Divulgação

Objetos (de duas rodas) do desejo

            O Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros, apurou um crescimento de 40% na intenção de compra de motocicletas em sua plataforma no Brasil, ante 35% na América Latina. O dado faz parte de um estudo exclusivo produzido pela unidade de Veículos, Imóveis e Serviços da empresa, que avaliou o comportamento do consumidor no “marketplace” no período de março a novembro de 2020. A pesquisa revelou também que as motocicletas de 125 cilindradas, ou menos potentes, estão em alta. No Brasil, houve um crescimento de 86% na intenção de compra dos modelos de baixa cilindrada no período. Já as de 125cc a 250cc receberam 58% mais atenção dos consumidores. “Um dos fatores que explicam esse aumento na intenção de compra dos modelos de baixa cilindrada é a grande evolução do delivery no período de isolamento social. Grande parte dos motoboys e entregadores utilizam esse tipo de motocicleta, principalmente pela praticidade e custo-benefício, visto que são mais econômicas por consumirem menos combustível em comparação aos modelos de alta cilindrada”, explica Luis Paulo dos Santos, diretor do Marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre. O estudo aponta ainda quais foram os modelos de motocicletas com maior intenção de compra. A mais desejada foi a Honda CG 160 Titan, seguida da Honda CG 125 Fan, da Honda Biz 125, da Honda XRE 300 e da Honda CB 300.

Liberdade, igualdade e mobilidade

Divulgação

        A fabricante francesa de automóveis Peugeot amplia a sua gama de e-bikes com a nova bicicleta Crossover, urbana e versátil. Montada Romilly sur Seine, na França, a bicicleta tem como proposta combinar uma confortável posição de condução elevada e pneus largos que permitem ultrapassar facilmente os obstáculos. O motor é um Bosch Performance CX e a bateria tem capacidade de 500 W e oferece um alcance de até 120 quilômetros. Seu torque de 6,4 kgfm combinado com as 10 marchas da transmissão oferecem a possibilidade de deslizar no trânsito com agilidade e enfrentar colinas. Seus pneus de 57 milímetros de espessura encaram qualquer pavimento, inclusive buracos e cascalho. A e-bike está totalmente equipada para viajar em todas as estações: faróis dianteiros e traseiros, para-lamas, capa de corrente e porta-bagagens. O visual desenvolvido no estúdio Peugeot Design Lab em Vélizy é elegante, com a bateria embutida na estrutura. Projetada e montada na França, a bicicleta Peugeot eC01 PowerTube Crossover já está disponível no país do Velho Continente pelo preço de 3.199 euros, o equivalente a R$ 21.245, já incluídos os impostos locais.

Parada segura

Divulgação

        A revisão e a manutenção da moto é um procedimento que deve ser feito periodicamente, principalmente antes de longas viagens. Ao levar a motocicleta em uma oficina de confiança, é possível verificar o funcionamento e eficiência de todo o sistema, prevenindo acidentes e possíveis falhas durante a condução. “Em um diagnóstico completo, é possível de se analisar a funcionalidade de cada equipamento que compõe a moto, incluído todo o sistema de freio, e assim identificar se será necessário fazer reparos ou substituição de peças”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo, que produz no Brasil a linha de produtos com a marca Cobreq. Segundo ele, quatro itens do sistema de freio não podem ficar fora da revisão:

1) Pastilhas e discos – são responsáveis por gerar o atrito necessário para frear a moto. A substituição de tais peças deve ocorrer caso estejam danificadas ou desgastadas, pois podem apresentar ruído, vibração e perda da eficiência da frenagem, prejudicando a dirigibilidade do condutor e até ocasionar acidentes.

2) Fluido – é um componente higroscópico, ou seja, durante sua vida útil, ele absorve umidade e vai perdendo suas características. Na revisão, é possível de se medir o ponto de ebulição do fluido e até mesmo sua porcentagem de água e, a partir dessa análise, descobrir se é necessário fazer a troca ou não.

3) Cabos – é necessário ficar atento às condições dos cabos de acionamento de freio, embreagem e acelerador. Eles precisam estar íntegros e correndo livremente dentro de seus tubos para que não se rompam, além de estarem regulados de forma correta.

4) Ajuste e regulagem – é recomendado consultar o manual da moto para conferir se não há folga no pedal de freio e no manete. É importante que o ajuste seja feito de acordo com as especificações para uma condução segura.

Culpa da pandemia

Divulgação

        A Moto Honda da Amazônia anunciou a suspensão temporária da produção de motocicletas em sua fábrica localizada em Manaus por causa do agravamento da pandemia da Covid-19 no Estado e por falta de insumos. As atividades estão suspensas desde o dia 25 de janeiro e têm retorno previsto para 4 de fevereiro, desde que as condições necessárias sejam atendidas. Empregados das áreas administrativas e produtivas entraram em férias coletivas, permanecendo um contingente mínimo de pessoas para as atividades essenciais. A marca informa que está adotando todas as medidas possíveis para preservar a saúde e a segurança de seus empregados e reduzir os impactos da pandemia. De março a maio de 2020, a Honda também paralisou suas atividades na fábrica de Manaus por causa do coronavírus.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA