Causa própria
A Ducati apresentou na Itália uma edição especial da Panigale V2 em homenagem ao vigésimo aniversário do primeiro Campeonato Mundial de Superbike conquistado por Troy Bayliss. A “dobradinha” da marca italiana e o piloto australiano gerou cinquenta e duas vitórias, noventa e quatro pódios e os títulos mundiais de 2001, 2006 e 2008, arrebatados com a 996 R, a 999 R e a 1098 R, todas movidas por motores L-Twin com comando de válvulas desmodrômico. A Ducati Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary é uma edição limitada e numerada que traz um grafismo inspirado na superbike 996R, com a qual Bayliss conquistou seu primeiro título. A versão Bayliss 1st Championship 20th Anniversary é caracterizada pelo Vermelho Ducati com grafismos verde e branco em homenagem ao espírito italiano da fabricante de motocicletas com base em Bolonha, enquanto o número 21 de Bayliss e o logotipo da Shell reforçam visualmente a referência da moto das pistas. O autógrafo de Bayliss aparece no tanque de combustível, enquanto a mesa superior de alumínio do garfo mostra o nome da moto e a numeração exclusiva da série limitada. A edição é configurada com um assento único e vem de série com uma bateria de íons de lítio para aliviar o peso, deixando a moto três quilos mais leve que a versão padrão – totaliza 174,5 quilos. O motor é o mesmo da Panigale V2 “normal”: um bicilíndrico em “L” Superquadro de 955 cm³, com potência de 155 cavalos a 10.750 rpm e torque de 10,6 kgfm a 9 mil rpm.
Efeito suspensivo
A Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer desembarca em sua versão 2021 com atualizações na suspensão eletrônica Skyhook da Showa. A linha Versys 1000 utiliza o mesmo motor tetracilíndrico em linha da Z 1000, com redução de potência de 150 cavalos para 120 cavalos e curva de torque priorizada para baixas e médias rotações. O motor faz parte da estrutura do chassi de dupla trave de alumínio. Para 2021, a Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer chega com as novas suspensões da japonesa Showa com a tecnologia Skyhook juntamente com a atualização do controle eletrônico de suspensão Kawasaki KECS. O software de suspensão semi-ativa incorpora o ajuste eletrônico das suspensões com a tecnologia Skyhook EERA, com os movimentos sendo monitorados em frações de segundo e ajustando as suspensões constantemente durante todo o percurso. A Kawasaki Versys 100 GT 2021 vem apenas na cor Emerald Blazed Green e tem preço sugerido de R$ 82.490, mais o frete.
Na pista da velocidade
A KTM revelou na Áustria a RC 8C, uma motocicleta para uso exclusivo em pista, com apenas cem unidades produzidas e vendidas por US$ 38.999, cerca de R$ 200 mil. A RC 8C é inspirada na GP2 890 R, uma motocicleta que a Kramer, uma empresa de customização fundada por ex-engenheiros da KTM, produz há algum tempo com um motor LC8c da marca austríaca. A RC 8C utiliza o motor da 890 DukeE R em uma configuração com 128 cavalos. Seu desenvolvimento específico como modelo de pista fica explícito pela escolha dos amortecedores WP APEX PRO 7543 de 43 milímetros na dianteira e WP APEX PRO 7746 com ajustador de pré-carga na traseira. A carroceria é reforçada por Kevlar e as rodas são Dymag, com pneus Pirelli SC1 e freios Brembo. A RC 8C pesa apenas 140 quilos.
Mais por menos
A fabricante chinesa de motocicletas CFMoto, que normalmente produz modelos mais básicos, arriscou-se no universo das esportivas e lançou no mercado asiático as novas 250SR e 300SR. A proposta das motos chinesas é ousada: oferecer performances de modelos de 300 cc pelo preço das esportivas japonesas de 150 cc. A 250 SR tem um estilo bruto, inspirado nos modelos da austríaca KTM. O visual combina uma paleta de cores azul e laranja. Os freios são premium, com um moderno painel TFT colorido. O motor é um monocilíndrico de 249,2 cc com alimentação por injeção de combustível e refrigeração líquida com 27,5 cavalos. A caixa de 6 velocidades trabalha associada a uma embreagem deslizante.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal