Lá e cá
A Royal Enfield revelou na Índia a linha 2021 da Himalayan. A trail recebeu atualizações para disponibilizar mais conforto na pilotagem, além de um novo sistema de navegação GPS e novas opções de cores. A motorização mantém o motor monocilíndrico de 411 cm³ com refrigeração a ar e óleo com câmbio de 5 velocidades que entrega potência máxima de 24,5 cavalos a 6.500 giros e torque de 3,2 kgfm em 4 mil rpm. Rodas, pneus, suspensões e freios também não foram alterados. A principal inovação Himalayan 2021 é o Tripper, sistema de navegação GPS apresentado na Meteor 350, modelo que deve desembarcar no Brasil no segundo semestre. O sistema projeta informações do Google Maps sobre mapas e trajetos selecionados pelo piloto. Em termos estéticos, a Himalayan recebeu um novo para-brisa para aprimorar a aerodinâmica. A grade lateral da moto serve como suporte de farol e o porta-bagagens redesenhado. As novidades devem desembarcar no Brasil no final do ano.
Visão parcial
A Triumph revelou um teaser de uma visão parcial do farol da Bonneville 2021, que será apresentada no dia 23 de fevereiro. Formada pelos modelos Street Twin, Street Scrambler Speed Twin, T100, T120, Bobber e Thruxton, a família de “clássicas modernas” da marca inglesa deve receber algumas atualizações estéticas e ganhar motores já adequados para as normas Euro5 de emissões de poluentes. A linha Boneville 2021 devem incorporar ainda novos painéis de instrumentos, iluminação em leds, controle de cruzeiro e outros recursos eletrônicos.
Conectar é preciso
A Honda CRF1100L Africa Twin ganhará integração com o Android Auto, o aplicativo desenvolvido pelo Google que permite utilizar recursos do smartphone enquanto estiver dirigindo ou pilotando. Os proprietários da Africa Twin e Africa Twin Adventure Sports poderão ter a nova funcionalidade instalada nas concessionáriana europeias, permitindo que o Android Auto seja usado por clientes com esse dispositivo. Para utilizá-lo na Africa Twin, também será necessária a conexão com um fone de ouvido Bluetooth. A nova Honda CRF1100L Africa Twin passa a ter um motor bicilíndrico de 1.084 cc, gerando 7% a mais de potência e 6% a mais de torque em comparação ao modelo CRF1000L de 998 cc. O novo motor é capaz de gerar até 101 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e 10,8 kgfm de torque a 6.250 rpm.
Centenária
A Indian celebra cem anos da Chief. A primeira versão da Indian Chief foi lançada em 1921 e agora a marca norte-americana relança o modelo, celebrando um século de sua história. Ela ressurge em três modelos: Chief, Chief Boober e Super Chief. Todas adotam novo chassi de aço com estrutura auxiliar em alumínio e o motor Thunder Stroke. A moto ficou mais curta, mais leve e com menos cromados do que a versão anterior. O tradicional velocímetro analógico está mantido, mas a moto agrega tecnologia do cruise control e dos três modos de pilotagem, assim como com o sistema de partida sem chave. É movida pelo motor Thunder Stroke 111, com sistema arrefecido a ar que entrega 75 cavalos e 11 kgfm de torque, a apenas 2.400 rpm. Nos Estados Unidos, custa a partir de US$ 14.500 – cerca de R$ 78 mil. A Indian teve uma curta trajetória no Brasil, chegando em 2015 e encerrando as operações por aqui em 2018.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!