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Negócio da China

            A BYD, marca chinesa de veículos elétricos, acaba de lançar no Brasil o novo Furgão eT3. A atual versão tem novo pack de baterias, trazendo redução do peso do veículo de 1.870 para 1.700 quilos. Outras novidades são a limitação da velocidade para até 100 km/h, trazendo mais segurança e maior autonomia, e o sistema de recarga DC, mais rápido e estável. Segundo a BYD, o veículo tem autonomia para até 300 quilômetros e possibilidade de recarga rápida de 20% a 80% da bateria em apenas meia hora, garantindo até 180 quilômetros a mais de viagem. O modelo tem capacidade para 720 quilos de carga e espaço no compartimento para 3,3 mil litros. “Atualmente, a BYD tem mais de cinquenta veículos em operação no Brasil. Até o final do ano, almejamos triplicar essa frota”, explica Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD. Conforme o executivo, um fator que tem chamado a atenção das empresas é o custo operacional. “O Furgão BYD eT3 garante maior precisão na previsão de custos. Isso porque o preço da energia elétrica não tem variação em grande escala, como ocorre com os combustíveis em geral”, conclui Antunes. Várias empresas engajadas em reduzir as emissões de poluentes de seus processos logísticos já colocaram em operação os furgões 100% elétricos BYD eT3. Entre elas, a Pepsico, a Corpus Saneamento e Obras e a empresa de entregas Carbono Zero.

Em caso de emergência

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        Quatro unidades de ambulância do novo Iveco Daily, montadas sobre a estrutura chassi-cabine, entraram para a frota da Way-306 para reforçar o atendimento de emergência na rodovia MS-306, com cerca de 218 quilômetros de extensão. A utilização da versão chassi-cabine é uma nova forma de atuar no segmento de ambulâncias, que tradicionalmente utiliza furgões para esse tipo de operação. Os veículos passam por um sofisticado processo de customização para se “transformarem” em unidades móveis com estrutura apropriada para o socorro de vítimas, com materiais e equipamentos de última geração. “O uso de versões chassi-cabine para a aplicação de ambulância já é algo amplamente adotado fora do Brasil e abre novas portas para a marca e nossos parceiros pela versatilidade, eficiência e pelo custo que a solução proporciona. Estamos abrindo novas possibilidades de aplicações para um veículo que já é líder no segmento e se destaca pela robustez e durabilidade, atributos essenciais para esse mercado”, explica George Carloto, gerente Comercial da Iveco.

Nas praias do Pacífico

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            Presente em mais de quinze países, a família de caminhões leves Delivery acaba de desembarcar em novo destino: El Salvador, na América Central. A família de veículos leves tem como origem o centro de desenvolvimento e produção da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), e já é comercializada em países como o México, Aruba, a Costa Rica e Guatemala, também na América Central, até na América do Sul, em vizinhos do Brasil. “O lançamento da linha Delivery tem sido um sucesso e gerado grande interesse entre os clientes. Apresentamos as melhores qualidades dessa família de veículos a mais de duzentos clientes potenciais. Confiamos que esse caminhão será ideal para o nosso mercado por sua grande versatilidade e seu potencial de uso”, comemora Juan Carlo Gautreau, gerente-regional da Autozama.

Em terras paraguaias

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        A Iveco entregou trinta e dois veículos para a empresa Río Paraguay de Servicios, com sede em Ciudad del Este, no Paraguai. O lote é composto por vinte e um Daily Minibus 50C17 (19 + 1), seis Daily Scudato 70C17 e cinco chassis 170S28. A aquisição tem como objetivo gerar maior rentabilidade e proporcionar um serviço de transporte confortável e seguro a todos os clientes da Río Paraguay de Servicios, incluindo a Itaipu Binacional, hidroelétrica pertencente ao Brasil e ao Paraguai. Na configuração 170S28, os ônibus são equipados com tecnologia que garante maior eficiência e potência com menor consumo de combustível. Os veículos têm transmissões mecânicas de 6 velocidades da ZF e motor FPT Industrial capaz de desenvolver 280 cavalos de potência e 94 kgfm de torque em conformidade com a norma de emissão Euro 5.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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