Novo SUV ganha forma
Um dos lançamentos mais importantes da Fiat este ano começou a ganhar formas em um “teaser” apresentado pelo Design Center América do Sul, localizado no Polo Automotivo de Betim (MG). Com o nome provisório de Progetto Fiat 363, o novo carro será o primeiro SUV da marca italiana produzido no Brasil, com previsão de lançamento para o último trimestre deste ano. O novo modelo será derivado do Argo, mas não deve receber o nome do hatch. Um vídeo também divulgado pela Fiat mostra que o futuro utilitário esportivo terá um capô alto e um estilo robusto, como no Argo. O SUV da marca italiana, que será produzido em Betim, deverá estrear o motor 1.0 turbo de três cilindros da Stellantis (união da FCA com a PSA). O novo “powertrain”, também fabricado em Betim, deve ser compartilhado com as famílias Argo e Cronos.
Elétrico a caminho
Neste mês de março, a produção da versão elétrica do Mini Cooper, a SE, ganha força na fábrica de Oxford, no Reino Unido. A primeira unidade com destino ao mercado brasileiro acaba de ser produzida e será embarcada em breve. Recentemente anunciada no território nacional, a nova proposta do modelo 100% elétrico, que une atributos de tecnologia, design, exclusividade e esportividade, já está disponível para pré-venda no mercado brasileiro. O modelo é equipado com um propulsor com 184 cavalos e 27,5 kgfm de torque instantâneo. É capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e conta com baterias de íons de lítio de 32,6 kWh para uma autonomia de até 234 quilômetros no ciclo WLTP. O modelo permite ao motorista determinar os níveis de recuperação de energia da bateria de alta voltagem em situações de frenagem regenerativa e desaceleração. Segundo a fabricante, o novo modelo 100% elétrico garante a combinação entre o “Go Kart Felling” (sensação de pilotar um kart) e zero emissões, maior característica de estilo dos Mini.
Customização liberada
Além do desenho renovado e com mais equipamentos de série de segurança e conforto, o novo Kicks permite aos proprietários a personalização com seis novos itens dos Acessórios Nissan. Estarão disponíveis nas revendas de todo o país junto com o veículo e se somam às outras opções para o modelo, totalizando mais de trinta itens de customização. O novo Kicks terá à disposição itens como carregador de celular por indução, sensor de estacionamento dianteiro, antena tipo barbatana de tubarão, soleira de portas, acabamento cromado da régua do porta-malas, retrovisores “Tilt Down” (abaixam quando a ré é engatada) e tapetes bandeja para proteger todo o assoalho, inclusive o túnel da transmissão. Os preços variam de R$ 199 (soleiras das portas) a R$ 642 (tapetes de bandeja). O Kicks é equipado com o motor 1.6 de 16V com 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4 mil rpm, contando com controle de abertura das válvulas continuamente variável.
Sem parar
Os clientes dos carros conectados Chevrolet equipados com o sistema OnStar acabam de ganhar mais um benefício: quatorze meses gratuitos na contratação do adesivo Veloe. O dispositivo permite ao veículo passar por cancelas com pagamento automático de todos os pedágios em rodovias e mais de quatrocentos estacionamentos de rua, shoppings, aeroportos, hospitais e centros comerciais pelo país. A parceria entre OnStar e Veloe já está ativa e a solicitação do benefício pode ser feita tanto no momento da compra do veículo na concessionária quanto por meio de uma “landing page” no site da Chevrolet. Todos os veículos da marca equipados com o OnStar estão aptos para participar dessa ação, novos ou usados. “O cliente OnStar valoriza os serviços conectados que a tecnologia é capaz de proporcionar, desde o chamado automático de resgate em caso de acidente, passando pelo Wi-Fi nativo e pelos diagnósticos mecânicos remotos até a possibilidade de comandar funções do veículo por aplicativo. O adesivo de pagamento automático Veloe é mais uma comodidade e uma segurança para o dia a dia do motorista”, destaca Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM América do Sul.
Para facilitar
A Caoa Chery estendeu as condições especiais para a compra do Tiggo 2 durante o mês de março. A opção de financiamento diferenciada do modelo conta com taxa de juros zero e parcelamento em até doze vezes, com 80% de entrada. O Tiggo 2 tem motor 1.5 Flex e traz como diferenciais a altura em relação ao solo, uma das mais altas entre os SUVs, de 18,6 centímetros, espaço interno amplo, conteúdo tecnológico, design e um bom pacote de itens de série. O cliente que comprar um veículo zero-quilômetro da marca sino-brasileira em março pode aproveitar ainda a Campanha “Seguro Total” em toda a linha de veículos. A oferta é válida para toda a rede de concessionárias, com exceção dos veículos comercializados no Estado do Rio de Janeiro, que têm política própria. Os valores do seguro para a família de SUVs são: R$ 999 no Tiggo 2, R$ 1.999 no Tiggo 5X, R$ 2.099 no Tiggo 7 e R$ 2.999 no Tiggo 8. Já para os sedãs, os preços do seguro são: R$ 1.199 no Arrizo 5 e R$ 1.899 no Arrizo 6. O serviço de atendimento em domicílio contempla todo o portfólio da Caoa Chery. Para agendar uma visita, o consumidor deve entrar em contato com o telefone 0800 772 4379. No site da empresa (caoachery.com.br/concessionarias), o cliente pode consultar a concessionária mais próxima.
À espera do “bólido”
A McLaren confirmou os detalhes de garantia e manutenção do novo supercarro Artura. Eles garantem que a propriedade do “bólido” seja tão atraente quanto a fascinante experiência de pilotagem de alto desempenho. Apresentado no mês passado como o primeiro híbrido de alto desempenho de produção em série da empresa pioneira de supercarros de luxo, o Artura é resultado de mais de meio século de experiência e especialização em carros de competição e de rua da McLaren. Além de estabelecer novos padrões de desempenho e eficiência na classe de supercarros, o Artura oferece novos níveis de proteção da garantia McLaren e prestação de serviço. O carro chegará ao Brasil no final do primeiro semestre, por valor a ser definido – a previsão é que fique entre os preços do GT (atualmente a partir de R$ 2,60 milhões) e do 720S Coupé (R$ 3,50 milhões). “A expectativa pela chegada do Artura é muito grande. O lançamento online foi acompanhado por um número expressivo de clientes e muitas consultas já estão sendo feitas. É um carro com chassi, motor, suspensões e bateria do sistema híbrido totalmente novos. Temos certeza de que o Artura fará muito sucesso no mercado brasileiro”, vibra Bruno Bonifacio, gerente-geral da McLaren São Paulo.
Para evitar o vírus
Diante das medidas de restrição de circulação impostas pelo recrudescimento da pandemia da Covid-19, as pessoas voltaram a enfrentar dificuldades para se locomover sem aglomeração. Entre os serviços liberados estão os de transportes por aplicativos, entendidos pelas autoridades como essenciais. Esses serviços são ainda mais essenciais para moradores da periferia. Uma pesquisa do aplicativo de transporte 99 apontou que a demanda de corridas longe das regiões centrais das grandes cidades aumentou. A empresa lançou no ano passado um protocolo de saúde com orientações de médicos e especialistas para proteção antes, durante e depois da corrida.
– Antes da corrida – use a máscara sempre e de forma correta. Não adianta deixá-la no queixo ou com o nariz para fora. Não se sente no banco da frente do carro. Atrás, aumentará o distanciamento.
– Durante – se precisar ajustar a máscara, use álcool 70% nas mãos e não toque na parte da frente ou de dentro. Arrume pelos elásticos. Mantenha os vidros do carro abertos durante o caminho para aumentar a circulação de ar. Evite contato físico e tente manter as conversas a um mínimo durante todo o trajeto.
– Depois – retire joias e adereços e higienize as mãos com álcool lembrando de regiões como a parte de baixo das unhas. Ao final da viagem, motoristas devem limpar superfícies de maior contato, como cintos e abridores. Na limpeza, começar pelas áreas de menor risco (banco e cinto) às de maior (abridores e maçanetas). Continue cumprindo as medidas preventivas, pois o desrespeito a uma anula as demais.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!