Divulgação

Coisa grande

            A fabricante chinesa BYD apresentou em São José dos Campos (SP) o primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) articulado 100% elétrico do país. O veículo, que na prática é um ônibus, integrará o novo transporte público e trafegar pela Linha Verde e ficará no município até o final de março para visitação da população. “As prefeituras estão compreendendo a relevância e a necessidade real de substituir veículos por não poluentes. Investir em veículos elétricos melhora a qualidade do ar das cidades, impactando diretamente na saúde da população”, comemora Marcello Von Schneider, diretor Institucional e Head da Unidade de Ônibus da BYD Brasil. Com design moderno e arrojado, o modelo da carroceria Attivi Express, desenvolvido em parceria com a Marcopolo, é dedicado a chassis articulados com propulsão 100% elétrica, com zero-emissão de gases nocivos e ruídos, sendo mais econômicos, com menor custo de manutenção e bom desempenho. O modelo tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro-lítio (LifePO4), com autonomia de 250 quilômetros com uma carga completa de três horas e capacidade para cento e sessenta e oito passageiros, além dos espaços para cadeirantes. São equipados com o sistema BioSafe da Marcopolo, com um sistema UV-C de desinfecção do ambiente instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos. Os doze ônibus articulados, de 22 metros, foram produzidos pela BYD em sua fábrica em Campinas e já se encontram na Marcopolo para finalização. A previsão de entrega dos doze veículos é em outubro de 2021.

Nas mãos delas

Divulgação

        Uma das líderes brasileiras na prestação de serviços logísticos com foco na integração com o Norte e Nordeste do país, a Raça Transportes está fortalecendo o programa interno para contratação de mulheres motoristas. Com quatro mulheres conduzindo veículos pesados no transporte, principalmente de cargas fracionadas, a empresa quer ampliar o número de condutoras, e continua em busca de candidatas. “Temos posições abertas e um número de vagas sem limites para mulheres. Queremos estimular o público feminino a trabalhar com caminhões, uma profissão muito importante para a economia brasileira. Estamos muito contentes com o desempenho de nossas motoristas. São ótimas profissionais, cuidadosas com os veículos, caprichosas na limpeza e manutenção e têm muita preocupação com a segurança nas estradas”, diz Faiçal Murad Filho, diretor-presidente e fundador da empresa. Os caminhões pesados da Raça Transportes são exclusivamente da marca Volvo. “O desempenho dos caminhões é excelente, principalmente por conta da confiabilidade e da grande disponibilidade. Estamos renovando este ano toda a nossa frota com a Volvo”, comunica o empresário, que já acabou de receber setenta FHs, todos eles com plano de manutenção da fábrica.

Nos caminhos de Minas

Divulgação

        Os chassis de ônibus Mercedes-Benz foram novamente escolhidos pelo Grupo Transmoreira, de Contagem, Minas Gerais, para renovação de frota. A transportadora adquiriu setenta unidades do modelo OF 1721 e 20 microônibus LO 916, todos direcionados à empresa Rio Negro, unidade do Grupo voltada a operações de fretamento e turismo. Mais de quarenta ônibus já foram entregues e a previsão é que os demais chassis cheguem à encarroçadora até o final de março. Além de fretamento com a Rio Negro, o Grupo atua com a marca Transmoreira em linhas concedidas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, linhas municipais em Contagem e intermunicipais, em um raio de até duzentos quilômetros a partir da capital mineira. “Temos atualmente na empresa uma frota de setecentos e trinta e cinco ônibus, sendo 85% Mercedes-Benz. Dessa participação, 90% são modelos com motor frontal”, contabiliza Edward Moreira, fundador e presidente do Grupo Transmoreira. Os setenta chassis OF 1721 adquiridos são equipados com retarder, ampliando ainda mais o padrão de segurança para os passageiros e os motoristas.

Futuro da mobilidade

Divulgação

        Alguns dos grandes desafios da mobilidade atualmente são os deslocamentos de alta capacidade, a velocidade e eficiência que façam as cidades fluírem. Atenta às oportunidades do mercado, a Marcopolo criou soluções voltadas ao futuro da mobilidade. Com isso, surgiram frentes de inovação, como a diversificação de portfólio, que inclui produtos voltados ao segmento metroferroviário e à mobilidade elétrica, e também, por meio da Marcopolo Next, soluções que tragam fluidez para as cidades, alinhando-se às tendências das smart cities. “A ‘Marcopolo do Futuro’ está preparada para as atuais e futuras demandas de transporte coletivo e da mobilidade urbana”, afirma James Bellini, CEO da Marcopolo. “O que levava um ano para ser feito agora leva meses, o que levava meses passou a levar semanas e o que levava semanas agora leva dias. Estamos nos tornando uma empresa muito mais ágil e vivenciando uma grande transformação do modelo de gestão na Marcopolo, tornando-o mais dinâmico”, destaca Bellini. Agora, a “Marcopolo do Futuro” prepara uma nova linha de produtos “Premium”, desenvolvida para estar presente nos mercados mais exigentes do mundo e também no Brasil onde a empresa é líder. Ao longo do ano, a “Marcopolo do Futuro” e a nova linha “Premium” serão apresentadas aos clientes atuais e os potenciais.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA