A nova linha CF da DAF já está sendo produzida no Brasil. A família chega totalmente renovada e incorpora uma nova opção de um rígido 8×2, um novo segmento para a marca holandesa no país. O design ficou mais moderno e os modelos incorporaram novas tecnologias de segurança, dirigibilidade e conforto. Outra novidade é o motor Paccar MX11, de 10,8 litros, que, segundo a fabricante, garante maior eficiência e economia de combustível de 15% se comparado à versão anterior. No semipesado rígido 8×2, ele tem 410 cavalos, enquanto no CF rodoviário, 4×2 ou 6×2, há opções com potências de 410 cavalos ou 450 cavalos. Já a linha off-road, voltada principalmente para operações de cana e madeira, é equipada com o Paccar MX13, o mesmo do pesado XF, renovada no final do ano passado. Ele tem potência de 480 cavalos e redução nos cubos. A DAF aproveitou o lançamento do novo CF para avisar que pretende expandir sua rede de concessionária em 23%, ampliando o número de pontos de atendimento de 44 para 54.
O projeto do novo CF foi desenvolvido em uma parceria da equipe de engenharia da DAF, na Holanda, com a equipe de desenvolvimento de produto no Brasil. De acordo com a fabricante, esse intercâmbio de informações permitiu a criação de caminhões com as melhores tecnologias da marca na Europa, e totalmente adequados à realidade de operação no Brasil. “A chegada do novo CF é mais um marco na nossa história no Brasil, renovando totalmente o line up da DAF no país. Somado a isso, estamos ingressando em um novo segmento, de caminhões rígidos, voltados a operações rodoviárias e de distribuição, permitindo a expansão da nossa participação no mercado nacional. Em 2020, crescemos 38% no segmento acima de 40 toneladas, com 8,2% em comparação ao ano anterior e manteremos a curva de crescimento da marca em 2021”, comemora Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil.
O novo motor Paccar MX11 é fabricado em Ponta Grossa, no Paraná, e tem 10,8 litros e seis cilindros. Entrega potência de 410 cavalos, com um torque de 214 kgfm em novecentas rpm, números que fazem dele o mais potente do segmento. Construído com ferro fundido vermicular (CGI), o propulsor tem peso reduzido em 180 quilos se comparado ao Paccar MX13. O sistema de injeção de combustível é Common Rail, contribuindo para o menor consumo de combustível e de emissão de poluentes. Conforme a DAF, o motor foi projetado para trabalhar em baixas rotações, aliado ao turbocompressor VGT, de geometria variável. Já a transmissão XF TraXon, automatizada de 12 velocidades, foi desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. Mais robusta e leve, tem papel muito importante também na economia de combustível.
A inédita configuração rígida do CF conta com segundo eixo direcional e o maior entre-eixos da categoria, com 6,40 metros, o que o torna ainda mais versátil. Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, sendo recomendável para operações de baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos. O semipesado traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full-Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada. O freio-motor Paccar MX, com 460 cavalos, é o mais potente do segmento. Conta com três estágios, o que permite um planejamento mais adequado de seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com menos nível de ruído.
Nas versões rígida e rodoviária, o novo CF é comercializado com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 metros de altura interna. Na parte externa, a cabine tem um design moderno, com detalhes cromados, logomarca DAF em alumínio escovado e para-choque em aço galvanizado. O CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan de alta resistência a impactos. O interior da cabine tem diferentes opções de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e estofamento dos bancos renovado. A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, pois aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico. O sistema de iluminação regulável traz várias possibilidades de luz interna na cabine, de acordo com a necessidade do motorista. O painel de instrumentos foi redesenhado para o acesso rápido às informações, priorizando a ergonomia. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor, sem tirar a sua atenção.
No quesito tecnologia, o novo CF incorpora o assistente de performance do condutor, que mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível. O controle de cruzeiro adaptativo administra automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está a sua frente. O modelo ainda tem aviso de colisão frontal, sistema de frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e controle de estabilidade. O motorista pode, dentro da cabine, verificar o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu está baixa ou a temperatura, alta. Isso aprimora o custo total de propriedade devido ao menor consumo de combustível e de desgaste dos pneus. O novo CF herda o controle de cruzeiro preditivo, apresentado no pesado XF. Trata-se de um piloto automático que, com a ajuda do GPS, faz uma leitura do relevo até dois quilômetros à frente, ajustando a velocidade e a troca de marcha ideal. Dessa maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.
A configuração fora-de-estrada do novo CF, oferecida na versão 6×4 com redução nos cubos, conta com o motor Paccar MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cavalos e torque de 239 kgfm, e 255 kgfm no multitorque, sempre a partir de novecentas rpm. A transmissão é a XF TraXon de 12 velocidades. O motorista conta com sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O assistente de partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado. O freio-motor é o Paccar MX, de três estágios e potência de 490 cavalos. O chassi foi reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, com PBT de 125 toneladas. A versão fora-de-estrada do CF é oferecida com três opções de cabine: a Day, sem cama e teto baixo, a Sleeper, com cama, e a Space. A opção mais espaçosa tem os faróis Skylight, para melhor visibilidade em operações noturnas.
Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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