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Evolução em prática

            A Marcopolo apresenta a Geração 8 de sua linha de ônibus rodoviários. Segundo a encarroçadora gaúcha, líder nacional na fabricação de carrocerias de ônibus com 51,6% de mercado, a nova família representa um avanço em inovação para a marca em termos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia para passageiros e motorista. Composta pelos tradicionais modelos das linhas Viaggio e Paradiso, em suas diferentes versões, a Geração 8 foi desenvolvida para os chassis das principais montadoras e, a partir do mês de agosto, sairão da linha de montagem da unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul. A Geração 8 se destaca pela fluidez das linhas e pelo design limpo e moderno para transmitir sensação de velocidade e leveza. A concepção do projeto teve como premissa trazer atributos de excelência para operadores, motoristas e passageiros. Segundo a Marcopolo, o trabalho conjunto para o desenvolvimento da Geração 8 resultou em uma melhoria de 11% no coeficiente aerodinâmico. A iniciativa é um grande atrativo para as empresas de transportes, pois permite economia de combustível e redução de custos operacionais. Para ampliar o espaço interior e melhor acomodar passageiros e bagagens, a Marcopolo trabalhou em diferentes frentes. As poltronas ganharam uma nova estrutura e desenho ergonômico, aumentando o espaço para as pernas. Também foi adotada uma nova forma de distribuição das composições das espumas do assento e do encosto, com a proposta de garantir ainda mais conforto e acolhimento. Outro ponto pensado foi o sistema de reclinação, que conta com acionamento mais fácil e suave. A atual linha de rodoviários, a New G7, continuará em produção e vendas, recebendo atualizações e inovações.

Para cuidar da rede

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        A Mercedes-Benz Vans promoveu recentemente a venda de vinte e cinco veículos Sprinter Truck para a empresa Norte Tech, responsável pela manutenção das redes elétricas dos Estados do Amazonas e de Roraima. A negociação incluiu oito veículos de 4 toneladas (416 longo) e dezessete unidades da versão de 5 toneladas (516 extra-longo), que serão entregues nos próximos meses. A Norte Tech é a principal empresa prestadora de serviços de energia elétrica, manutenção de redes energizadas (linha viva) e desligadas, e blindagem de rede, além de poda de árvore nos dois Estados. A companhia tem uma frota variada composta por automóveis, picapes, comerciais leves e caminhões, totalizando cerca de 1.200 unidades. Os veículos Sprinter Truck da Norte Tech serão equipados com o cesto aéreo para a manutenção nas redes elétricas, o que reforça toda a versatilidade do modelo para receber vários tipos de implementos. Neste ano, os modelos Sprinter da categoria Chassi passaram a ser denominados como Sprinter Truck, reforçando o novo posicionamento do produto para a categoria de caminhões de 3,5 a 5 toneladas. A estrutura do veículo se destaca pela sua versatilidade em se adaptar a vários tipos de implementos como carga seca, baú, refrigerado, motorhome e foodtruck. Além disso, o modelo apresenta diferentes opções de tonelagem e distâncias de entre-eixos, oferecendo a maior capacidade de carga útil da categoria, chegando a 1.620 quilos na versão Street de 3,5 toneladas e a 2.220 quilos na linha de 4 toneladas.

Liderança ao sul do Mercosul

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        A Associação dos Concessionários da República Argentina (ACARA) informou que as vendas de veículos pesados cresceram 36,7% em junho de 2021, comparado ao mesmo mês de 2020. O acumulado dos primeiros seis meses de 2021 chega a 7.536 unidades, aumentando 64,5% em relação ao primeiro semestre de 2020. O mercado de caminhões acima de 16 toneladas atingiu o volume de 4.603 unidades no semestre, 59% superior ao mesmo período do ano anterior. Foi nesse segmento que a Iveco se consolidou como líder de vendas no primeiro semestre deste ano. Por sua vez, o modelo Tector 170E28 foi o caminhão mais vendido, com um total de quinhentas e noventa e quatro unidades emplacadas. Com onze anos seguidos de liderança na categoria de caminhões acima de 16 toneladas, a marca segue com a produção ininterrupta em sua fábrica de Córdoba com grandes apostas para o mercado nacional. “Comemoramos uma nova conquista do mercado argentino. A liderança no segmento acima de 16 toneladas representa um grande resultado. Continuaremos trabalhando na região para atender às necessidades de nossos clientes com a qualidade e o compromisso de sempre”, comemora Márcio Querichelli, presidente da Iveco na América do Sul.

Semi por inteiro

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        Apresentado em 2017 e prometido inicialmente para 2019, o caminhão elétrico Tesla Semi está próximo de ter a produção em série iniciada. O modelo pretende ser o primeiro caminhão elétrico para longas distâncias do mundo. A linha de montagem será em Nevada, nos Estados Unidos, onde serão produzidos inicialmente cinco caminhões elétricos por semana. A aerodinâmica é um atributo importante para um veículo elétrico, e o Tesla Semi tem 0,36 de coeficiente aerodinâmico (Cx), similar ao de um SUV médio. A Tesla promete que o Semi terá autonomia semelhante à de caminhões com motor a diesel.  De acordo com a marca, o peso bruto total (PBT) é de 36 toneladas e a autonomia poderá variar de 480 a 800 quilômetros, conforme o pacote de baterias adquirido. Segundo informações não confirmadas, a Pepsico já teria comprado quinze unidades do Semi para operar na Califórnia.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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