Tipo exportação
Para a Toyota do Brasil, 2021 sinaliza uma leve recuperação do setor automotivo, após desafiadores cenários ao longo do ano passado, com a chegada da pandemia. As exportações da subsidiária brasileira da marca indicam a tendência, com os países da América Latina e do Caribe que adquiriram, nos primeiros cinco meses deste ano, 24.320 unidades dos modelos Etios, Yaris, Corolla e Corolla Cross produzidos no Brasil, representando um volume 18% maior em comparação a igual intervalo de 2019, antes, portanto, da pandemia. Dois motivos principais colaboram para esse desempenho no comércio internacional em 2021: o fortalecimento e a manutenção das estruturas operacionais de Indaiatuba e Sorocaba (ambas no Estado de SP) alicerçadas no plano de crescimento sustentável de toda região e o posicionamento e a oferta de um portfólio de produtos adequado ao cliente latino-americano. O compacto Etios, produzido em Sorocaba apenas para a exportação, alcançou quase 10 mil unidades embarcadas. O Corolla sedã, fabricado em Indaiatuba, contabilizou mais de 5 mil carros entregues em mercados estrangeiros, enquanto o Yaris chegou a mais de 4,5 mil. O portfólio se tornou mais completo com a chegada do novo Corolla Cross, primeiro SUV da Toyota fabricado no Brasil e também disponível com conjunto híbrido, com mais de 4 mil veículos exportados em apenas três meses.
Atitude extrema
A capacidade 4×4 da Jeep é lendária. Este ano, para comemorar seu octogésimo aniversário, a marca norte-americana eleva o nível com a introdução de um novo pack off-road para o Wrangler chamado de Xtreme Recon, que será lançado no Salão do Automóvel de Chicago, em 14 de julho. “Pela primeira vez na história, o novo pack Wrangler Xtreme Recon contará com pneus de 35 polegadas instalados diretamente de fábrica. Ouvimos nossos clientes e vimos como essa é uma das modificações mais esperadas”, afirma Jim Morrison, vice-presidente da marca Jeep na América do Norte. O pack Xtreme Recon inclui pneus para todo tipo de terreno BF Goodrich KO2 LT315/70R17C de 35 polegadas, rodas Beadlock, relação final de 4.56:1 e kit de elevação de fábrica de 1,5 polegadas com amortecedores exclusivamente calibrados. Esses acréscimos resultam nos melhores números da categoria em ângulos de entrada (47,4 graus) e de saída (40,4 graus), distância em relação ao solo (31 centímetros) e capacidade de passar por trechos alagados (85 centímetros). A produção em Toledo (Ohio) se iniciará em agosto deste ano.
Míssil alemão
O cupê esportivo BMW 440i desembarcou no Brasil na semana passada. Produzido em Dingolfing, na Alemanha, o modelo chega ao mercado brasileiro com motor 3.0 TwinPower Turbo de seis cilindros em linha com potência de 387 cavalos, torque de 51 kgfm e preço de R$ 575.950. No lançamento do carro na Eurobike, de Brasília, esteve presente o piloto brasileiro Lucas Foresti, que defende a marca alemã no Campeonato de Endurance Brasil pilotando um M4 GT4. O novo 440i tem design exclusivo e de alta qualidade da Série M, associado a um visual totalmente esportivo. O “powertrain” é completado pelo câmbio automático de 8 marchas. Esse conjunto permite ao 440i acelerar de zero a 100 km/h em 4,8 segundos, com máxima de 250 km/h.
Caçamba embalada
A Fiat Toro acaba de ultrapassar a marca de 300 mil unidades emplacadas no mercado brasileiro. Ela inaugurou um novo segmento ao combinar a força e a robustez das picapes com o conforto e a dirigibilidade dos SUVs. Produzida em Goiana (PE), a picape passou por sua mais importante mudança em abril deste ano, trazendo um desenho mais moderno, um interior renovado, uma opção de motor Turbo 270 Flex com 185 cavalos e torque de 270 Nm (27,5 kgfm), alusivo ao nome do propulsor, a estreia do Fiat Connect Me – plataforma completa de serviços conectados e conteúdos inéditos no mercado brasileiro, carregador de smartphone sem fio e nova central multimídia de 10,1 polegadas – e um conteúdo de tecnologia e segurança de última geração com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis. Até o dia 23 de junho, quando ultrapassou a marca de 300 mil exemplares comercializados, a Toro era a segunda picape mais vendida do Brasil no mês (4.350 unidades), atrás apenas da Fiat Strada (7.411).
Homenagem especial
A Land Rover apresenta ao Brasil a nova versão especial limitada Discovery Sport Henrique Avancini, criada em parceria com o premiado ciclista brasileiro e embaixador da marca no país, com uma combinação exclusiva de acessórios que aumentam sua capacidade esportiva. Com itens selecionados por Avancini e licenciados pela marca, o carro combina o visual da família Discovery com um toque de personalidade, atendendo a quem busca explorar o mundo e aventurar-se ao lado da família. A nova versão limitada a cinquenta unidades está disponível em pré-venda em todas as concessionárias Land Rover a partir de R$ 330.550 na configuração P250 Flex S. O veículo é equipado com duas motorizações da Jaguar Land Rover Ingenium, a P250 Flex e a D200 a diesel, ambas 2.0 de quatro cilindros, com 249 e 199 cavalos de potência, respectivamente, e 37,2 kgfm de torque na bicombustível e 43,8 kgfm na a diesel.
De outro planeta
Primeiro veio o revolucionário carro de rua Aston Martin Valkyrie. Agora, vem a evolução mais radical, o Valkyrie AMR Pro, uma máquina projetada para competir nas 24 Horas de Le Mans como ponto de partida, em seguida, para explorar desempenhos extremos não restringidos por regulamentos de competição e para ter uso autorizado para andar em estradas. Em 2019, a Aston Martin, o projetista de Fórmula-1 Adrian Newey, a equipe Red Bull e o parceiro de engenharia Multimatic trabalharam no projeto do Valkyrie, com o objetivo de vencer a corrida de Le Mans na nova classe Hypercar. Na busca do peso mais leve e dos tempos de volta mais rápidos, o Valkyrie AMR Pro é equipado com uma versão modificada do motor 6.5 V12 aspirado construído pela Cosworth, com 1.014 cavalos de potência a 11 mil rotações por minuto. Mais especificações técnicas serão reveladas até o final deste ano.
Explosão de segurança
O Airbag é um importante componente de segurança para veículos e um dos principais sistemas de proteção para condutores e passageiros, obrigatório nos carros fabricados no Brasil desde 2014. Traduzindo, airbag significa bolsa de ar, acionado quando o veículo sofre um impacto. Sensores espalhados de forma estratégica no carro (parte frontal, traseira, lateral e central) identificam o choque, emitindo um sinal para a Unidade de Comando Eletrônica (UCE), que se certifica por meio de sensores qual parte do veículo foi atingida, acionando os airbags necessários. Existe o Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP), oferecendo informações independentes sobre os níveis de segurança dos modelos no mercado. O tempo para preenchimento total do airbag é de aproximadamente 40 milissegundos. As bolsas têm furos nas laterais que permitem a saída do ar após o enchimento completo. Os principais componentes do sistema de airbag são os sensores de impacto e a UCE. Os tipos de bolsas de segurança são:
– Frontais – Obrigatórias atualmente. Localizadas no volante e no painel à frente do carona.
– Laterais – Protegem o torso dos ocupantes.
– De cortina – Cobre a área das janelas, protegendo a cabeça e o pescoço.
– De joelhos – Localizados abaixo do painel, impedem ferimentos nas pernas.
– Central – Tipo de bolsa que infla no meio do console, protegendo os ocupantes inclusive um do outro.
– De capô – Protege o pedestre eventualmente atropelado.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!