Número 1
A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou à Ambev as chaves do primeiro caminhão elétrico do lote de cem unidades adquiridas pela cervejaria e que deverão entrar em operação na distribuição urbana de bebidas até o final do ano. Os veículos fazem parte do plano da Ambev de ter 1.600 modelos VW com essa tecnologia zero emissões na sua frota parceira até 2025. Será o primeiro caminhão elétrico Volkswagen a operar nas ruas, não mais como um protótipo. Todos os modelos anteriores ainda estavam em fase de desenvolvimento e validação da tecnologia concebida pela montadora. Trata-se de um e-Delivery 14 toneladas 6×2, produzido na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro. “A jornada de economia de baixo carbono da Ambev teve início há quase vinte anos, com foco na eficiência energética e mudanças da nossa matriz para biomassa e gás natural”, explica Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev. “Colocaremos em operação junto com a Ambev uma frota de cem caminhões elétricos circulando pelas ruas do país até o fim de 2021. E, em breve, teremos mais novidades para anunciar sobre todo o ecossistema que criamos para viabilizar a introdução da mobilidade elétrica no Brasil”, avisa Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Segundo a fabricante, foram investidos cerca de R$ 150 milhões no desenvolvimento e complexo produtivo do e-Delivery.
Planos para o altiplano
A Mercedes-Benz do Brasil exportará dois ônibus do modelo OF 1730 para operação de fretamento do cliente TPP (Transporte Personal Peruano). Os veículos começarão a rodar em junho em uma das rotas mais severas da América Latina, ligando a capital Lima à região de Inmaculada, em Ayacucho, onde se concentra o trabalho de mineradoras a 5.200 metros acima do nível do mar. O chassi OF 1730, equipado com carroceria Irizar para transporte de fretamento, traz em sua composição piloto automático, freio ABS, Retarder Telma, Top Brake e caixa de câmbio mecânica ZF 1550 de 6 marchas. Além disso, o veículo de 18 toneladas apresenta motor Euro 5 OM 926 LA de 300 cavalos, suspensão metálica, preparação para ar-condicionado e tacógrafo eletrônico. A carroceria Irizar I6 apresenta comprimento de 12,8 metros e dispõe de quarenta e quatro poltronas, banheiro com operação “touch”, sistema automático de renovação de ar e calefação de piso, reutilização da água do ar-condicionado e purificador de ar Eco3, que aumenta a concentração de oxigênio, promovendo a desinfecção de bactérias e vírus e evitando, por exemplo, a transmissão da Covid-19.
Nos pontos capixabas
Estão entrando em operação trinta e três ônibus urbano modelo Apache Vip, marca Caio, produzidos para o sistema de transporte coletivo do Espírito Santo. Os veículos operarão no sistema Transcol, que atua na Região Metropolitana de Vitória. Dos trinta e três ônibus Apache Vip, foram entregues dezoito unidades para a Expresso Santa Paula e quinze para a Viação Serrana. Futuramente, serão entregues mais cinco unidades do Millennium articulado, já em produção na fábrica da Caio de Botucatu (SP). Os Apache Vip adquiridos têm capacidade para trinta e seis passageiros sentados. Os veículos contam com três portas de acionamento pneumático e embarque dianteiro. Elevador na porta central, espaço para cadeirante e poltronas reservadas tornam os veículos acessíveis para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.
Tecnologia versátil
Eleito o “Motor do Ano 2020” na Europa, por sua abordagem modular e multipower, o F28 da FPT Industrial foi projetado para ser compacto, eficiente e ecologicamente correto. Aplicável a diferentes tipos de missão, o propulsor está disponível em configurações movidas a diesel, a gás natural, a biometano e híbrida. Com 2,8 litros de cilindrada, segundo a engenharia da FTP, entrega desempenho equivalente a um motor maior, de 3,4 litros, assegurando o melhor desempenho da classe e menores emissões. Abastecido com biometano, o FPT F28 NG reduz as emissões de CO2 a quase zero. A produção de biometano contribui para a economia circular, não apenas reduzindo os gases de efeito estufa, como também restaurando a matéria orgânica no solo e auxiliando pequenos agricultores a reduzir os custos de produção. O FPT F28 conta ainda com a configuração Hybrid, na qual o motor a diesel atua combinado ao inovador sistema de geração de energia E-Flywheel, para proporcionar uma solução eficiente e sustentável. “Este motor reforça o nosso compromisso com a propulsão alternativa e inovações de engenharia para garantir eficiência e menores custos operacionais”, explica Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América do Sul.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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