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Com a pandemia do coronavírus, o segmento de ônibus foi um dos mais afetados do mercado automotivo brasileiro. No auge da quarentena, o segmento urbano sofreu uma queda de 75% no número de passageiros. Atualmente, apenas 40% dos usuários habituais vêm utilizando o ônibus nas cidades. No segmento rodoviário, a queda já foi de 90% e, agora, o número de passageiros está entre 50% e 60%. Enquanto o Brasil espera ansiosamente que o aumento da vacinação reverta essa tendência, a Mercedes-Benz, líder do mercado brasileiro de ônibus desde 1957, busca soluções mais adequadas ao novo cenário do transporte coletivo urbano. Dentro dessa meta, a marca alemã acaba de apresentar o Super Padron O 500 R 1830 4×2, de dois eixos. O novato do segmento de ônibus urbanos da fabricante é o maior chassi da categoria 4×2 urbano no mercado brasileiro, podendo receber carrocerias de até 14 metros. Segundo a Mercedes-Benz, o ônibus pode transportar o mesmo número de passageiros que os modelos concorrentes 6×2 de 15 metros. 

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            Com 310 cavalos e PBT de 19.600 quilos, o motor posicionado na traseira resulta em mais acessibilidade do passageiro pela porta dianteira e menor tempo de embarque. “Com esse lançamento, passamos a oferecer às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padrão 4×2 de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6×2 de 15 metros da concorrência”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Com caixa automática com retarder integrado e auxílio de partida em rampa, o novo Super Padron O 500 R 1830 4×2 é indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas, como, por exemplo, as capitais Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Curitiba e outras grandes cidades.

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            A Mercedes-Benz já vinha trabalhando no desenvolvimento de um chassi de ônibus urbano que se posicionasse entre o O 500 M 4×2 para carrocerias de até 13,2 metros e o articulado O 500 MA 6×2 de 18 metros, a fim de ampliar a mais completa linha de ônibus do país. A versão de chassi 4×2 da Mercedes-Benz tem a vantagem de não precisar de manutenção do segundo eixo direcional, condição necessária nas versões 6×2. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arrasto dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6×2), o que também se traduz em menor custo de manutenção, contribuindo para a redução do consumo de combustível. “A queda no volume de passageiros do transporte coletivo, causada pela pandemia, nos levou a antecipar o lançamento do Super Padron. Outra grande vantagem do nosso Super Padron 4×2 é o fato de ele ter um eixo a menos em comparação com seus concorrentes 6×2. Isso significa menor custo de manutenção e de reposição de peças, ou seja, mais rentabilidade para as empresas de ônibus, com a mesma capacidade de transporte de passageiros”, explica Barbosa.

            O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até cinco portas: três à direita com degraus para acesso pela calçada e duas à esquerda para entrada pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 92 centímetros, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes. Outro importante diferencial de mercado do Super Padron Mercedes-Benz em relação à concorrência é o câmbio automático ZF Ecolife AP1200 de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa. O novo modelo de ônibus tem ainda o EIS (Engine Idle Shutdown), sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, em uma situação que perdure por um longo período – por exemplo, por quatro minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o propulsor. Essa é uma situação bastante comum em garagens, terminais urbanos e pontos de parada.

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            São três versões de layout disponíveis para o Super Padron O 500 R 1830 4×2. A de maior comprimento da carroceria, com 14 metros, pode ser configurada para até noventa e cinco passageiros (sessenta e quatro em pé, trinta sentados e um cadeirante), ou noventa passageiros (sessenta em pé, vinte e nove sentados e um cadeirante). As duas opções são indicadas para linhas mais longas, em que as pessoas ficam mais tempo sentadas. Uma outra versão de carroceria de 13,6 metros tem capacidade para até cem passageiros (setenta e seis em pé, vinte e três sentados e um cadeirante). A maior lotação é indicada para linhas com mais frequência de embarque e desembarque. Para promover mais acessibilidade, Super Padron sai de fábrica com sistema de ajoelhamento da suspensão. Além disso, a posição do motor na traseira aumenta a área de balanço dianteiro do ônibus e produz menos ruído, o que facilita o acesso e também proporciona maior conforto para os motoristas. “As empresas operadoras e fabricantes de carrocerias têm se dedicado fortemente a ações de higienização do interior dos veículos. Com a campanha institucional ‘Vá de ônibus. Vá seguro’, queremos mostrar para os usuários que eles podem utilizar os ônibus para ir ao trabalho, à escola, viagem e outros compromissos com total segurança, o que é muito importante na volta ao normal”, complementa o diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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