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Viajando com a casa

            O cenário de motorhomes no Brasil tem crescido desde 2018 e teve seu ápice em 2020 por causa da pandemia do coronavírus. A procura por liberdade durante as viagens, mudanças de roteiros e a oportunidade de se instalar em um dia na praia e no outro no campo fizeram com que muitos viajantes repensassem o formato de desbravar o mundo em quatro rodas. Além da crescente busca pelas casas rodantes, o perfil de viajantes que procuram motorhomes também mudou. Novas identidades surgem todos os dias: desde pessoas que trabalham em home-office a famílias e casais que viram nos veículos uma oportunidade de se desvincular de hotéis e resorts. “São novos perfis que têm descoberto as vantagens do motorhome, como aqueles que decidem trabalhar em uma espécie de home-office na estrada; a pessoas mais novas que hoje estão conseguindo comprar os veículos; e o perfil mais tradicional de família que pretende rodar o mundo, com os amigos e não querem ficar em casa por conta da pandemia”, explica Julio Lemos, proprietário da Estrella Mobil Motorhomes, empresa especializada na fabricação e na personalização de veículos recreativos, localizada em Santa Branca, interior de São Paulo. De modo geral, o mercado de vendas de motorhomes entre 2019 e 2020 teve aumento de 40% ao ano desde o início da pandemia, e tende a se manter até o fim de 2021. “A qualidade dos produtos produzidos no Brasil melhorou muito nos últimos vinte anos! Atualmente, temos vários equipamentos específicos para motorhomes, como aquecimento de água, ar-condicionado a janelas especiais. São produtos que têm agradado muito o público, que procura o máximo de conforto”, finaliza Lemos.

Cresceu em plena crise

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        As Empresas Randon apresentaram, em 2020, crescimento em sua receita líquida consolidada, atingindo R$ 5,4 bilhões, 6,5% superior à obtida em 2019. Em linha com este avanço, está a evolução da receita bruta, antes da consolidação, 5,6% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 7,7 bilhões. Para a “holding” de soluções para o transporte e implementos rodoviários com sede na cidade gaúcha de Caxias do Sul, 2020 foi marcado por aquisições relevantes, como a finalização da compra da Nakata Automotiva, pela Fras-le, movimento que contribuiu para o crescimento da empresa no mercado brasileiro de reposição e para o incremento direto da receita do ano. No período, também ocorreu a compra da Fundituba, pela Castertech, empresa de fundição que ampliará a capacidade produtiva da companhia, fortalecendo ainda mais a participação no mercado de autopeças. Além disso, 2020 contou com a consolidação da joint venture que criou a Randon Triel-HT e a conclusão da aquisição da metalúrgica Ferrari, pela Master. Para reforçar as ações de inovação, tecnologia e automação, houve a constituição das empresas Randon Ventures, Conexo e Randon Tech Solutions Industry – RTS Industry, além de iniciativas como o CTR Innovation Lab. Outro movimento importante do ano foi a entrada da Suspensys no seleto grupo de empresas que compõem o consórcio modular da Volkswagem Caminhões e Ônibus. “O ano que passou nos trouxe oportunidades de acelerar projetos envolvendo a nossa transformação cultural e digital, aprofundando temas emergentes como a revisão de iniciativas de meio ambiente”, salienta Daniel Randon, CEO das Empresas Randon.

Para levar gás

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        Dez caminhões Meteor 28.460 6×2 entram em operação para transporte de GLP para a TTGlog. As primeiras unidades dos novos caminhões extrapesados Volkswagen estão sendo entregues em todo o Brasil. E a TTGlog, com sede em Limeira (SP), já planeja ampliar a sua frota com mais veículos da marca. A frota da TGGlog conta atualmente com mais de quinhentos caminhões, dentre eles modelos das famílias VW Constellation e MAN TGX, que rodam por dezoito Estados brasileiros e o Distrito Federal, além de Argentina e Bolívia. São 4 mil viagens mensais transportando cerca de 40% de todo o GLP do Brasil. “Recentemente, expandimos a nossa frota com dez unidades dos novos Meteor da VWCO, e pensamos em fazer mais aquisições em breve. Apesar de pouco tempo de uso, estamos muito satisfeitos com os caminhões, que vêm atendendo às especificidades da nossa operação e oferecendo um bom custo/benefício. Trata-se de uma linha confiável, segura, muito robusta, com bom desempenho, boa média de consumo de combustível e um ótimo espaço interno”, contabiliza André Mariano Leão, diretor-executivo da TTGlog. O cavalo mecânico Meteor 28.460 6×2 opera com semirreboques de três eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Pode atuar nos mais variados segmentos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo e tanque.  Tem propulsor com 460 cavalos de potência e 234,5 kgfm de torque, com a nova transmissão automatizada V-Tronic na caixa Traxon de 12 e 16 velocidades.

Plano de saúde

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        A Mercedes-Benz do Brasil anunciou a cooperação com o governo alemão para ampliação do projeto de unidades móveis de saúde. Após uma fase piloto de sucesso, a contribuição aumentará para 4,5 milhões de euros. A Mercedes Benz do Brasil está contribuindo com o fornecimento de caminhões para mobilidade das unidades, motoristas e recursos internos para administração do projeto, totalizando cerca de 1 milhão de euros em força de trabalho (não monetário). Os parceiros do projeto e cinco ONGs, como a Sociedade Beneficente Albert Einstein, o CIES Global, a SAS Brasil, a Renovation e o Instituto Luz para Vida, estão investindo sua expertise e jornada de trabalho para fazer o projeto funcionar. Idealizada e desenvolvida por profissionais da Mercedes-Benz, essa iniciativa oferecerá atendimento de saúde a populações carentes. Esse investimento adicional será destinado à aquisição de sete semirreboques, sobre os quais serão montadas unidades móveis com estrutura e equipamentos de saúde. Caminhões Mercedes-Benz, como o novo Actros, levarão essas carretas a várias regiões do país. “Esse novo projeto com o governo alemão foi desenvolvido em conjunto, baseado no sucesso da Unidade Móvel de Tomografia, que vem sendo utilizada no combate à Covid-19 na cidade de São Paulo desde o ano passado. Agora, com mais sete carretas, podemos ampliar notavelmente o alcance desse auxílio médico e de saúde, indo a localidades mais distantes”, comemora Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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