Divulgação

Em setembro do ano passado, junto com a apresentação da nova linha de extrapesados Meteor, a Volkswagen Caminhões e Ônibus revelou o Constellation 33.460 6×4, equipado com o mesmo motor MAN D26 de 13 litros, desenvolvido e produzido no Brasil, primeiro país fora da Europa a fabricá-lo. Segundo a montadora, o novo propulsor proporciona ao cliente um desempenho do veículo além do esperado, com mais economia de combustível, baixo custo de manutenção e durabilidade adequada às mais severas aplicações.

Divulgação

            Com PBTC e CMT de 74 e 125 toneladas, respectivamente, o novo Constellation é vocacionado para o agronegócio, conforme a Volkswagen, especialmente para operações com elevada carga em estradas de asfalto e terra. O caminhão tem propulsor com 460 cavalos de potência e 234,5 kgfm de torque. O motor é ligado ao câmbio automatizado Traxon da ZF de 12 velocidades com função off-road, mas opcionalmente, o caminhão pode ser equipado com uma transmissão de 16 marchas. A autonomia é reforçada pelo generoso tanque de 630 litros.

Divulgação

            O novo Constellation conta com conjunto de suspensão metálica reforçada desenvolvido para ter mais durabilidade. Como opcional, pode vir com rodas de alumínio e duas opções de quinta roda. O entre-eixos é de 3,20 metros para o off-road 6×4. Para enfrentar terrenos acidentados, o modelo tem um maior ângulo de ataque e vem com para-choque metálico, para evitar deformações e quebras. Os faróis contam com grades metálicas frontais incorporada ao modelo, para proteção extra. Os retrovisores são escamoteáveis e contam com sistema de amortecimento para recuo e fechamento.

Primeiras impressões

Vigor em ação

Divulgação

Resende/RJ – Para quem faz longas viagens de caminhão, ter um ambiente confortável é bastante importante. Lançada há quinze anos, a família Constellation sempre teve como um de seus pontos mais valorizados a cabine. Na novata versão 33.460 6×4, ela traz uma configuração inédita, que busca atender às demandas do segmento off-road e também às aplicações on highway, em uso misto.

Divulgação

            No campo de provas da Volkswagen Caminhões e Ônibus na cidade fluminense de Resende, junto à fábrica da marca, foi possível submeter o Constellation 33.460 6×4 a diferentes ritmos de aceleração. Não é difícil adquirir familiaridade com o extrapesado da Volkswagen, mesmo puxando uma imponente composição de 20 metros de comprimento e mais de 50 toneladas de PBTC. O modelo impressiona não apenas pela indisfarçável exuberância do motor MAN, com sua potência de 460 cavalos e 234,5 kgfm de torque, como também pelo baixo índice de ruído e trepidação. Em todas as circunstâncias que foi possível avaliar, o equilíbrio do conjunto nas curvas e frenagens bruscas se mostrou exemplar. Não por acaso chamada pela Volkswagen de “inteligente”, a transmissão ZF Traxon automatizada consegue perceber quando o caminhão está em uma rua plana, por exemplo, e é capaz de pular marchas para economizar combustível e aumentar a performance.

Divulgação

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA