Divulgaçâo

Quatro centenas

            A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de entregar as últimas unidades de um lote de mais de quatrocentos veículos à Cervejaria Cidade Imperial, fabricante brasileira de bebidas com sede em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Entre os caminhões adquiridos estão os modelos Constellation 17.230, 24.280 e 30.280, além do Delivery 11.180 em suas versões 4×2 e 4×4. O cliente já é parceiro de longa data da Volkswagen, contando com cerca de mil caminhões da marca em sua frota, que rodam em mais de noventa cidades brasileiras transportando água mineral, energéticos e cervejas. Além de utilizar os caminhões para uso próprio, a Cervejaria Cidade Imperial oferece sua frota para locação a revendedores. O Delivery 11.180 é equipado com o motor Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR, com 175 cavalos de potência, torque de 61 kgfm e transmissão manual de 6 velocidades. Sua versão 4×2 é indicada para entregas urbanas e o modelo 4×4 é o único caminhão leve com tração integral do país, capaz de operar em estradas ou fora delas. Os Constellation 24.280 e 30.280 são equipados com motor MAN D08 de seis cilindros e que não utiliza Arla 32. Já o Constellation 17.230 tem motor MAN D08 de quatro cilindros e também não necessita do Arla 32.

No embalo do hidrogênio

Divulgaçâo

        A Hyvia é uma joint venture da Renault com a Plug Power, criada para produzir e distribuir tecnologias de veículos a hidrogênio, que será lançada até o final deste ano. O objetivo da Hyvia será oferecer hidrogênio para veículos e aprimorar a estrutura de recarga em toda a Europa. Até dezembro, a nova empresa promete montar células a combustível na fábrica em Aubergenville, na França. A Hyvia também lançará três veículos comerciais com base em modelos da Renault e movidos a célula de combustível. Um deles será o furgão Master H2-Tech, com 12 m³ de volume útil e autonomia de até 500 quilômetros. Haverá ainda um Master H2-TechH com capacidade de 19 m³, mas com autonomia de até 250 quilômetros. O terceiro modelo é o Master Citybus H2-TECH, um micro-ônibus urbano para quinze pessoas com autonomia de 300 quilômetros. Os utilitários terão baterias de 33 kWh, célula a combustível de 30 kW e tanques com capacidade de 3 a 7 quilos de hidrogênio, conforme a versão.

No trânsito paulistano

Divulgaçâo

        A Sambaíba Transportes Urbanos, que opera na Zona Norte da capital paulista, adquiriu cinquenta e quatro unidades do ônibus urbano Caio Millennium, da quarta geração. Os veículos são identificados pelas cores prata e azul, seguindo o padrão visual determinado pela SPTrans para a região. Todas as unidades foram produzidas na versão piso baixo, sendo cinquenta no modelo articulado e quatro no padrão. Os ônibus contam com rampa para o acesso de portadores de necessidades especiais, assentos para usuários com mobilidade reduzida e idosos, além de espaço para cadeira de rodas, cão-guia e sinais de parada em alto relevo. Os ônibus são equipados com ar-condicionado, poltronas ergonômicas e estofadas, tomadas USB em vários pontos do salão interno, destinadas ao carregamento de celulares e dispositivos móveis.

Família ampliada

Divulgaçâo

        A Volkswagen Caminhões e Ônibus expande o portfólio de ônibus para o transporte urbano com lançamento do novo Volksbus 15.190 ODS. Equipado com suspensão pneumática integral, o modelo estreia para atender ao pedido de operadores das grandes cidades, combinando vantagens operacionais ao conforto a bordo. A suspensão dianteira traz dois bolsões e a traseira conta com quatro, além de amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora. O modelo foi desenvolvido para atender à demanda das grandes cidades, porém, é adequado também às operações de fretamento. O chassi é equipado com motor MAN D08, com 186 cavalos e 71,3 kgfm do torque. A transmissão manual ZF de 6 marchas é associada ao sistema de cabos e auxílio pneumático. Com PBT de 15 toneladas, é indicado para carrocerias de até 11 metros de comprimento.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal

DEIXE UMA RESPOSTA