Custom em três versões
A Royal Enfield traz para o Brasil a Meteor 350. A nova cruiser da marca indiana faz referência ao modelo de 1952, de mesmo nome, e carrega um design atemporal. O modelo chega em três versões: a de entrada Fireball, a intermediária Stellar e a “top” Supernova. “O desenvolvimento e o refinamento do projeto da Meteor resultaram em uma motocicleta moderna e de primeira classe, seja para cidade ou para estrada”, explica Claudio Giusti, diretor-executivo da Royal Enfield no Brasil. Com o lançamento, a líder global no segmento de média cilindrada (250 cc a 750 cc) inicia um novo capítulo e busca alcançar um espaço ainda mais significativo da marca no Brasil. “Nada melhor que começar uma fase de inovação e aprimoramento em uma jornada de cento e vinte anos, com um motor concebido do zero com base em durabilidade, conforto e suavidade na operação e que compõe um novo patamar de tecnologia, estilo e design”, reforça Giusti. Além do novo e exclusivo motor monocilíndrico de 350 cc, com 2,75 kgfm de torque, a Meteor traz outras inovações para a linha Royal Enield, como a opção de para-brisa e aprimoramentos mecânicos. Todas as opções saem de fábrica com rodas de liga leve e pneus sem câmara 100/90 com aro 19 na parte dianteira e um 140/70 com aro 17 na traseira. O preço da Meteor Fireball é de R$ 17.990, a Stellar sai por R$ 18.490 e a Supernova custa R$ 18.990. Os preços não incluem frete.
Viés de alta
No primeiro semestre de 2021, as fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 568.863 unidades. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o volume é 45% superior às 392.217 motocicletas produzidas no mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com levantamento da Abraciclo, é o melhor resultado para o semestre desde 2015, quando fechou com 697.540 motocicletas fabricadas. Em junho, 105.450 unidades saíram das linhas instaladas no Polo de Manaus, o que representa alta de 1,6% na comparação com maio (103.792 e de 35% em relação ao mesmo mês de 2020 (78.130). “Ainda estamos trabalhando para atender à demanda reprimida resultada da pandemia. Todas as unidades fabris trabalham para recuperar parte do atraso registrado no primeiro bimestre devido à crise sanitária enfrentada pela cidade de Manaus. A entrega de modelos de média e alta cilindrada já está regularizada. Já as motocicletas de baixa cilindrada e scooters ainda têm fila de espera e os consumidores precisam esperar um pouco mais”, revela Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Na fila da tomada
Foi apresentada nos Estados Unidos a One, a primeira motocicleta elétrica da marca LiveWire, criada pela Harley-Davidson e dedicada a modelos “ecologicamente corretos”. A One pode ser definida como uma versão menos potente da Harley Davidson LiveWire, pioneiro modelo elétrico da tradicional marca norte-americana. Em vez dos 106 cavalos da LiveWire, a One tem 101 cavalos. A autonomia dos dois modelos é igual: 235 quilômetros em ciclo urbano. A One é seis quilos mais pesada que a LiveWire. O modelo oferece três modos de emissão de sons, conexão Wi-Fi e Bluetooth. O “abastecimento” da moto leva uma hora para 100% de carga via um dispositivo rápido ou 80% da carga em 45 minutos. Segundo a Harley-Davidson, a One acelera de zero a 60 km/h em três segundos e atinge 177 km/h de velocidade máxima. A primeira motocicleta da marca LiveWire tem preços a partir de US$ 21.999, aproximadamente R$ 117 mil.
Taxa zerada
Em julho, a BMW Motorrad oferece condições comerciais especiais para compra de motos. Quem adquirir os modelos G 310 R, G 310 GS, F 750 GS Sport e F 850 GS Premium, além de três anos de garantia, conta com as três primeiras revisões inclusas, taxa zero, entrada mínima de 50% e saldo em vinte e quatro parcelas. A R 1250 RT tem seu preço à vista de R$ 195.500 reduzido para R$ 163.900. É possível também ter o modelo com financiamento pela BMW Serviços Financeiros por meio do plano BMW Select, com entrada de 30%, mais vinte e quatro parcelas de R$ 1.513 e uma final de R$ 106.535.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!