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Apesar da Volvo ter contabilizado uma queda de 11,1% nas suas vendas de caminhões no Brasil em 2020, por conta da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus – uma retração ligeiramente menor que a do mercado nacional de caminhões como um todo, que recuou em 12,31% em relação a 2019 –, a marca inicia 2021 tendo o que comemorar. O FH 540 terminou o ano, mais uma vez, como o caminhão mais vendido do Brasil. O pesado da Volvo manteve a liderança no país com o emplacamento de 5.870 unidades de janeiro a dezembro de 2020, segundo levantamento divulgado pela Fenabrave, a entidade que congrega as concessionárias de todas as marcas no Brasil. O pesado fabricado em Curitiba superou o médio Volkswagen Delivery 11.180, com 4.458 emplacamentos no mesmo período, e um “colega de linha de montagem”, o também pesado FH 460, com 3.936 unidades vendidas em 2020. É a oitava vez em doze anos que a linha FH lidera este ranking.

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Este resultado mostra novamente a grande preferência que o mercado nacional tem pelo FH, um caminhão que se consolidou como a melhor opção em transporte comercial. Há anos, estamos sempre nas primeiras posições em emplacamentos. É a prova de que o transportador brasileiro é extremamente profissional e escolhe o FH por causa de seus atributos de grande disponibilidade e robustez, alto grau de tecnologia embarcada e baixo consumo de combustível”, comemora Alcides Cavalcanti, diretor-executivo de caminhões da Volvo. Um dos elementos que embala essa hegemonia da linha FH no mercado brasileiro é a introdução permanente de novas tecnologias. Os avanços que a Volvo chama de “Aceleração Inteligente”, de acordo com a marca, tornaram o modelo até 10% mais econômico. O sistema identifica a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma precisa para reduzir o consumo.

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            A caixa de câmbio automatizada I-Shift, em sua versão mais recente, é outra tecnologia consolidada na linha FH. Conforme a fabricante, a I-Shift permite a otimização das trocas de marchas e elimina variações na condução dos veículos que têm caixa manual, provocadas pelo cansaço do motorista ou outras variáveis. Em conjunto com o I-See, recurso que usa a conectividade GPS para identificar a topografia da estrada, a I-Shift antecipa as trocas de marchas de acordo com os aclives e descidas, para proporcionar mais segurança e economia. Outro avanço na linha FH foram os entre-eixos de 3,50 metros de distância, de série no FH 460 4×2 e 6×2, que passaram a ser oferecidos também acompanhados de defletores laterais para melhor aerodinâmica entre o cavalo-mecânico e a carreta, proporcionando menor consumo de combustível.

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            A Volvo é uma empresa mundialmente reconhecida por produzir veículos seguros e, também no Brasil, mantém o ideal de “Zero Acidentes” em seus veículos. Não por acaso, o FH produzido em Curitiba se destaca na oferta de itens de segurança no transporte comercial brasileiro. Recursos como piloto automático com frenagem automática de emergência (ACC2), controle eletrônico de estabilidade (ESP), monitoramento da faixa de rodagem e detector de atenção do motorista têm sido cada vez mais demandados. “Temos relatos de transportadores que atestam a contribuição efetiva dos recursos para evitar acidentes. O FH foi pioneiro e continua à frente em segurança ativa e passiva”, reforça Cavalcanti.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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