Provar para comprar
Nove unidades do caminhão Volkswagen Delivery 9.170 acabam de embarcar para a Guatemala, onde serão empregadas no transporte de bebidas da fabricante local Big Cola. A nova família Delivery representa justamente o segmento de caminhões mais vendidos no mercado guatemalteca: o de leves. Antes mesmo de entrar em operação, porém, um Delivery de demonstração foi cedido para o cliente e durante três meses foi feito todo o estudo de custo por tonelada transportada, se mostrando o mais viável e culminando na encomenda. “A performance do Delivery 9.170 na operação da Big Cola demonstrou que o TCO (custo total de propriedade) justifica o investimento nos caminhões Volkswagen. Essa é uma ferramenta importante para a tomada de decisão, pois traz informações técnicas para o cliente fazer a aquisição da forma mais assertiva para o seu negócio”, comemora Matheus Francesco, supervisor de Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O Tahiti é ali
A empresa Tahiti Automobiles adquiriu dois ônibus do modelo F2500, produzidos pela encarroçadora paulista Caio. Os novos ônibus seguirão para o arquipélago do Tahiti, localizado na Polinésia Francesa, e serão destinados para o transporte escolar na cidade de Papeete, capital do país, também conhecida por seus cenários deslumbrantes, belas praias e paisagens. Das duas unidades adquiridas, uma tem comprimento de 11,89 metros, acomoda cinquenta e nove passageiros sentados. Já o outro veículo tem o comprimento de 9,79 metros e acomoda trinta e três passageiros sentados. Ambos têm vedação especial contra poeira, gancho de reboque dianteiro e guarda-lamas para facilitar o trânsito tanto em zonas urbanas quanto em áreas rurais de difícil acesso. O salão interno dos veículos é equipado com iluminação em leds, porta-pacotes modelo executivo e cortinas em tecido, ar-condicionado, itinerários em leds e poltronas do tipo escolar, totalmente estofadas. São equipados com portas tipo fole, com acionamento eletropneumático e bloqueadores, para evitar a abertura inesperada durante o trajeto. Também têm elevador, destinado para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.
Tomada da Colômbia
A chinesa BYD venceu a licitação para mais de mil ônibus elétricos em Bogotá, na Colômbia, superando as tecnologias de ônibus a diesel e gás, pois a concorrência foi aberta a todas as tecnologias de veículos. Foi o maior pedido de ônibus 100% elétricos fora da China até o momento. A Autoridade de Transporte Público da Cidade de Bogotá (Transmilenio S.A.) lançou uma licitação pública para 1.295 ônibus a diesel, GNV e tecnologias elétricas em agosto de 2020. Três dos parceiros estratégicos globais da BYD adotaram as soluções integradas de ônibus elétricos e venceram a licitação, totalizando 1.002 veículos. A BYD fará parceria com os encarroçadores de ônibus Superpolo e Busscar para as peças da carroceria, que serão montadas na Colômbia. O lote de ônibus está programado para ser entregue durante este ano e no primeiro semestre de 2022, e será colocado em operação em trinta e quatro rotas em cinco regiões da capital colombiana. Além de Bogotá, os ônibus da BYD já operam em Medellín, Cali e em outras cidades colombianas. Atualmente, a BYD acumula 1.550 pedidos de ônibus naquele país, liderando o impulso para a eletrificação na Colômbia e na América Latina. A BYD tem atualmente uma participação de mercado de mais de 96,5% em veículos não poluentes na Colômbia.
Outros óleos
Concorrentes no setor de lubrificantes automotivos, a YPF Brasil e a Promax começaram o ano lançando produtos voltados para veículos pesados a diesel. O Extravida XV500 LD, da YPF, é 100% sintético e chega com o objetivo de prolongar o período de troca do óleo. Segundo a fabricante, a tecnologia long drain (LD) aplicada ao produto requer acompanhamento técnico e é indicada para veículos de carga que percorrem longas distâncias. A durabilidade do produto se dá por conta da resistência à oxidação em regime constante e a elevadas temperaturas. Tais características fazem com que seja controlado o aumento de viscosidade, assegurando a fluidez do óleo. Já o Diesel Premium CK-4, de acordo com a Promax, é um óleo lubrificante mineral multiviscoso especialmente eficaz em garantir o baixo nível de emissões e a durabilidade do sistema de controle de emissões, quando filtros de partículas e outros sistemas avançados de pós-tratamento são usados nos motores modernos. É destinado para todos os motores a diesel aspirados ou turboalimentados, em condições normais ou severas de trabalho. Maior poder detergente e dispersante, ação antioxidante e anticorrosiva e alto índice de viscosidade são os principais atributos do produto, conforme a fabricante, além dos aditivos capaz de proteger contra o desgaste de todas as peças móveis do motor.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!