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Estratégia diversificada

O Grupo Stellantis não está satisfeito com a atual liderança do mercado brasileiro e quer crescer mais. Para isso, a Citroën oferece condições especiais em toda a linha do SUV C4 Cactus. Além do desconto do IPI, os clientes com PcD (pessoas com deficiência) têm acesso à versão Live a partir de R$ 85.858. Já a Feel será comercializada com bônus da Citroën de R$ 13 mil, saindo por R$ 88.468. As condições especiais estão disponíveis ainda para as versões Feel Pack e Shine. O “powertrain” do C4 Cactus é composto pelo motor 1.6 de 118 cavalos com torque de 16,1 kgfm e câmbio automático de 6 marchas. Já a Jeep também traz ofertas voltada para o público PcD. A versão Sport AT Flex do Renegade para PcD sai por R$ 84.235, 19% abaixo do valor normal da configuração. Com a isenção do IPI e o desconto oferecido pela Jeep, a Longitude AT Flex sai por R$ 25 mil a menos, com o valor final de R$ 97.981, enquanto a Limited AT Flex, de R$ 129.490, fica por R$ 104.992. 

Rede elétrica em expansão

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A Nissan dará um novo passo para ajudar a consolidar a mobilidade elétrica no Brasil e dar oportunidade a mais pessoas terem acesso ao Leaf. A marca japonesa anunciou o início da segunda fase do “Plano de Eletrificação”, que amplia a rede de concessionárias, com serviços de pós-vendas dedicados aos carros elétricos e postos de recarga em cada loja. A partir de setembro, a rede que vende o hatch elétrico passa das atuais sete concessionárias para quarenta e quatro pontos de venda, nas cidades de Macapá (AP), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Cuiabá, Rondonópolis e Sinop (MT), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Ananindeua, Belém e Marabá (PA), Curitiba e Foz do Iguaçu (PR), Recife (duas) (PE), Rio de Janeiro (três) (RJ), Caxias do Sul, Gravataí, Ijuí e Porto Alegre (RS), Araranguá, Balneário Camboriú e Florianópolis (SC) e Campinas, Cotia, Franca, Guaratinguetá, Indaiatuba, Ribeirão Preto (duas), Santo André, São José dos Campos e São Paulo (sete) (SP). Em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, a Nissan apoia o desenvolvimento de carregadores bidirecionais, que criam um novo ecossistema compartilhando energia com a casa do consumidor, edifícios comerciais e a rede. A montadora também desenvolve estudos com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) para tecnologias do uso do bioetanol para veículos movidos à célula de combustível.

Proteção para o penteado

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A McLaren iniciará em breve a produção da versão com para-brisa de seu roadster Elva, projetada para clientes que preferem ter uma proteção física em vez da barreira de ar fornecida pelo Active Air Management System e também para atender aos requisitos legais de alguns Estados norte-americanos. O Elva “normal” tem uma unidade destinada ao mercado brasileiro. A versão com para-brisa será trazida somente mediante encomenda. O Elva Windscreen tem motor central 4.0 V8 biturbo com 815 cavalos de potência. “Superleve e extremamente potente, o Elva oferece a conexão definitiva entre o piloto, a estrada e os elementos. Criado para celebrar o puro prazer de dirigir, é um dos carros mais distintos − e exclusivos − que já fabricamos. Agora, o cliente pode optar pela versão com barreira invisível de ar ou pela com o para-brisa físico, com um nível adicional de proteção”, afirma Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive.

Fonte de energia

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A Toyota Motor Corporation anuncia o lançamento do novo Aqua no Japão. Com tração dianteira e integral (o carro tem o motor elétrico E-Four ligado ao eixo traseiro), o híbrido tem consumo médio de 35,8 km/l. Seu propulsor a combustão é o M15A-FXE Dynamic Force com 90 cavalos de potência e 12,3 kgfm de torque. O motor elétrico acrescenta 61 cavalos. Em caso de catástrofes naturais (comuns no Japão), o Aqua pode fornecer energia elétrica para residências ou locais que estejam sem fornecimento de energia, pois o hatch híbrido conta com uma tomada AC de 100 volts ou 1.500 watts para conectar o carro à rede. O modelo tem ainda estacionamento automático e frenagem automática em tráfego cruzado. O novo Aqua é oferecido no país asiático pelo preço de 2,19 milhões de ienes (quase R$ 105 mil).

Recorde premium

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Celebrado em 15 de julho, o sexto aniversário de fundação da Porsche Brasil ocorreu em meio a um recorde nas vendas em um único semestre. De janeiro a junho de 2021, a marca fez 1.753 entregas de automóveis no mercado brasileiro. Esse número representa um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2020 e se constitui em recorde para a marca alemã. “O comprometimento com nossos clientes e parceiros de negócios pode ser apontado como o principal fator que determinou o novo recorde”, salientou Werner Schaal, diretor de Vendas da Porsche Brasil. O resultado da alta nas vendas pode ser atribuído à chegada de novos produtos, principalmente ao Taycan, que, atualmente, registra a liderança nas vendas de modelos 100% elétricos premium no Brasil, com duzentas e dezessete unidades entregues. O 911 permanece como o Porsche mais vendido neste ano, com quinhentos e noventa e três emplacamentos, seguido pelo Macan, com trezentos e trinta, e pelo Cayenne, com trezentos e onze.

Salve os “verdes”

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A Assurant, empresa de produtos e serviços de proteção ligados à vida conectada, apresenta ao Brasil e à América Latina o “Assurant EV One”, uma garantia estendida para veículos elétricos. Com isso, a seguradora torna-se pioneira em esse tipo de produto no Brasil. A modalidade já era oferecida em outros mercados, como na América do Norte e no Reino Unido, e foi trazida para o mercado brasileiro pela crescente procura por elétricos no país. Atualmente, o Brasil é o segundo maior consumidor de veículos “verdes” na América Latina, atrás do México, com quase 20 mil unidades vendidas no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Carros Elétricos (ABVE), sendo os modelos híbridos os mais emplacados. “O pioneirismo em implementar o Assurant EV One no Brasil reforça o nosso compromisso em estarmos sempre antenados às novas tecnologias, ao mercado e em especial às necessidades dos nossos consumidores, sempre protegendo o que mais importa e contribuindo com a vida das pessoas”, orgulha-se Fabiano Telatin, diretor Automotivo da Assurant. Saiba mais sobre a nova modalidade de seguro em assurant.com.br

Guerra à maresia

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A Zul+, startup que atua no desenvolvimento de serviços relacionados a tecnologias automotivas, formulou algumas dicas para quem deseja dar uma “fugidinha” rumo às praias e ainda preservar o carro.
– Usar uma capa – As principais vítimas da maresia são os metais. É muito importante manter as partes metálicas do veículo protegidas, mesmo que o carro esteja na garagem.
– Cuidado com riscos e amassados – O motorista deve ficar atento a sinais de corrosão, principalmente no motor do carro.
– Lavar o carro com maior frequência – Mesmo tomando os cuidados anteriores, o veículo ainda terá contato com a maresia e os ventos marítimos.
– Areia e sal – Eles podem danificar muitas partes do veículo, principalmente os amortecedores.
– Bateria – A maresia pode ajudar na oxidação dos componentes da bateria do veículo.
– Ficar atento ao interior do carro – O indicado é utilizar um aspirador de pó no retorno da praia.
– Atenção com os componentes do ar-condicionado – Com a utilização frequente do ar-condicionado, o filtro acaba se deteriorando, além dos outros componentes do sistema.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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