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Um motor é chamado de dois tempos porque executa em apenas um movimento, para cima e para baixo do pistão, o ciclo completo de admissão, compressão, combustão e exaustão. O formato produz mais potência e tem uma entrega mais instantânea, além de uma sonorização característica. É exatamente por essas razões que os motores de dois tempos registram longa história e grandes “cases” de sucesso, em diferentes tipos de motocicletas. Esse ano se completam os cento e quarenta anos do lançamento do primeiro motor comercial de dois tempos da história, criado pelo engenheiro escocês Dugald Clerk e patenteado em 1881. Depois de gerar vários clássicos do universo das duas rodas, a tecnologia para motores de dois tempos continua a ser desenvolvida por algumas marcas, como a curitibana MXF Motors do Brasil, que em 2018 lançou o seu primeiro modelo de 250 cilindradas com a motorização: a 250 TS. Indicada para uso em trilhas off-road e competições esportivas, como o Enduro FIM, de Regularidade e Hard Enduro, o projeto foi desenvolvido com parceiros comerciais de países como Estados Unidos, Austrália e Rússia. Agora, a fabricante lança este mês a linha 2021 da 250 TS.

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            O lançamento da montadora de motos off-road paranaense mantém como grande vantagem sua simplicidade construtiva. O motor de dois tempos de 224 centímetros cúbicos refrigerado a água e válvula eletrônica controlada por CDI, tem menos peças móveis, o que se traduz em respostas e aumento de giro mais rápidos, garantindo alta potência. E, claro, tem o indefectível ruído do motor de dois tempos. Com partida elétrica e por pedal, a versão 2021 chega com melhorias entre seus componentes e acessórios. Entre as atualizações estão novas curva e ponteira do escape e novos conjunto de suspensões, protetor de bengalas BMS Full Racing, pinhão com onze dentes, CDI e servo motor. O tanque tem maior capacidade (8 litros) e traz mais autonomia. Farol em leds, válvula de escape eletrônica, painel digital multifunção, ventilador de radiador com termostato, reservatório de expansão do líquido de arrefecimento, protetor de motor e link integrado são itens que vêm de fábrica na MXF 250 TS.

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            A linha 2021 da 250 TS traz outras novidades. Uma nova flange na admissão busca otimizar a admissão da mistura conferindo melhor torque e desempenho. O protetor de bengala BMS Full Racing – lançamento exclusivo MXF Motors – reforça a proteção para as suspensões dianteiras, mesmo nas situações mais difíceis. As suspensões foram totalmente reformuladas e contam com nova genética de laminação, trabalho de redução de atrito interno, novo ajuste de pré-carga da mola e novos retentores, bronzinas internas, mola traseira, dutos internos, o-rings internos, by-pass nas válvulas dianteiras e traseiras para melhor performance nos terrenos brasileiros. Os freios dianteiro e traseiro são hidráulicos, com pistão duplo e discos ventilados (260 e 220 milímetros, respectivamente)

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            Com quadro em aço cromo molibdênio de alta resistência, a 250 TS tem 2,18 metros de comprimento, 83 centímetros de largura e 1,30 metro de altura, com entre-eixos de 1,49 metro e altura do assento de 94 centímetros. O peso seco é de 111 quilos e a capacidade de carga é de 150 quilos. O preço sugerido para a nova MXF 250 TS é de R$ 31.500, e o modelo já pode ser encontrado nas revendas da marca espalhadas pelo país.

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Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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