Novos bávaros
Depois da pré-venda finalizada, a BMW dá início às entregas dos novos M340i xDrive (R$ 542.950) e M440i Coupé (R$ 575.950), ambos já disponíveis na rede de concessionárias. Os dois modelos contam com o motor de seis cilindros em linha TwinPower Turbo com 387 cavalos de potência de 5.800 a 6.500 rpm, 50,5 kgfm de torque a 5 mil giros e velocidade final de 250 km/h, com aceleração de zero a 100 km/h em 4,4 segundos. Os modelos contam com Diferencial M Sport, conjunto aerodinâmico aperfeiçoado, suspensão M Sport (incluindo direção esportiva variável e freios M Sport), bancos esportivos com ajustes elétricos e de memória e transmissão ZF de 8 velocidades. No interior, têm sistema de som Surround Harman Kardon com dezesseis alto-falantes de 464W de potência, BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, concierge vinte e quatro horas, portais de notícias, clima, aplicativos e serviços remotos. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones com a preparação para Apple CarPlay e Android Auto.
Difíceis projeções
O fechamento do primeiro semestre de 2021 foi um pouco aquém do que previa a indústria automotiva, muito em função da crise global de fornecimento de semicondutores, materiais usados em todos os componentes eletrônicos dos veículos. De acordo com os números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 1.148,5 mil unidades deixaram as linhas de montagem de janeiro a junho, 57,5% a mais em relação ao mesmo período de 2020. Em uma comparação mais justa, com o primeiro semestre de 2019 (antes da pandemia), houve uma retração de mais de 300 mil unidades, ou 22%. “Estimamos que a falta de semicondutores tenha impedido que algo entre 100 mil e 120 mil veículos fossem produzidos no primeiro semestre. Esse problema afeta todos os países produtores e tem impedido a plena retomada do setor automotivo”, explicou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea. Por outro lado, as exportações foram revisadas de 353 mil para 389 mil na expectativa do ano, uma esperada alta de 20% sobre 2020, melhor que a elevação de 9% inicialmente projetada. “Nunca foi tão difícil de se fazer projeções no Brasil”, desabafou o Moraes.
Tomada uruguaia
A Volkswagen escolheu o Uruguai para implantar sua fase de testes em veículos 100% elétricos para a América Latina. Após estudos e montagem de rede de carregadores, infraestrutura viária em áreas urbanas, suburbanas e rurais, treinamentos técnicos de alta tensão e investimentos em ferramentas de serviço, o Uruguai receberá dez modelos elétricos da marca alemã, incluindo o subcompacto Up, que percorrerão 12 mil quilômetros em uso no dia a dia. Concluídos os testes, os veículos serão inspecionados por técnicos da Volkswagen na Alemanha. Se forem aprovados, eles poderão ser comercializados no país vizinho. Segundo a Julio César Lestido, empresa local que representa a Volkswagen com exclusividade há quase setenta anos, os carros a serem testados são de última geração e incorporam conectividade permanente. A empresa uruguaia pretende instalar um hub (centro de operações) para gerir as frotas que serão comercializadas na região. Enquanto isso, o Grupo Volkswagen pretende tornar a mobilidade sustentável e neutra em carbono em todo o mundo. Com o objetivo de intensificar a pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em biocombustíveis, o Grupo aprovou a estratégia para que a América Latina crie e lidere um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, voltado para o estudo de soluções tecnológicas baseadas em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes, usando energia limpa para combustão e soluções híbridas. (colaborou o site uruguaio Airbag).
Crescimento em meio à crise
A Caoa Chery superou os 15 mil veículos emplacados no primeiro semestre de 2021. A marca sino-brasileira comercializou 3.183 unidades em junho e se manteve na décima posição no ranking das montadoras nacionais. O resultado é igual ao alcançado em maio e 207% superior ao mesmo período de 2020. Já a participação de mercado ficou em 1,8% no último mês, maior índice desde que a marca foi lançada, há pouco mais de três anos. No acumulado até junho, os utilitários esportivos da Caoa Chery foram destaque. O Tiggo 5X aparece na décima terceira posição, enquanto o Tiggo 8 foi o décimo quinto colocado. “Foi um semestre bastante desafiador para todo o mercado. Nossa marca conseguiu se superar, com bons resultados em vendas, mais um produto lançado e um crescimento constante em participação”, comemora Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery. O executivo ressalta que a rede deve chegar a cento e cinquenta postos de vendas até dezembro.
Nas tomadas radicais
O site mundial da Jeep revelou o Grand Cherokke 4xe, um híbrido plug-in premium da marca norte-americana. O modelo chega em um momento em que o SUV passa por uma profunda mudança, depois de 7 milhões de unidades produzidas em trinta anos de mercado. Poucos detalhes técnicos foram revelados, mas o novo Cherokke deve ter a propulsão do Wrangler 4xe, equipado com motor Hurricane 2.0 de 274 cavalos e um elétrico dentro da transmissão automática Torqueflite de 8 marchas. No caso do Grand Cherokke 4xe, com sua arquitetura monobloco, o conjunto híbrido deverá ter um pacote de baterias diferente do usado pelo Wrangler, com autonomia que pode superar os 60 quilômetros no modo 100% elétrico.
Onde nascem os Fiat
Aberto em 1976, com o revolucionário – para a época – Fiat 147, o Polo Automotivo de Betim acaba de completar quarenta e cinco anos. A unidade mineira é uma das maiores fábricas de automóveis do mundo e está em processo permanente de modernização, recebendo contínuos investimentos. Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0. O Polo tem plena capacitação para desenvolver, desenhar, projetar, testar e produzir veículos, pois abriga as linhas de produção e os fornecedores de peças. Dessa fábrica saem os modelos que estão entre os mais vendidos no Brasil – a picape Strada, líder absoluta de vendas no país, o Argo e o Mobi. Em breve, sairá também o Pulse, primeiro SUV desenvolvido e fabricado em Betim. A comemoração dos quarenta e cinco anos coincide com a volta da marca ao topo do mercado. No primeiro semestre do ano, a Fiat ficou com o primeiro lugar entre automóveis de passeio e comerciais leves, com 22,1% de participação de mercado acumulada.
Economia e manutenção
O preços dos combustíveis continuam aumentando sem parar no Brasil. Por isso, nunca foi tão importante se manter o veículo o mais ajustado possível na questão de economia, manutenção preventiva e cuidados com a qualidade dos combustíveis quanto agora.
– Manutenção – Verificar filtro de ar, velas desgastadas e dar uma geral no motor.
– Pneus – A pressão correta dos pneus está ligada diretamente ao consumo de combustível. Portanto, é recomendado se dar atenção à calibragem na hora de abastecer o carro.
– Quantidade de combustível – Não é ideal se trafegar com o tanque sempre na reserva. O indicado é se ter um mínimo de um quarto da capacidade do tanque.
– Gasolina adulterada – Além de todos os problemas provocados ao bom funcionamento do motor, a gasolina adulterada é consumida de forma mais rápida, com queima totalmente irregular.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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