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No milhar

            A Mercedes-Benz superou neste mês de março o marco de mil caminhões extrapesados da linha Novo Actros emplacados no Brasil. As primeiras unidades começaram a ser entregues a clientes em julho do ano passado, já com um mercado nacional bastante impactado pela pandemia do coronavírus. Os novos Actros já circulam pelas estradas brasileiras no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases e outras aplicações. O portfólio de modelos Novo Actros é formado pelos cavalos mecânicos 2045 4×2 da faixa de 450 cavalos (que marcou a estreia do modelo na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4, ambos com motor na faixa de 480 cavalos. Além disso, o cliente tem a opção do já tradicional Actros 2651 6×4 de 510 cavalos.  O Novo Actros trouxe para o MirrorCam, sistema que substitui os retrovisores convencionais por câmeras digitais e faz desse Mercedes-Benz o primeiro caminhão sem espelho externo do Brasil. Entre as tecnologias de segurança ativa que são de série estão os assistentes ativo de frenagem, o detector de ponto cego e fadiga, o programa eletrônico de estabilidade (ESP), o controle de proximidade e o assistente de faixa de rolagem. “É um produto que atende plenamente às demandas do mercado, que vêm sendo captadas permanentemente por nossas equipes junto aos transportadores, dentro da realidade das suas atividades operacionais”, comemora Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Saída sul

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        A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou os embarques do Delivery Express para o Uruguai e do pesado Constellation 31.320 para o Paraguai. A Lestido, representante oficial da marca no Uruguai, apresentou a novidade aos clientes e o Express tornou-se, em menos de um semestre, um dos modelos favoritos naquele mercado. “Primeiro, trouxemos duas unidades do Express para mostrar os atributos técnicos aos potenciais clientes, além da segurança, poucos veículos combinam airbag, interior espaçoso e confortável e mecânica testada e aprovada. Percebemos que havia altas expectativas pelo início das vendas. Tanto que os primeiros lotes se esgotaram rapidamente”, explica Miguel Remeseiro, responsável pela área de Caminhões e Ônibus na Julio César Lestido S.A. No Paraguai, nove caminhões Constellation 31.320 implementados com betoneiras de 8 metros cúbicos e bombas de concreto foram vendidos para a Cecon (Cementos Concepción), uma das maiores empresas no segmento de fabricação e venda de cimentos e concretos do Paraguai. Preparados para betoneiras, os caminhões Constellation são configurados para entregar o melhor desempenho à operação, com tomada de força dianteira no motor, suspensão reforçada e pneus de uso misto. 

Para entregas rápidas

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        A proposta continua a ser comercial, mas o segmento de vans e furgões na Europa também oferece alternativas esportivas. A Volkswagen anunciou este mês o lançamento da Transporter T6.1 Sportline. Debaixo do capô, o motor 2.0 TDI não teve alterações e entrega os mesmos 201 cavalos, porém, o câmbio é automatizado DSG de 7 marchas e dupla embreagem. A suspensão foi rebaixada em três centímetros para aumentar a estabilidade e compor o estilo, que é reforçado pelas rodas de 18 polegadas pintadas de preto. O pacote aerodinâmico inclui aerofólios nos para-choques, laterais e na traseira. No interior, bancos revestidos em couro, painel de instrumentos digital, assentos dianteiros aquecidos e sistema de navegação Discover Media de última geração, assim como dispositivos de assistência ao motorista como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, sensores de estacionamento dianteiros traseiros e câmera de ré. Opcionalmente, está disponível o pacote Sportline Black Edition, que agrega mais detalhes revestidos em preto, barras laterais em preto fosco e suspensão aprimorada. Segundo a Volkswagen, a aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em 8,9 segundos. Na Inglaterra, a Transporter Sportline está disponível em versões com entre-eixos curto e longo, por preços que variam de 43 mil a 50 mil libras esterlinas (de R$ 300 mil a R$ 350 mil).

Câmbio favorável

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        A caixa de câmbio I-Shift da Volvo está completando vinte anos desde seu lançamento global, na Suécia. Responsável por uma grande mudança de comportamento no transporte mundial de cargas, a transmissão eletrônica da marca sueca chegou pouco tempo depois ao Brasil, quando já em 2003 começou a equipar os caminhões FH e NH fabricados no país. Assim como em outros mercados internacionais, no Brasil, a aceitação foi plena. A caixa representou 3% das vendas nos primeiros três anos, e depois decolou: 8% em 2007, 16% em 2008, 40% em 2009, 56% em 2010, 74% em 2012, até chegar aos atuais 100%. “Desde 2019, todos os caminhões FH, FM e FMX produzidos pela Volvo no Brasil saem com I-Shift”, contabiliza Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil. Atualmente, a transmissão também equipa boa parte dos modelos VM e a totalidade dos ônibus rodoviários pesados da marca produzidos na fábrica de Curitiba (PR).

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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