Comemoração com novidade
Enquanto festeja os 220 mil veículos feitos no Brasil na unidade industrial de Sete Lagoas (MG), inaugurada em 2000, a Iveco comemora o bom momento no Brasil – assumiu o posto de quarta marca de caminhões mais vendida do país em 2021, com 5,88% dos emplacamentos nacionais. Para viabilizar a expansão dos negócios, a rede de concessionárias está sendo ampliada e o objetivo é ter cerca de cem pontos de atendimento no Brasil até o fim do ano. No embalo da boa fase, a fabricante italiana anuncia novos produtos para as linhas de montagem brasileiras “Em breve, Sete Lagoas poderá ver os primeiros caminhões movidos a GNV saindo da linha de montagem”, avisa Márcio Querichelli, líder da Iveco na América do Sul. No ano passado, a Iveco tornou-se a primeira montadora da Argentina a fabricar caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) – no caso, o Tector 160E21.
Limpeza tipo exportação
A empresa chilena Transfich recebeu uma frota de dezoito caminhões Atego produzidos na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que serão utilizados para coleta de lixo doméstico no município de Pudahuel, na Região Metropolitana de Santiago. Com entre-eixos de 4,8 metros e motor OM 926 LA de seis cilindros com 286 cavalos de potência e 114,2 kgfm de torque, o Atego 1729 4×2 está apto para o uso de compactadores de 19 metros cúbicos. Além do câmbio mecânico de 8 marchas mais uma supereduzida, a marca oferece uma versão equipada com transmissão automática Alisson de 6 marchas, uma solução recomendada para operações de coleta de lixo devido ao intenso “para e anda” do veículo, mesmo nas vias estreitas no interior dos bairros, proporcionando mais conforto, segurança e menor custo de operação. O câmbio automático evita trancos na transmissão e reduz paradas de manutenção, pois não utiliza embreagem. O portfólio da Mercedes-Benz para coleta de lixo inclui ainda os modelos Atego 1719 e 1726, ambos 4×2, que permitem o uso de compactadores de 15 metros cúbicos. “O Chile é um dos principais e tradicionais mercados de exportação dos veículos fabricados pela Mercedes-Benz do Brasil, sempre demandando produtos inovadores e com melhor custo-benefício”, comemora Jens Burger, diretor-geral do Centro Regional Daimler América Latina.
Segurança reforçada
O Delivery Express acaba de completar três anos. Para marcar a data, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta ao mercado uma nova configuração da versão Express+, que passa a trazer de série um sistema de controle de estabilidade (ESC), tecnologia que evita derrapagens e diminui riscos de perda do controle da direção, além de freios ABS e o novo controle de tração (ATC). Outro atributo do veículo é o auxílio de partida em rampa mesmo com transmissão manual, acionado de maneira automática. “O Delivery Express combina o conforto de um automóvel à robustez de um caminhão de verdade, já que pode ser dirigido por motoristas com habilitação na categoria B, pois é classificado como um veículo comercial leve e definiu o ingresso da marca no segmento de 3,5 toneladas, um dos mais disputados da América Latina”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Coletivo popular
Em um ano de grandes marcos históricos para a empresa, que comemora sessenta e cinco anos de Brasil, a Mercedes-Benz festeja o volume de cem mil chassis OF 1721 comercializados no país. Foram mais de 120 mil unidades produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), atendendo também ao mercado externo. O OF 1721 teve sua primeira versão comercializada de 1998 a 2004, sendo campeão de vendas do mercado em todos esses anos. De 2005 a 2011, com a entrada em vigor da norma Euro 3 no Brasil, ele foi substituído pelo OF 1722. A partir de 2012, já na atual versão Euro 5, voltou a receber a denominação OF 1721, dando sequência à liderança nacional nas vendas desde então. Os cem mil chassis OF 1721 emplacados no Brasil significam uma média de aproximadamente 4.350 unidades por ano. O sucesso de vendas do OF 1721 contribui expressivamente para o êxito da linha OF de ônibus Mercedes-Benz com motor frontal, que chegou aos cinquenta anos no último mês de março. Ao longo dessas cinco décadas, foram emplacados mais de 256 mil modelos OF no mercado brasileiro, com produção total de cerca de 310 mil unidades.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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