A Iveco acaba de apresentar a nova geração da versão para transporte de passageiros da família de comerciais leves Daily, o Daily Minibus. O modelo se destaca entre os concorrentes pela utilização da plataforma baseada em chassi-longarina, característica que, segundo a Iveco, faz com que a vida útil do produto seja superior quando comparado com veículos monobloco. A ampla variedade de aplicações é outra marca do Daily Minibus, que pode ser usado no transporte urbano, intermunicipal, fretamento e locação. O novo modelo tem itens de série como controle de estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático, sensor de ré, rádio com Bluetooth e entrada USB, airbag para o motorista e trio elétrico. Opcionalmente, pode contar com airbag duplo, multimídia, comandos no volante e câmera de ré.
O Minibus está disponível nas versões Fretamento e Turismo e pode levar quinze passageiros (45-170), com rodado simples traseiro, e dezoito ou vinte passageiros (50-170), com rodado duplo traseiro. A Iveco Bus comercializa ainda a versão Vetrato, que oferece as mesmas características técnicas e funcionais do Minibus, fornecida com as janelas envidraçadas colocadas, mas com o salão de passageiros vazio, para ser customizado pelos implementadores e transformadores conforme o desejo do cliente. Também é possível obter um Minibus com acessibilidade por meio de Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), projetado para oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo. O dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily, “projeta” o assento para fora do veículo, o que permite ao passageiro embarcar e sair do veículo já sentado.
Em termos de design, o Minibus investe em um estilo aerodinâmico, como nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, com novos farois, luzes de posição e auxiliares de neblina. O novo para-choque dianteiro é tripartido, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões leves. O novo ângulo de inclinação do para-brisa ajuda a melhorar a visibilidade, e a direção com coluna ajustável serve para proporcionar mais conforto e segurança. A diminuição do tamanho do volante, de acordo com a Iveco, contribui para gerar a sensação de que o motorista está dirigindo um automóvel. O volante e a alavanca de câmbio são posicionados no painel. O painel de instrumentos tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de “feedback” e manutenção. Destaque para o sistema multimídia (opcional), com tela “touchscreen” de 7 polegadas com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, Android Auto e Apple CarPlay.
A tarefa de impulsionar o Minibus fica por conta do motor F1C da FPT Industrial, um 3.0 16V com quatro cilindros, turbodiesel de duplo estágio e injeção eletrônica do tipo Common Rail, que desenvolve 170 cavalos de potência a 3.500 rpm e torque de 40,7 kgfm de 1.250 rpm a 2.900 rpm. A motorização conta com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape, dispensando o uso do agente Arla 32 no catalisador. Conforme a engenharia da Iveco, o F1C garante a melhor performance do veículo, oferecendo força nas subidas e agilidade nas saídas e retomadas, permitindo atender aplicações urbanas e intermunicipais. No novo Daily Minibus, uma série de itens visa tornar a viagem mais segura para o motorista e os passageiros. Entre eles, o assistente de estabilidade eletrônica – atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando o veículo se torna instável –, o assistente de freio hidráulico – reduz a distância de parada quando o pedal é acionado de forma rápida –, e a compensação hidráulica de frenagem – detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS. Já a Performance Hidráulica do freio traseiro aumenta a pressão no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle do ABS, aumentando a eficiência total da parada.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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