Divulgação

Uma das novidades mais esperada do mercado automotivo brasileiro para 2021 chega às concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O e-Delivery, caminhão urbano leve totalmente movido a energia elétrica e produzido na fábrica da cidade fluminense de Resende, estreia em versões com 11 e 14 toneladas de peso bruto total e é o resultado de R$ 150 milhões em investimentos, com a dedicação de uma equipe formada por cento e cinquenta engenheiros e técnicos brasileiros. O e-Delivery chamou a atenção do mundo já em 2017, quando foi apresentado durante o Innovation Day, evento sobre tecnologias inovadoras promovido pelo Grupo Traton, em Hamburgo, na Alemanha. Foi notícia mundial ainda em 2018, quando a Ambev, empresa do grupo AB InBev, anunciou a intenção de compra de 1.600 caminhões elétricos Volkswagen. Mais recentemente, a cervejaria fez seu primeiro pedido confirmado, de cem unidades, cuja entrega se iniciou em junho passado. “Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora. Além das cem unidades comercializadas para a Ambev, que deverão ser entregues até outubro, outras vinte do modelo de 14 toneladas já foram vendidas para a Coca-Cola Femsa e uma da JBL. Segundo o marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, outras 58 empresas já mostraram interesse no produto.

Divulgação

            Na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, o e-Shop é o espaço em que os veículos recebem as baterias e são energizados pela primeira vez para serem ligados, seguindo rígidos protocolos de segurança. Antes de chegar lá, os modelos e-Delivery nascem na mesma linha de montagem da linha a diesel. Para a produção do e-Delivery, várias empresas entraram no e-Consórcio, criado para viabilizar a produção do veículo: a WEG é uma multinacional brasileira responsável pelo fornecimento do conjunto-motor e inversor de tração, a CATL e a Moura atuam no fornecimento e destinação final das baterias, a Siemens e a ABB fornecem infraestrutura e carregadores, a GDSolar providencia o fornecimento de energia limpa na fábrica, a Bosch e Meritor produzem componentes, a Semcon presta serviços de engenharia e a Eletra é parceria estratégica no desenvolvimento de novos veículos elétricos.

Divulgação

            Os -Delivery 11 e 14 toneladas estão equipados com o mesmo motor com 300kW (408 cavalos) com torque máximo de 216 kgfm, que dispensa o uso de transmissão devido a seu alto torque transmitido de forma imediata ao eixo trativo. Equipado com suspensão pneumática de série, o e-Delivery de 11 toneladas atende às mais variadas aplicações urbanas e conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação. Tem peso bruto total de 10.700 quilos e a capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 6.320 quilos. Já o e-Delivery 14 toneladas 6×2 recebe uma calibração minuciosa para operações severas. Sua suspensão pneumática permite erguer um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação. É bastante versátil em suas aplicações e pode receber seis ou três módulos de bateria conforme o desejo do cliente. Tem peso bruto total de 14.300 quilos. A capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, atinge 9.055 quilos, a maior de sua categoria em elétricos do Brasil.

Divulgação

O projeto do e-Delivery foi construído ao redor das baterias, em módulos, numa arquitetura flexível. Tal design permite um melhor aproveitamento do chassi para comportar a tecnologia elétrica. Nesta configuração em módulos, a parte frontal acondiciona cabine e auxiliares. Entre os eixos, ficam as baterias, trabalhando essa distância para maximizar a área de estoque da energia. O motor elétrico de tração está posicionado na traseira do veículo. Com mais de 96% de eficiência energética, é um motor síncrono de imã permanente de corrente alternada, concebido para ser leve e operar dentro da arquitetura modular flexível da Volkswagen Caminhões e Ônibus. De acordo com sua configuração, o caminhão elétrico pode partir em rampas de até 28% sem qualquer dificuldade. A mesma força que dispõe para acelerar se reflete na frenagem de regeneração. O e-Delivery suporta uma recarga em corrente contínua de até 150 kW de potência, bem acima da maioria das opções disponíveis no mercado, o que reduz significativamente o tempo do veículo parado nas estações de carregamento e aumenta a disponibilidade ao usuário. Para a operação, o padrão de tomada é internacional, o CCS-2, seguido também pelo mercado europeu e pela maioria das montadoras de veículos elétricos. 

Divulgação

            O e-Delivery vem equipado com suspensão pneumática. O desenvolvimento da suspensão é completamente novo, pensado especificamente para sua aplicação e conta com quatro bolsões no eixo trativo. O modelo de 14 toneladas acrescenta dois no auxiliar, que o motorista também pode suspender quando o implemento estiver vazio, reduzindo o desgaste de pneus e a resistência ao rolamento. A suspensão vem com um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda sua operação e permite uma série de soluções inteligentes. Há a leitura de carga por eixo, o que facilita para que o operador consiga fazer a correta distribuição de carga. Regula ainda a altura a partir de teclas no painel, facilitando operações de carregamento do implemento. Durante a subida de rampas íngremes, o operador tem disponível a opção de elevar a carga no eixo de tração, aumentando a aderência com o solo e evitando que os pneus escorreguem.              O caminhão elétrico da Volkswagen conta com cerca de cem sensores e novos controles eletrônicos. Um dos destaques do veículo está em seu sistema de regeneração do motor, capaz de recuperar mais de 40% da energia durante a frenagem, que será utilizada para recarregar as baterias. O freio regenerativo auxilia o freio de serviço, de maneira a prover máxima desaceleração do veículo e menor desgaste dos componentes. A partir de uma tecla no painel, o condutor pode escolher entre três estágios, variando a intensidade de atuação do sistema. Outro diferencial é o Eco-Drive Mode, acionado pelo motorista quando necessita economizar bateria. Com esse comando, o veículo ajusta automaticamente sua performance na operação, entregando somente o necessário e aumentando sua autonomia. O e-Delivery vem equipado de série com inclinômetro, um sensor que analisa a condição topográfica e envia a mensagem para o motor, tudo de forma automática. Além dos testes de campo com a Ambev, o e-Delivery encarou mais de 100 diferentes tipos de testes para um lançamento seguro e responsável, enfrentando provas severas, incluindo imersão simulando áreas alagadas. Nessa jornada, enfrentou desde temperaturas extremas de -20°C a +55°C em câmaras climáticas até avaliações de interferências eletromagnéticas. Percorreu o equivalente a cerca de 400 mil quilômetros para comprovar a confiabilidade em todo tipo de condição.

Divulgação

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA