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Se as legislações de trânsito restringem o acesso dos grandes caminhões aos centros urbanos, o sinal fica verde para os veículos menores e mais ágeis. Entre esses veículos sintonizados com as atuais legislações do transporte de cargas está a linha de caminhões leves Delivery, da Volkswagen, especialmente o menor da família, o Express. Com 3.381 unidades emplacadas em 2020, o Delivery Express se manteve na vice-liderança entre os veículos chassi-cabine com 3,5 toneladas. Entre as vantagens do modelo estão o fato de poder ser dirigido apenas com carteira de habilitação B, a mesma para carros de passeio, e também o de pagar pedágio de automóvel, por seu rodado simples na traseira. Por ser classificado como comercial leve e sujeito apenas a rodízios municipais, o Express pode circular mesmo em áreas de restrição para veículos maiores e seu raio de giro facilita as manobras em espaços limitados. Agora, o menor caminhão da Volkswagen ganha uma nova versão. Além de incorporar um “+” ao nome, o novo Delivery Express+ agrega equipamentos para adicionar segurança ao dia a dia na operação, como sistema de controle de estabilidade, controle de tração e auxílio para partida em rampa.

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            “Com o e-commerce aquecido no último ano, o Express favoreceu empreendedores interessados em ter uma logística própria com a robustez de um caminhão e a facilidade de condução de um automóvel. O modelo já é um dos mais desejados da categoria e agora agregaremos novas oportunidades e tecnologias de segurança para atrair os clientes com o Delivery Express+, comemora Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O sistema de controle de estabilidade, que vem de série no Delivery Express+, é similar ao dos automóveis. A tecnologia evita derrapagens e diminui riscos de perda do controle da direção, especialmente em piso molhado. Para garantir a eficiência nessas situações, o Express+ passou por testes extremos, em pistas de gelo nos Estados Unidos.

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            O controle de estabilidade trabalha em conjunto com outros sistemas, como os freios ABS e o novo controle de tração (ATC, da sigla em inglês), que passa a equipar o Express+. Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus em relação ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a combinação dessas tecnologias diminui substancialmente o risco de acidentes, tendo sido comprovada sua eficácia para a melhoria dessa estatística em outros mercados como a Europa e os Estados Unidos.

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            Outra novidade do Delivery Express+ é o auxílio de partida em rampa mesmo com transmissão manual, acionado de maneira automática. Essa tecnologia mantém o veículo parado por até quatro segundos após a liberação do freio em ladeiras com inclinação superior a 5%, facilitando inclusive arrancadas nas subidas ou a ré em declives, pois evita rolagem em sentido contrário da marcha. Isso se traduz em conforto e segurança para o motorista, aliado ao aumento de vida útil da embreagem. O Delivery Express+ está equipado com o eixo traseiro Dana 267 e conta com duas opções de entre-eixos: três metros ou 3,6 metros, para atender às diferentes aplicações. Os clientes podem optar por plataformas de cargas de até 4,2 metros. Se desejarem, o Express+ sai implementado de fábrica com baú ou carga seca.   

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            No centro mundial de desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus, localizado em Resende (RJ), a fabricante submete os modelos a testes para comprovar sua conformidade com os projetos. Recentemente, Delivery Express+ passou por checagens em seu sistema de segurança a partir da simulação de uma colisão frontal. De acordo com os engenheiros da marca, o set de airbags para o motorista e passageiros, em associação aos cintos de três pontas com pré-tensionadores, entregou alto padrão de segurança a todos os ocupantes do Delivery Express+. Não apenas a integridade das pessoas foi confirmada como também a facilidade de abertura de portas após a colisão, atendendo às normas internacionais.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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