deslizante e alavancas de freio e embreagem com quatro níveis de ajuste. A nova geração da trail está disponível ao preço sugerido de R$ 35.900, incluindo um “pacote de boas-vindas”, que agrega três anos de garantia, três revisões gratuitas e três anos de assistência vinte e quatro horas. O motor é o mesmo monocilíndrico de 313 cm³ refrigerado a líquido que entrega 34 cavalos a 9.500 giros e torque de 2,8 kgfm em 7.500 rpm. A transmissão segue utilizando câmbio de 6 velocidades com secundária por corrente. As rodas têm aro 19 na frente e 17 atrás.

Eletricidade à italiana

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        A 860 GT, lançada pela marca nos anos 70, é uma das mais icônicas motocicletas da Ducati. Repensá-la como um modelo elétrico foi a proposta do estúdio Italdesign, criado por Giorgeto Giugiaro. O famoso estúdio de design já foi parceiro da Ducati em outros projetos, e o resultado da mais recente experiência é a 860-E Concept. Os designers se inspirara no modelo clássico para criar uma motocicleta que consegue ser simultaneamente nostálgica e futurista. Os frisos verticais da moto original foram mantidos, porém, a 860-E incorpora inovações como os faróis de leds circulares. O espaço anteriormente do motor de dois cilindros em “V” é ocupado pelas baterias. Como é um estúdio de estilo, não há informações sobre a motorização.

Casulo sobre rodas

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        Combinar o que há de bom em carros e motocicletas. Essa é a proposta da Devil S Concept, o conceito da Husqvarna que incorpora muitas das tendências automotiva imaginadas para o futuro. A inspiração vem da forma de um vagalume. O estudante de design californiano Haochen (Wenson) Wei projetou uma motocicleta da marca sueca com um caráter muito elegante e corajoso, que não despreza a segurança. Na maioria das vezes, as motocicletas são rotuladas como perigosas, pois expõem o corpo do motociclista a riscos de colisão em alta velocidade em caso de acidente. Na Devil S Concep, o motociclista senta-se dentro da motocicleta e duas portas o “envolvem” em um casulo de segurança, algo que é reconfortante em altas velocidades. O interior do Devil S Concept complementa as necessidades do piloto com toda a telemetria e informações vitais exibidas nos painéis laterais frontais. Nas intenções do designer, essa Husqvarna ficaria à vontade tanto no asfalto da cidade quanto nas estradas de terra. O conceito expressa a opinião de que, num breve futuro, não haverá mais motocicletas “descobertas”, ou serão exceção.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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