Tomada de posição
A Triumph anuncia a conclusão da Fase 2 do Projeto TE-1, revelando o motor e bateria elétricos e os primeiros esboços do estilo do protótipo da moto que será criada no final da próxima fase e servirá de base para a futura estratégia de motos elétricas da marca no mundo. Em maio de 2019, a Triumph anunciou sua participação no Projeto TE-1, com focos no desenvolvimento de motocicletas elétricas para atender às necessidades dos clientes que buscam meios de transporte com menos impacto ambiental, de maneira alinhada com o foco do Reino Unido na redução de emissões, para estabelecer cadeias de fornecimento do setor na região britânica e promover especialização, empregos sustentáveis e impulsionar a reputação e a influência da região no cenário mundial. “Este importante projeto fornecerá uma das bases para a nossa estratégia de motocicletas elétricas do futuro, focada em entregar o que os pilotos desejam da sua Triumph: o equilíbrio perfeito entre desempenho, manuseio e usabilidade no mundo real, com a personalidade genuína da Triumph”, comemorou Nick Bloor, CEO da Triumph. O motor do Projeto TE- produz 130 kW, ou quase 180 cavalos de potência, e pesa apenas 10 quilos.
Quarentonas
Dentro das celebrações dos quarenta anos da linha GS, iniciadas em julho de 2020, a BMW Motorrad anunciou que as motocicletas dessa edição comemorativa começaram a ser produzidas em Manaus e serão lançadas em breve no mercado brasileiro. “Expandimos a capacidade produtiva de nossa fábrica em novembro, pensando em conquistar novos modelos para o Brasil. Além de uma nova cor para S 1000 RR, começamos o ano com novos modelos especiais BMW GS como forma de celebrar um ícone da BMW Motorrad no mundo”, avisa Jefferson Dias, diretor da fábrica de motocicletas do BMW Group em Manaus. No Exterior, a série 40 Years GS Edition é composta pelos modelos F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure. A BMW Motorrad deve anunciar em breve quais serão os modelos disponíveis no Brasil
Mundo que roda
A fabricante de pneus Rinaldi, com sede em Bento Gonçalves (RS), anunciou novidades no segmento de CUBs. Esse tipo de moto, junto das scooters, respondem atualmente por mais de 4% do total da frota de veículos do Brasil. Os lançamentos são da linha SS 48, que ganha duas novas opções: os modelos 60/100-17 SS 48 Dianteiro e 80/100-14 SS 48 Traseiro, que chegam ao mercado nacional para atender a motocicletas de uso urbano e que rodam principalmente em vias pavimentadas. Eles podem ser usados em modelos como a Honda Pop 110i, a Biz 110 e a 125, entre outros modelos. Os produtos já estão disponíveis em todos os distribuidores Rinaldi, marca que completará cinquenta e dois anos em 2021.
Naked eletrizante
A Voge, marca premium do conglomerado chinês Loncin, apresentou a sua primeira moto elétrica ao mercado europeu. A nova ER-10 se propõe a rivalizar com as melhores 125 cc do mercado. Parte da sua estratégia de crescimento está no preço pelo qual está sendo oferecido na Europa – apenas 6.545 euros (cerca de R$ 45 mil). O modelo aposta em uma imagem esportiva e inovadora. O destaque é o seu motor elétrico com uma potência de pico que atinge os 8,9 kW (12,1 cavalos), com potência nominal de 6 kW (8,2 cavalos). O torque do motor chega a 19,4 kgfm. Tais números colocam a Voge ER-10 como uma alternativa válida às mais potentes 125 cc a combustão disponíveis na Europa. Em uma moto elétrica, o peso – vindo principalmente das baterias – costuma ser um dos grandes problemas. Mas a Voge ER-10 apresenta um peso de 122 quilos. A bateria de polímeros de lítio da Samsung é responsável por 30 quilos do peso total. O modelo oferece uma autonomia que varia de 135 quilômetros a 30 km/h e cem quilômetros a 50 km/h. A autonomia homologada em modo WMTC é de 75 quilômetros.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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