Divulgação

A próxima geração do HR-V chega este ano ao mercado europeu com visual totalmente diferente da versão vendida no Brasil. E o SUV compacto da Honda apresentado na Europa deve servir de inspiração na repaginação do utilitário esportivo produzido em Itirapina (SP) que será apresentada no próximo ano, já como modelo 2023. As mudanças mais evidentes estão no estilo e no aumento nas dimensões. Com ares de cupê e linhas que o difere inteiramente da configuração atualmente comercializada, o HR-V 2022 europeu tem desenhos arrojados na grade dianteira, nos conjuntos ópticos da frente e de trás (as lanternas são unidas por uma faixa de luz), na linha de cintura mais alta e no teto rebaixado abruptamente em direção à traseira. Na Europa, o modelo terá apenas tecnologia híbrida.

Divulgação

Apesar de ter sido apresentado na Europa, o HR-V 2022 fará sua estreia comercial primeiro no Japão – onde é chamado de Vezel –, em abril, com o Velho Continente recebendo o modelo mais para o final do ano. A América do Norte terá uma versão própria, sem definição se seguirá o estilo oriental/europeu nem qual será o “powertrain”. O mercado brasileiro deverá ter mesmo a próxima geração do HR-V em 2022, pois a Honda dará preferência este ano para a estreia do City hatchback, o novo modelo de entrada da marca no país, que conviverá com a versão sedã. O novo HR-V tem comprimento de 4,40 metros – ante 4,32 metros da atual geração –, 1,79 metro de largura (1,77 metro do atual) e 1,59 metro de altura (1,58 metro do atual). Oferece ainda teto solar panorâmico e tração integral em alguns mercados e a tecnologia Sensing, com recursos de segurança ativa como frenagem autônoma de emergência, assistente de mudança de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito.

Divulgação

Na opção híbrida, o novo HR-V tem um motor 1.5 i-VTEC com câmbio CVT aliado a um elétrico e:HEV, com três modos de condução – “Normal”, “Esportivo” e “Eco”. A tecnologia é igual à utilizada no CR-V e nos novos Jazz (o Fit europeu) e Crosstar, com a combinação de um motor a gasolina com um elétrico de propulsão e de geração de energia, uma caixa e-CVT e uma bateria de íons de lítio. Na maior parte do tempo, o motor elétrico é que fica em ação, a não ser em uso mais intenso ou em estradas com limite de velocidade mais elevado, colocando então em funcionamento o propulsor a combustão. A Europa terá apenas essa versão, como já ocorreu com o Fit. No entanto, o mercado japonês terá uma variante não eletrificada. No Brasil, deve ser mantido o propulsor 1.8 FlexOne nas configurações LX, EX e EXL e o 1.5 turbo da topo de linha Touring.

Divulgação

O interior do HR-V 2022 surpreende pelo refinamento, com as saídas de ar com controles giratórios de direção. O console central tem os comandos do ar-condicionado de duas zonas e duas entradas USB nas laterais. A nova central multimídia ao estilo tablete tem tela de 9 polegadas, carregador wireless para smartphones e Wi-Fi e está destacada acima do painel. O arrojo mostrado na nova carroceria não é acompanhado no desenho do volante, mais comportado e tradicional da marca, tendo os controles satélites para o sistema de som e do cruzeiro adaptativo. O acabamento interno tem um inegável esmero, com costuras simples e materiais sofisticados e elegantes. Os bancos traseiros oferecem um bom espaço para as pernas de adultos com altura e porte mais elevados.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA