Exatamente um ano depois revelar sua nova geração ao mundo, o Defender desembarca a linha 2022 no Brasil. O septagenário SUV da Land Rover chega em agosto em duas versões, a 110 P300 SE, com preço de R$ 543.950, e a HSE, por R$ 567.950, ambas com o pacote de equipamentos destinados ao país. As duas configuração têm opção de sete lugares, incluindo a terceira fila de bancos com ar-condicionado, sensor de qualidade e ionização de ar da cabine, pelo preço de R$ 13 mil. Importado da cidade de Nitra, na Eslováquia, o Defender não teve mudanças visuais externas. Com apenas um ano de “vida”, a novíssima geração do famoso SUV nem precisa mesmo. As duas versões são equipadas com o motor 2.0 Ingenium turbo a gasolina de 300 cavalos de potência e 40,5 kgfm de torque, sempre associado a uma transmissão automática de 8 marchas, à tração integral com diferencial central com bloqueio ativo e aos mais avançados sistemas de utilização off-road da marca (o Terrain Response II), configuráveis.
No interior, a principal novidade é a central multimídia Pivi Pro, que conta com tela de 11,4 polegadas na versão topo de linha HSE, com interface intuitiva, GPS integrado e respostas mais rápidas, podendo receber atualizações de forma remota (“over-the-air”) por meio de uma conexão Wi-Fi. O painel de instrumentos digital permanece o mesmo, com tela de 12,3 polegadas.
O novo Defender tem teto solar panorâmico, bancos de couro – sendo os dianteiros elétricos e climatizados com quatorze ajustes e memória –, compartimento refrigerado no console central e a função “capô transparente”, que possibilita ao motorista observar o terreno à frente pelo display central. Conta ainda com o recurso ClearSight Rear View, que oferece uma visão traseira livre de obstáculos por meio do retrovisor interno. Como opcional, tem carregador sem fio para smartphones. “O Defender chega em sua versão 2022 ao Brasil na melhor configuração possível, com um design consagrado e a melhor combinação entre capacidade off-road e conforto para os ocupantes, tornando-o um dos veículos mais emblemáticos da Land Rover de todos os tempos”, afirma Paulo Manzano, diretor de Marketing da Jaguar Land Rover.
Depois de ter seus primeiros rabiscos desenhados nas areias de uma praia, imediatamente após à Segunda Guerra Mundial, o Defender foi apresentado em 1947 e lançado um ano seguinte como Série 1. Dizer que o modelo inglês tem mais de setenta de estrada é quase um eufemismo, pois ele já andou em todo esse tempo muito mais por terrenos extremamente difíceis. Ao longo dos anos, o Defender tornou-se uma espécie de carro-oficial da Cruz Vermelha, das ações humanitárias da ONU – especialmente no continente africano – e o veículo típico dos safáris.
A quinta geração do Defender tem como base a nova arquitetura D7x da Land Rover, projetada para situações extremas, feita de uma construção monobloco leve e forte de alumínio. Conforme a marca, é a carroceria mais resistente que a Land Rover já produziu, sendo dez vezes mais rígida em comparação à da geração anterior. O chassi é protegido por uma chapa de aço de alta resistência, que preserva os principais componentes e sistemas da parte de baixo do carro. As características clássicas do SUV para todo o terreno foram preservadas, porém, repensadas e aprimoradas. Ainda no design, a fabricante manteve a concepção básica do modelo, com linhas retas, alto e estreito, inclusive com a tradicional “Janela Alpina” na parte de cima das laterais – pequenas aberturas horizontais envidraçadas. Na duas versões vindas para o Brasil na linha 2022, a Land Rover oferece quatro pacotes de acessórios, aumentando as funcionalidades. As combinações são as mais variadas, do Urban Pack, para uso no dia a dia, ao Explorer Pack, que se propõe a levar o carro ao extremo, adicionando todos os elementos necessários para enfrentar qualquer terreno e situações severas de off-road sem abrir mão do conforto.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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