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Estilo escandinavo

            Em 2020, algumas linhas de caminhões pesados incorporaram tecnologias e novidades. A Volvo não trouxe grandes inovações, mas deve ir à forra em 2021. Já no início do ano passado, a marca escandinava lançou na Europa a nova geração de caminhões pesados da linha F, formada pelos modelos FH, FM e FMX, uma família renovada que deve chegar ao Brasil em 2021. Os novos pesados da marca sueca disponíveis no continente europeu têm novidades na eletrônica embarcada, na ergonomia da cabine e na segurança. O exterior das cabines foi atualizado e recebeu faróis e grade com um design contemporâneo. Os faróis em forma de “V” agora se alinham com os traços delineados pelas portas na cabine. As setas também foram movidas para a porta. O novo painel frontal traz ainda a logomarca Volvo em tamanho maior, tornando o FH facilmente reconhecível, mesmo à distância. Na Europa, o novo Volvo FH também pode ser adquirido com o pacote I-Save, equipado com motor a diesel D13TC Euro 6 de alta eficiência, com economia de combustível e reduções de CO2 significativas. Os novos modelos trazem recursos inéditos que ajudam a evitar acidentes. Entre eles, estão o Ajuste Automático de Farol Alto, que abaixa o facho automaticamente em rodovias, de acordo com o tráfego contrário ou proximidade com veículos à frente, o Piloto Automático Aprimorado – em descidas, o dispositivo aciona automaticamente os freios para manter a velocidade constante – e um sistema capaz de reconhecer a sinalização rodoviária – avisos de placas de ultrapassagem proibida, limite de velocidade e outros são captados e exibidos no painel de instrumentos.

Conectividade em foco

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        S-Way é o nome de uma gama de caminhões rodoviários para longas distâncias, apresentada pela Iveco na Europa e que deve chegar ao Brasil este ano. Desenvolvida para entregar soluções integradas e com foco nas rotinas do motorista, a linha S-Way traz cabine inédita, com muita conectividade e a proposta de ir além de mostrar uma nova cabine e aperfeiçoamentos técnicos. No design, foram adotadas linhas mais aerodinâmicas que, segundo a marca italiana, proporcionaram redução de até 4% no consumo de combustível. O kit aerodinâmico otimizado e as saias laterais com extensões de borracha se harmonizam com os faróis full-led e as portas amplas. Para atender às crescentes demandas de controle de gestão, a S-Way tem uma moderna plataforma de conectividade desenvolvida em parceria com a Microsoft. A tecnologia coleta, processa e troca dados operacionais em tempo real e mantém o transportador e o motorista constantemente conectados com o veículo a partir de um dispositivo móvel ou um computador, por meio de portal e do aplicativo MyIveco. Na Europa, a S-Way vem com motores de 9, 11 ou 13 litros que geram potências de 310 a 570 cavalos, acoplados à caixa de transmissão de 12 velocidades Hi-Tronix. Existe ainda uma versão movida a gás natural com 460 cavalos que, de acordo com a Iveco, é o único com essa tecnologia capaz de entregar autonomia de 1.600 quilômetros.

Lá vem o rígido

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        Depois que a previsão para 2020 não se confirmou, a DAF lançará no Brasil este ano o CF85 rígido, um dos destaques da marca na vigésima segunda edição da Fenatran, em 2019. O motor deve ser o mesmo Paccar MX 13 de seis cilindros em linha que move o XF e gera 460 cavalos de potência e 234,7 kgfm de torque. A versão rígida do DAF CF85 será focada no fora-de-estrada, para atender às operações de construção civil e mineração. O pesado de chassi rígido terá estética similar ao do cavalo mecânico rodoviário produzido no Brasil desde 2015, mas deve incorporar modernas tecnologias da linha da marca holandesa já adotadas na Europa. A nova caixa Traxon, desenvolvida pela ZF, pode ser uma das novidades do novo caminhão, que terá capacidade de carga de 40 toneladas.

Movimento expansivo

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        Em dezembro, dentro do objetivo de preencher o espaço aberto no mercado brasileiro com o fim da Ford Caminhões, a Foton lançou modelos da família Citytruck 6.5-15, de 6,5 toneladas, e 11-16, de 11 toneladas de Peso Bruto Total. Também anunciou que trará o 9-16, de 9 toneladas de PBT em 2021. Além desses modelos, a marca chinesa iniciou os testes no Brasil do TM 2.8, um caminhão semileve a gás que deve chegar às concessionárias no segundo semestre. O caminhão tem motorização a gasolina, no entanto, vem de fábrica com adaptação para GNV, com um kit da Convergas homologado pela fabricante. O novo caminhão tem capacidade técnica e legal para 2.795 quilos, o que o torna o modelo mais leve da família Foton no Brasil. Por ser classificado como uma caminhonete, pode ser conduzido por quem tem CNH categoria “B”. O Foton TM 2.8 com kit gás já está na primeira fase de testes na Coopercarga.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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