Dinâmica dos números
Em 2020, a queda nas vendas do mercado brasileiros de caminhões foi de 12,31% – dos 101.733 emplacamentos de 2019 para os 89.207 no ano passado. Mas esse encolhimento não foi igual para todas as marcas. Algumas até aumentaram as vendas. A marca de caminhões que mais cresceu em 2020 foi a Iveco, que saltou de 3.892 vendas de 2019 para 5.065 do ano passado – uma expansão de 30%. “É a consolidação de todo um trabalho estratégico que inclui fortes investimentos, melhorias de qualidade técnica e ampliação e renovação do line-up nos últimos anos”, comemora Márcio Querichelli, líder da Iveco para a América do Sul. Outra que também cresceu no “ano da pandemia” foi a DAF – que saiu de 3.246 vendas de 2019 para 3.831 de 2020, uma evolução de 18%. Entre as que perderam vendas, mas em percentual menor em relação à queda geral – ou seja, não perderam “market share” –, está a líder do segmento de caminhões, a Mercedes-Benz, com uma retração de 4,16%, de 31.389 vendas de 2019 para 30.081 de 2020. Também caíram menos que o mercado a Volkswagen/MAN – passou de 26.739 unidades de 2019 para 25.594 de 2020, uma queda de 4,3% – e a Volvo, com 11,1% de retração ao cair de 16.844 emplacamentos de 2019 para 14.975 em 2020. Das principais fabricantes de caminhões instaladas no Brasil, quem teve o maior “tombo” nas vendas foi a Scania, que despencou de 12.753 vendas de 2019 para 8.704 de 2020, uma redução de 31,7%. Entre os modelos mais vendidos, o ranking continuou liderado pelo pesado Volvo FH 540, com 5.870 unidades. O modelo da marca sueca foi seguido pelo médio Volkswagen Delivery 11.180, com 4.458 unidades, o pesado Volvo FH 460, com 3.936 unidades, o semipesado Volkswagen Constellation 24.280, com 3.577 unidades, e o pesado Scania R450, com 3.576 unidades.
Tecnologia futurista
A fabricante alemã de sistemas de mobilidade ZF acertou parceria com a Zoox, uma subsidiária da Amazon, para o desenvolvimento de soluções de viagens customizadas e robôs-táxis para as megacidades. A ZF fornecerá sistemas de segurança dos ocupantes e módulos de chassi para o novo robô-táxi Zoox. O veículo autônomo é projetado para o transporte de até quatro passageiros. No entanto, pode haver situações em que os componentes de segurança não possam evitar um acidente. Nesse caso, as tecnologias da ZF podem ajudar a suavizar as consequências da colisão para os ocupantes. Essas soluções incluem airbags montados no teto e nos assentos. O desafio é a posição inovadora dos assentos frente a frente, significando que dois passageiros olharão para a frente e dois para trás. Os sistemas usuais de segurança são desenvolvidos para passageiros que olham para a frente.
Rumo ao Norte
A Volkswagen Caminhões e ônibus está entregando um lote de cento e vinte unidades dos novos Meteor 29.520 6×4, que operarão um verdadeiro gasoduto sobre rodas, com tanques de gás GNL na rota Manaus-Boa Vista. Com carretas especiais criogênicas, os caminhões transportarão gás natural que será usado para gerar energia elétrica de forma sustentável e atender ao consumo de residências e empresas no Estado de Roraima. Os caminhões foram adquiridos pela Transpipeline, empresa especializada em transporte de cargas na região Norte (fluvial e rodoviária) e responsável pela operação no trecho de 1,1 mil quilômetros, que abrange os pontos do Projeto Integrado Azulão, na cidade de Silves (AM), até o projeto de Jaguatirica, na cidade de Boa Vista (RR), de responsabilidade da Eneva, Companhia de Energia Integrada do Brasil. O Meteor 29.520 6×4 é o veículo mais potente da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Ele é equipado com a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, com 520 cavalos de potência e 255 kgfm de torque, acoplado à nova transmissão automatizada V-Tronic com caixa Traxon de 12 e 16 velocidades.
Em terras astecas
A encarroçadora de ônibus Caio amplia sua presença no mercado externo e, em parceria com a Volvo do México, está entregando novos ônibus urbanos para a Cidade do México. Os oitenta e sete veículos são do modelo Millennium e fazem parte da renovação de frota da RTP – Rede de Transporte de Passageiros, do sistema coletivo da capital mexicana. As carrocerias seguiram parcialmente desmontadas em forma de SKD até a Volvo, no México, e foram montadas no país, com o acompanhamento técnico de profissionais da Caio. Todos os ônibus têm total acessibilidade e comodidade para pessoas com deficiência física, com itens como rampa para cadeirantes, sinalização em braile e espaço interno na carroceria para cão-guia. São equipados também com piso baixo e ajoelhamento da suspensão, proporcionando conforto e segurança na entrada e na saída dos passageiros.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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