A Ford F-150 é a picape mais vendida do mundo – e também lidera os emplacamentos nos Estados Unidos desde o início da década de 80. Lançada em 1948, estava entre as primeiras picapes que apareceram no mercado norte-americano após a Segunda Guerra Mundial, oferecendo uma dirigibilidade mais confortável em comparação às picapes conhecidas até então. A atual geração é a décima terceira e foi apresentada em 2015 – no ano passado, a picape produzida em Dearborn, no Estado de Michigan, e em Kansas City, no Missouri, emplacou 968.179 unidades, sendo 98% das vendas foram concentradas nos Estados Unidos e no Canadá – até 2022, a expectativa é que a F-150 possa ser lançada no Brasil, em um posicionamento acima da Ranger. O modelo já estrelou vários videogames, ganhando em maio deste ano uma configuração elétrica, a Lightning, e agora uma versão real saída do universo eletrônico. A Cinema Vehicles, preparadora de carros para a televisão e cinema, foi a responsável por “dar vida” ao modelo virtual. Com bitola mais larga, pneus de 37 polegadas e turbina de foguete na caçamba, a F-150 Rocket League Edition parece pronta para voar.
A fabricante norte-americana patrocina o “Ford + Rocket League Freestyle Invitational”, uma competição com um painel de jurados perante o qual um conjunto selecionado de jogadores mostra os seus melhores movimentos e truques no jogo. A versão real da picape saiu da Rocket League e foi exibida no Salão de Chicago, primeiro evento norte-americano do setor a contar com a presença do público depois de dezoito meses. Competição radical que combina duas paixões dos “gamers” em todo o mundo – futebol estilo arcade e destruição automotiva –, a Rocket League ganhou fama também pela qualidade do design gráfico e por ter controles fáceis de se manejar. No desenvolvimento da Rocket League, a equipe de design da F-150 trabalhou em parceria com os designers da produtora Psyonix para que o jogo reproduzisse as características de estilo da Série F. Como, por exemplo, o formato exclusivo do farol em “C”, os arcos de rodas arredondados e o emblema “F-150” na traseira.
Como itens exclusivos, a F-150 Rocket League Edition traz grafismos na carroceria, design de foguete nas lanternas e uma bitola mais larga que a F-150 Raptor. Além de carroceria mais curta e larga, a customização feita pela Cinema Vehicles incluiu a grade dianteira e as colunas “A” com formato mais agressivo. A caçamba tem iluminação alaranjada que gira rapidamente para simular uma turbina. “A F-150 real tem as quatro rodas no chão. No jogo, os veículos voam e batem em uma bola de futebol gigante, basicamente. Então, ela precisava parecer capaz de fazer isso”, explica Adam Riccobelli, designer da Ford.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal