A Lamborghini apresenta o Aventador LP 780-4 Ultimae, com uma celebração do emblemático superesportivo com motor V12 em modelo final de produção em série. O novo bólido aproveita a performance do SVJ e intensifica a elegância do S, combinando design e dinamismo em uma peça exclusiva de colecionador, disponível tanto na forma de cupê quanto na de roadster spider. Os preços não foram divulgados, mas são um detalhe de menor relevância para quem tem “bala na agulha” para encarar um veículo como esse. “O Aventador LP 780-4 simboliza o último, mais puro e intemporal Lamborghini V12 aspirado de produção. Ele é uma experiência essencial do doze cilindros em termos de design inimitável, soluções de engenharia e a mais emocionante experiência de condução. E é o derradeiro Aventador, encerrando uma era. É o último da sua espécie: oferece uma potência máxima e um desempenho esperados, combinados com o DNA de design da nossa topo de gama. O Aventador LP 780-4 é a mais bela expressão dos designs e soluções técnicas, em uma edição final: a Ultimae”, gaba-se Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini.

O rígido e leve chassi do Aventador LP 780-4 e o uso extensivo de fibra de carbono na plataforma e em toda a carroceria contribui para o seu peso de apenas 1.550 quilos. A versão cupê, com menos 25 quilos em relação à do Aventador S, oferece a mesma relação peso/potência do SVJ, com 1,98 quilos por cavalos e 780 cavalos no total a 8.500 rotações por minuto e um torque de 72,5 kgfm a 6.750 rpm, associado à transmissão automática de 7 marchas Independent Shift Rod, garantindo uma aceleração de zero a 100 km/h em 2,8 segundos e uma final de 355 km/h. O controle lateral é otimizado pela tração integral, introduzida no Aventador S, com agilidade a baixas e médias e uma estabilidade incrementada em alta velocidade. A direção dinâmica Lamborghini Dynamic Steering foi calibrada para oferecer uma ligação instantânea em curvas mais fechadas.

O design do LP 780-4 Ultimae adota um conceito de para-choque dianteiro específico, para aumentar a carga aerodinâmica sobre a frente, com um desempenho longitudinal semelhante ao do SVJ. Os controles eletrônicos de estabilidade e tração estão ajustados para uma dinâmica de condução precisa, incluindo superfícies de baixa aderência, como neve e gelo. O spoiler dianteiro e a “boca aberta” do LP 780-4 dirigem um fluxo de ar adicional para otimizar a eficiência aerodinâmica e a refrigeração do motor e do radiador traseiros. A asa de trás do sistema aerodinâmico ativo move-se em três posições. Os modos de condução são o “Strada”, o “Sport”, o “Corsa” e o “Eco”, configurando a suspensão ativa, o controle de tração e o motor.

O Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae cupê foi lançado em uma configuração bicolor, com linhas, detalhes e os “dentes” do spoiler dianteiro pintados na cor Rosso Mimir (vermelho). As aletas traseiras do difusor e o teto externo são em fibra de carbono à vista. A pintura externa em biton Grigio Acheso e Grigio Teca é replicada no interior, com materiais em pele, Alcântara preto e costuras e acabamentos em cinza combinando com a carroceria, com inserções em “Y” em Alcântara preta nos bancos. Esses vêm do Aventador S, com o nome “Ultimae” bordado no encosto de cabeça. O ambiente do condutor e do passageiro é refinado, contendo painel de instrumentos digital TFT com exibições personalizáveis ​​dos modos de condução e da conectividade do carro. O espelhamento com Apple CarPlay tem funções de comunicação e de entretenimento comandadas pelo assistente vocal, enquanto o sistema de telemetria da Lamborghini está disponível como opção para quem pretende andar em um autódromo.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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