Chamando por elas
A Ducati do Brasil convoca recall dos modelos XDiavel e XDiavel S, produzidos entre 2016 e 2017, para a substituição do conjunto do suporte do descanso lateral. Segundo comunicado da marca, o suporte pode se deformar quando a motocicleta é posicionada no descanso lateral e se quebrar, causando a queda do veículo e possíveis danos materiais e físicos ao piloto, garupa e a terceiros. Os proprietários das unidades envolvidas no chamado devem entrar em contato com uma concessionária ou oficina autorizada Ducati para agendar o reparo, que é gratuito e tem duração estimada em uma hora. Para informações adicionais sobre o recall de XDiavel e XDiavel S, a Ducati coloca à disposição sua central de relacionamento pelo telefone 0800 738 2284 ou pelo e-mail atendimento.brasil@ducati.com, além de seu site e rede de concessionárias no Brasil.
300
Há dois anos, a Harley-Davidson trabalha no desenvolvimento de uma moto de 300 cilindradas que seria desenvolvida em parceria com a chinesa Qianjiang. Recentemente, vazaram fotos da “nova Harley 300”, que seria destinada especialmente aos mercados emergentes – podendo incluir o Brasil. As fotos que vazaram na internet estavam na homologação de um modelo da Qianjiang para o mercado chinês, no qual é chamado de SRV300 – justamente o que daria origem ao modelo da Harley. A princípio, a motocicleta teria motor de dois cilindros em linha, porém, as novas imagens apontam para um propulsor de dois cilindros em “V”, arquitetura tradicional na Harley. O visual parece inspirado na linha Sportster da marca norte-americana, com guidão baixo, escapamento duplo, pedaleiras avançadas, suspensão invertida e motor arrefecido a líquido. A motocicleta da Qianjiang homologada na China tem 163 quilos e um motor de 296 cm³ com 35,3 cavalos. É equipada com rodas de 16 polegadas na frente e 15 atrás, assim como freios ABS. Não há confirmação de que a novidade da Harley-Davidson venha ao Brasil.
Centenária
A marca Moto Guzzi, com sede na cidade italiana de Mandello del Lario, celebrou em março o seu centésimo aniversário. Foi fundada por Carlo Guzzi e Giorgio Parodi como a “Società Anonima Moto Guzzi”, Atualmente, a marca italiana integra o Grupo Piaggio e planeja uma gama Centenario para os modelos V7, V9 e V85 TT. Nos anos 50, a Moto Guzzi apostou na aerodinâmica. Foi a época da Otto Cilindri, ou V8, com uma velocidade máxima de 285 km/h. Vários protótipos venceram títulos mundiais de velocidade e Tourist Trophy, de 1935 a 1957. Nos anos 60, a Moto Guzzi criou um motor 700 cc 90 graus V-twin com cardã, que movia modelos como a V7 Special, a Califórnia e a Le Mans. O motor foi evoluindo e move até hoje as gamas V7, V9 e V85 TT. Caso a pandemia permita, Mandello del Lario será o cenário das Giornate Mondiali Moto Guzzi (GMG), previstas para os dias 9 a 12 de setembro.
Rainha do deserto
A Ducati apresenta uma edição especial e limitada da versão mais off-road da gama Scrambler. A nova Ducati Scrambler Desert Sled Fasthouse foi concebida para festejar a vitória na Mint 400 – um dos eventos motociclísticos anuais de maior prestígio nos Estados Unidos – e terá apenas oitocentas unidades produzidas. Em 2020, o piloto Jordan Graham levou uma Ducati Scrambler Desert Sled à vitória na classe Hooligan da Mint 400, e agora os fãs europeus poderão adquirir a versão comemorativa, criada em parceria com a grife norte-americana Fasthouse, patrocinadora de Graham. Construída a partir da base da Ducati Scrambler Desert Sled, o modelo Fasthouse recebeu decoração especial, que replica o grafismo usado pelas motos que participaram da Mint 400. As principais cores são o preto e o cinza. Os para-lamas dianteiro e traseiro são pretos. O logotipo Fasthouse aparece ao lado do da Ducati Scrambler e uma placa de alumínio fixada no quadro identifica o número da moto dentro da série limitada. A Ducati Scrambler Desert Sled Fasthouse é movida pelo mesmo motor de 803 cc da Scrambler Desert Sled “normal”.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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